SóProvas


ID
1668124
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em um computador com o Windows 7, em português, pode-se instalar mais de um sistema operacional, fornecendo ao usuário a opção de escolher qual deseja usar ao iniciar o computador. Este procedimento

Alternativas
Comentários
  • Letra C. As partições são divisões lógicas do disco rígido, e é um pré-requisito para a instalação de mais de um sistema operacional em um único computador. Enquanto o Windows usa NTFS, o Linux usa EXT4.

  • GABARITO LETRA C


    Procedimento chamado dual boot.


    ♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦


    Os Sistemas Operacionais não aceitam a instalação de outro SO na mesma partição, pode ocorrer de dois SOs possuírem sistemas de arquivos diferentes, além de outras incompatibilidades.

    No entanto, pode ocorrer de um disco estar particionado(dividido logicamente), sendo assim, é possível a instalação de dois ou mais sistemas no mesmo disco(HD).



    Com relação à inicialização, não é possível trocar de sistema operacional sem que o computador seja reiniciado. O procedimento de reinicialização é que dará a opção para que o usuário escolha qual sistema deseja utilizar.



    Também não é possível utilizar programas instalados no sistema operacional que está desligado, isso porque este ficará indisponível para o sistema atual.


    ♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

  • Vale lembrar que o usuário pode particionar seu HD em qts partições for desejado. Tendo ou não instalado um sistema nas outras partições. Lembro ainda que para instalações LINUX é necessário "geralmente" 3 partições, sendo assim, fazendo um dual boot de windows e linux, é OBRIGATÓRIO ter no mínimo de 4 partições.

  • a) é chamado de configuração de inicialização múltipla ou de inicialização dupla e exige pelo menos 2 discos rígidos na máquina, um para cada sistema operacional. - FALSA: basta que se tenha uma partição para cada SO

     b )permite que o usuário mude de sistema operacional sem ter que reiniciar o computador sempre que desejar alternar para um sistema operacional diferente.  - FALSA: sempre que quiser usar o outro SO, é necessário reiniciar o PC

    c) exige partições separadas para cada sistema operacional. Se o usuário estiver executando um sistema operacional, não poderá executar um programa instalado em outro sistema operacional.  - VERDADEIRA

    d) facilita a instalação de uma versão mais antiga, como o Windows Vista ou o Windows XP, logo depois da instalação do Windows 7, sem causar problemas. - FALSA: as versões mais antigas devem ser instaladas antes das mais recentes, sob pena de o sistema parar de funcionar

    e) inviabiliza a instalação de uma versão mais nova, como o Windows 8, pois pode fazer o sistema parar de funcionar. Isso porque versões mais recentes não reconhecem os arquivos de inicialização do Windows 7 e os substituem. - FALSA: é perfeitamente compatível a instalação do Windows 8 com o Windows 7 já instalado.

    http://windows.microsoft.com/pt-br/windows7/can-i-have-more-than-one-operating-system-on-my-computer-multiboot

  • Esse procedimento chama-se de Dual Boot. Neste caso, para que o usuário possa instalar dois Sistemas Operacionais em um HD, deverá criar uma nova partição para que o segundo Sistema Operacional possa ser instalado. Para que o usuário tenha acesso ao segundo SO, deverá reiniciar a máquina para poder acessar o segundo SO. Os documentos, programas e arquivos, de modo geral, pertencentes a outro SO, não podem ser acessados pelo segundo SO.

    http://www.profissionaisti.com.br/2014/06/dual-boot-instalando-o-windows-e-linux-ubuntu-no-mesmo-pc/

    http://www.tecmundo.com.br/tutorial/30103-como-fazer-dual-boot-com-o-windows-7-e-o-8.htm


  • Desvantagens da inicialização múltipla

    A inicialização múltipla exige partições separadas do seu computador para cada sistema operacional. Se estiver executando um sistema operacional, você não poderá executar um programa instalado em outro sistema operacional. Você precisará instalar programas em cada sistema operacional em que deseja usá-los. É necessário reiniciar o computador sempre que desejar alternar para um sistema operacional diferente.

    Você também precisa instalar o sistema operacional mais antigo primeiro, o que poderá ser frustrante se você quiser adicionar um sistema operacional mais antigo (por exemplo, você está usando o Windows 7 no momento, mas quer adicionar o Windows Vista ou o Windows XP).


    http://windows.microsoft.com/pt-br/windows7/can-i-have-more-than-one-operating-system-on-my-computer-multiboot

  • Embora a C seja o gabarito,ela está INCORRETA. Embora não seje exatamente recomendável,pois pode haver conflito por ambos aparecerem no registro, é perfeitamente possível instalar múltiplos sistemas operacionais em uma só partição.

