PAM
Historically, each program had its own way of authenticating users. In Red Hat Enterprise Linux, many programs are configured to use a centralized authentication mechanism called Pluggable Authentication Modules (PAM).
PAM uses a pluggable, modular architecture, which affords the system administrator a great deal of flexibility in setting authentication policies for the system.
Fonte: https://access.redhat.com/documentation/en-US/Red_Hat_Enterprise_Linux/6/html/Managing_Smart_Cards/Pluggable_Authentication_Modules.html#About_PAM
"PAM é uma biblioteca que permite autenticar usuários em ambientes como o linux ou unix (Solaris, por exemplo). A necessidade da criação do PAM deveu-se ao problema encontrado quando era preciso fazer o login de um usuário, utilizando uma senha criptografada através de um acesso remoto."
Vantagem do PAM
"A principal vantagem do PAM, além de centralizador das funções de autenticação do login e senha, é que ele é capaz de selecionar, se configurado para tal, os programas aos quais o usuário que fez o login pode ou não acessar."
Abs!!!
Fonte: http://www.cbpf.br/~sun/pdf/pam.pdf