SóProvas


ID
166555
Banca
FAE
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2006
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - CPC 1973
Assuntos

Sobre os princípios do direito processual civil, assinale a alternativa correta:

I. O Direito Processual Civil brasileiro não admite procedimentos ou provimentos específicos fundados em técnicas de contraditório diferido, de reação aos atos processuais já praticados, pois o contraditório é elemento inerente ao devido processo legal, alçado a nível constitucional.

II. O Processo Civil contemporâneo, de tendência publicista, abandona o rigor do princípio dispositivo, eis que atribui ao juiz papel ativo na dinâmica processual, concedendo-lhe iniciativa probatória e reforçando seus poderes na direção do processo.

III. São algumas das manifestações que se atribuem ao princípio da oralidade: a imediatidade do juiz às partes e às provas produzidas, a identidade física do juiz ao processo, a concentração dos atos em audiência e a não recorribilidade imediata de decisões interlocutórias.

IV. O princípio da motivação das decisões judiciais é requisito de legitimidade do pronunciamento judicial, pois através dele se opera a submissão do ato ao controle das partes e da sociedade, evitando-se o arbítrio do mero convencimento pessoal do juiz sobre os ditames da ordem jurídica justa; por isso, exige-se desenvolvimento de fundamentação em todas as decisões judiciais, sejam interlocutórias, sentenças ou despachos meramente ordinatórios.

Alternativas
Comentários
  • ASSERTIVA I: ERRADA

    Quanto ao momento de sua observância, o contraditório pode ser prévio, real ou simultaneo, e diferido ou prorrogado. A Consituição não faz qualquer restrição quanto ao momento do exercício do contrditório. E não seria razoável restringir o contraditorio a um momento especíifico, tendo em vista a infinidade de fatos possíveis. Existem provas que são produzidas sem o contrditório imediato, as chamadas provas cautelares, como as provas periciais, as quais configuram o contraditorio diferido.

    ASSERTIVA IV: ERRADA

    Esta proposição está errada por incluir os despachos mereamente ordintórios entre as decisoes do juiz que exigem fundamentação.