  • Eu entraria com recurso nessa questão. Não tem nenhuma certa.


    a) Pode ser instalado os mesmos SOs no mesmo disco. 

    b) É preciso reiniciar pois é na inicialização que se seleciona qual sistema pretende usar. 

    c) EMBORA ESTA SEJA O GABARITO, ENCONTRA-SE ERRADA: Se forem dois sistemas Windows, um pode acessar os programas do outro e os executar, sem problema nenhum, mesmo estando em outra partição. O fato de exigir partições separadas está correto. 

    d) Ao instalar mais de um sistema operacional, instala-se da versão mais antiga para a mais atual, para que a mais atual não tenha problemas em reconhecer a antiga. 

    e) Versões mais recentes do Windows sempre reconhecem as mais antigas. 


  • Concordo com o Luis Henrique. Mas não só Windows - Windows poderia executar os programas entre eles. Inclusive o Linux, com o Wine ou Mono.
    Porém a alternativa menos errada é esta.

  • Posso até estar falando alguma bobagem, mas WINDOWS VISTA, XP, 7,8,10... Não versões do mesmo S.O? Daí sim eu poderia utilizar programas instalados em um no outro, por compatibilidade de arquivos... Mas caso seja outro S.O, como o MACos ou LINUX, acho pouco provável.


    Deus, ilumina meus caminhos!

  • Concordo com o Luis Henrique. Vários programas que não exigem bibliotecas específicas podem ser utlizados mesmo estando em outro sistema operacional. FCC pegou essa informação no próprio site do windows, que deve ter colocado assim para que as pessoas tivessem ciência que o ideal seria instalar o mesmo programa nos dois sistemas.

    Questão passível de anulação, sem dúvidas.

  • Exige partições separadas? Pode até ser mais recomendável, mas não exige mesmo. Eu possuo dois sistemas operacionais distintos na mesma partição "C" e ao iniciar o PC aparece para que eu escolha qual desejo inicializar, mas ambos estão na mesma partição.

  • o que aconteceu foi o seguinte você não tem dois sistemas operacionais e sim formatou seu computador sem excluir a particão antiga ou seja foi criada outra partição em cima do seu antigo simples :)

  • Line Mon,

     

    Não existe o verbo " seje " na lingua portuguesa.

     

    Fica a dica.

  • Meio estranha essa resposta, pois é possivel instalar dois sistemas operacionais na mesma partição sem prejudicar o outro, tanto quanto o Windows ou Linux.

  • Pois é Raphael Campos,

    Acho que você quiz corrigir o nobre colega "orientando" que não existia a CONJUGAÇÃO do verbo SER de forma que ficasse "seje".

  • RESPOSTA: C

     

    O conteúdo deste link me levou à resposta correta:

    http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/10/dual-boot-entenda-o-que-acontece-ao-instalar-dois-sistemas-no-pc.html

  • Sobre a letra B:

    Para trocar de sistema, você deverá sempre reiniciar o PC, algo que pode tomar muito tempo se essa mudança ocorrer com muita frequência.

     

  • A - Errada: quando se tem dois sistemas operacionais instalados em uma máquina, tal recurso pode ser chamado de dual boot, inicialização múltipla ou inicialização dupla. Para isto, caso o usuário tenha apenas uma unidade de discos rígidos, basta que ela seja particionada (ou seja, que sejam criadas partições) e cada sistema operacional utilize uma partição diferente.

     

    B - Errada: caso o usuário esteja trabalhando num sistema operacional e queira utilizar outro, ele terá que, no mínimo, reiniciar a máquina, para que seja dado boot com os parâmetros do outro sistema operacional que se deseja usar.

     

    C - Certa: caso o usuário tenha apenas uma unidade de discos rígidos, basta que ela seja particionada (ou seja, que sejam criadas partições) e cada sistema operacional utilize uma partição diferente. Neste caso, só pode ser executado um sistema operacional por vez. Para interromper a execução de um e iniciar a execução de outro, deve ser feito um novo boot. Recursos de virtualização (que exigem a instalação de programas específicos para a criação de uma outra máquina, que será virtual) permitem a utilização de dois sistemas operacionais mas, neste caso teríamos duas máquinas: a física e a virtual.

     

    D - Errada: instalar versões mais antigas do sistema operacional é possível, mas requer um série de procedimentos técnicos, ou seja, trata-se de um procedimento bem difícil

     

    E - Errada: diferente do que foi afirmado, a Microsoft facilita a instalação do Windows 8 em dual boot com o Windows 7, disponibilizando em sua página da Internet os passos para tal procedimento, que é relativamente fácil de ser executado.

  • A Letra C está equivocada, pois é possível instalar o Ubuntu via Wubi sem precisar particionar o HD, gerando também o dual-boot.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Wubi

  • No Dualboot do Windows, é possível instalar mais de uma versão do Windows, a partir do Windows 7. Para tal, o usuário precisará ter dois discos rígidos, ou um disco rígido com duas partições separadas, uma para cada sistema operacional. Porém, uma vez com o Windows 7 já instalado, ele não facilita a instalação de uma versão mais antiga. Ele pode sim ser instalado em um computador que possua uma versão mais antiga do Windows. Por fim, o Dualboot serve para você escolher qual sistema operacional utilizar (só é possível iniciar UM sistema operacional). Desse modo, não é possível executar um programa do sistema operacional B se o sistema operacional A é o que está em uso.

    Resposta certa, alternativa c).