SóProvas


ID
1667797
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em entrevista à TV NBR em 23/09/2014, a Ministra do Meio Ambiente do Brasil disse que a comunidade internacional vai se debruçar, a partir de agora, sobre a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecida na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável.
(Adaptado de: http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2014-09/brasil-reforca-necessidade-da-agenda-de-desenvolvi-mento-sustentavel)
Um dos temas fundamentais da agenda sustentável é a

Alternativas
Comentários
  • http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2014-09/brasil-reforca-necessidade-da-agenda-de-desenvolvimento-sustentavel



    A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, destacou que a erradicação da pobreza no mundo, a produção de alimentos e a geração de energias renováveis são temas fundamentais na agenda sustentável.



    http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-09/paises-adotam-na-onu-agenda-2030-para-o-desenvolvimento-sustentavel

  • Link da ONU com as 17 metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de diversos outros detalhes:

    http://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/

  • Informação

    Publicado em 20 de março de 2016 

    https://blogpontodeonibus.wordpress.com/2016/03/20/mundo-poderia-economizar-us-42-trilhoes-ao-ano-se-duplicasse-geracao-de-energia-renovavel/

     

    Mundo poderia economizar US$ 4,2 trilhões ao ano se duplicasse geração de energia renovável

    Um dos focos principais deve ser o setor de transportes, tanto de carga como de passageiros. Benefícios ambientais trazem economia aos cofres mundiais

    ADAMO BAZANI

    Metrô de alta capacidade, trens elétricos, ônibus movidos a etanol, hidrogênio, energia elétrica com baterias ou trólebus. Tudo isso não é nenhuma novidade no mundo. Nos países com menor nível de desenvolvimento, no entanto, ainda são poucos os sistemas que investem no transporte coletivo movido a energias renováveis, apesar de o quadro ir mudando lentamente. Se a alegação para a falta de investimentos é ao temor sobre a viabilidade econômica, um estudo promete desmistificar a afirmação. No entanto, não basta jogar o ônus do investimento só para a iniciativa privada, já que os ganhos com o uso de energias limpas em transportes coletivos são sentidos principalmente pelo poder público.

    O aumento dos investimentos em fontes limpas de energia para diversos setores, em especial dos transportes, não só melhoraria a qualidade de vida e reduziria as agressões ao meio ambiente, o que já justificaria todo e qualquer esforço, como também pode ser uma boa sacada de negócios, com grandes lucros para todo o planeta.

    É o que aponta relatório da Agência Internacional de Energia Renovável – Irena (sigla em inglês) divulgado em Londres nesta semana. De acordo com os estudos, se o mundo conseguir duplicar a geração de energia renovável até 2030 poderá economizar US$ 4,2 trilhões de dólares por ano.

    https://blogpontodeonibus.wordpress.com/2016/03/20/mundo-poderia-economizar-us-42-trilhoes-ao-ano-se-duplicasse-geracao-de-energia-renovavel/

  • Lista dos objetivos:

    Objetivo 1.
    Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
    Objetivo 2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
    Objetivo 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
    Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
    Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
    Objetivo 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.
    Objetivo 7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.
    Objetivo 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.
    Objetivo 9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
    Objetivo 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.
    Objetivo 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
    Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
    Objetivo 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.
    Objetivo 14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
    Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.
    Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
    Objetivo 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

    https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/