-
As chaves NumeroProcesso e NumeroOABAdvogado não precisam ser estrangeiras, referenciando as chaves homônimas nas tabelas Processo e Advogado?
-
Rodrigo, acredito que as chaves NumeroProcesso e NumeroOABAdvogado podem ser PK na tabela intermediária e FK nas tabelas Processo e Advogado.
-
A resposta está incompleta, pois são chaves estrangeiras num proc e num adv e simultâneamente chave primária composta e mais o campo status.
-
NumeroProcesso e NumeroOABAdvogado pelo detalhe de chave composta me passou desapercebido :/
-
Opa Adeilson, português tbém faz parte do concurso. ;) Acho que vc quis dizer "despercebido", não?! Por favor, aceite meu comentário como uma simples ajuda.
.
A palavra despercebido significa algo ou alguém que não chamou atenção, que não foi visto, que não foi sentido nem notado. Também pode significar uma pessoa desatenta e distraída. A palavra desapercebido significa algo ou alguém que não está preparado, que está desprovido, desprevenido, desacautelado.
.
Fonte: https://duvidas.dicio.com.br/despercebido-ou-desapercebido/
-
Em bancos de dados relacionais, uma relação N:M consuma-se através de uma tabela de ligação que faz a correspondência de ambos os lados com relacionamento 1 para N para cada lado. A chave primária surge de forma natural, e é composta pela junção das chaves primárias das tabelas interligadas.
Fonte: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/N_para_N
-
E qual o problema com a letra E ? StatusAdvogadoProcesso pode ser uma FK para uma tabela de domínio com os status do Advogado (Acusação/Defesa) . Não ?
-
FK tem que referenciar alguma outra tabela
-
Essa questão é mais afeita à área de TI, mas temos condições de resolvê-la. Você lembra que os relacionamentos M:N requerem que se crie uma tabela intermediária, não é? É o que está sendo feito aqui. Um advogado pode participar de vários processos e um processo pode ter mais de um advogado associado, seja de acusação, seja de defesa.
A chave primária dessa tabela intermediária, como você sabe, é a combinação das chaves primárias das tabelas participantes do relacionamento. No nosso caso, NumeroProcesso e NumeroOABAdvogado agiriam como chave primária composta da tabela de ligação. Só que o examinador cita que o advogado pode ser tanto de acusação quanto de defesa dentro de um processo. Precisamos, então, criar um campo de status do advogado.
Essa característica de status não diz respeito somente a um advogado, pois o mesmo advogado pode ser ora de defesa, ora de acusação, e também não diz respeito somente a um processo, pois um processo tem múltiplos advogados participantes. Nos resta, então, colocar esse campo de StatusAdvogadoProcesso na tabela de ligação do relacionamento.
A alternativa que representa o que explicamos é a letra B.
-
a) Toda errada
b) As FKs estão omitidas, mas não há nenhum trecho errado
c) Quase certa, faltou só o StatusAdvogadoProcesso
d) Se CodigoLigacao fosse PK, eu poderia ter o mesmo advogado cadastrado 500 vezes no mesmo processo
e) Não há erros, mas estamos extrapolando que há uma quarta tabela cujo PK é StatusAdvogadoProcesso