SóProvas


ID
1663879
Banca
IESES
Órgão
TRE-MA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A instalação predial de água quente, longe de ser um luxo, é muitas vezes necessária em países de clima frio ou em países de clima tropical, mas que apresentam uma estação de inverno bem definida. A NBR 7198 prescreve as exigências para a instalação predial de água quente. Tomando como base as prescrições desta norma analise as afirmativas abaixo.
I. É obrigatória a instalação de misturados quando houver a possibilidade da água fornecida para uso humano ultrapassar 40oC.
II. Não deve ser colocada válvula de retenção no ramal de água fria que alimenta o aquecedor quando este não estiver protegido por respiro.
III. Não há exigências quanto ao material da tubulação de agua fria que alimenta o aquecedor, pois a mesma trabalha na temperatura ambiente

Em relação às afirmativas acima assinale a única alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • NBR7198

    5.3 Temperatura da água A instalação de misturadores é obrigatória se houver possibilidade de a água fornecida ao ponto de utilização

    para uso humano ultrapassar 40oC. Na instalação de misturadores,deve ser evitada a possibilidade de inversão de água quente no sistema frio, ou vice-versa, em situações normais de utilização.

    5.1.3

    e) é vedado o uso de válvula de retenção no ramal de alimentação de água fria do aquecedor, quando este ramal de alimentação de água por gravidade, do aquecedor, não for protegido por respiro;

    f) a tubulação de alimentação da água fria deve ser feita com material resistente à temperatura máxima admissível da água quente;



  • Temperatura água:

    Instalação misturadores obrigatória se houver possibilidade da água fornecida ao ponto de utilização para uso humano > 40ºC.

    Na instalação de misturadores, evitar inversão de água quente no sistema frio, ou vice-versa, em situações normais de utilização.

    Aquecedores:

    Aquecedores devem ser alimentados pelo reservatório superior de água fria ou por dispositivo de pressurização.

    Projetista deve especificar aquecedor, se instantâneo ou de acumulação, com o respectivo volume, as temperaturas máxima e mínima de operação, a fonte de calor e respectiva potência.

    No dimensionamento de aquecedores de acumulação, devem ser criteriosamente observadas as características do sistema de aquecimento escolhido, levando-se em consideração, principalmente, a freqüência de utilização, volume de armazenamento e capacidade de recuperação.

    Condições Instalação Aquecedores Acumulação:

    Ramal de alimentação de água fria deve ser executado de modo a não permitir o esvaziamento do aquecedor, a não ser pelo dreno.

    Quando alimentado por gravidade, o aquecedor deve ter o seu nível superior abaixo do nível inferior da derivação no reservatório de água fria;

    Saída da tubulação de água quente deve ser provida de respiro.

    Quando o respiro não for de execução prática, deve ser substituído por dispositivo de idêntico desempenho.

    Vedado válvula retenção no ramal de alimentação de água fria do aquecedor, quando este ramal de alimentação de água por gravidade, do aquecedor, não for protegido por respiro.

    Tubulação de alimentação da água fria deve ser feita com material resistente à temperatura máxima admissível da água quente.

    Aquecedores devem ser dotados de dreno.

    Vedado respiro coletivo.