SóProvas


ID
1669336
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Foi solicitado a um psicólogo que emitisse um relatório psicológico sobre um adulto que estava sendo avaliado. O psicólogo resolveu consultar o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo divulgado pelo Conselho Federal de Psicologia – CFP, por meio da Resolução n° 007/2003 e percebeu que precisava reformular o que havia escrito, por se apresentar como um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado era indicativo ou conclusivo e, com isso, atendia aos critérios de um

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: b) parecer e não de um laudo. 

    Conforme a Resolução n° 007/2003 o parecer é um documento fundamentando e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo. O parecer tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, através de uma avaliação especializada, de uma "questão- problema", visando a dirimir dúvidas que estão interferindo na decisão, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta, que exige de quem responde competência no assunto. 

  • questão desatualizada

  • PARECER PSICOLÓGICO - Conceito e finalidade

    Art. 14 O parecer psicológico é um pronunciamento por escrito, que tem como finalidade apresentar uma análise técnica, respondendo a uma questão-problema do campo psicológico ou a documentos psicológicos questionados.

    I - O parecer psicológico visa a dirimir dúvidas de uma questão-problema ou documento psicológico que estão interferindo na decisão do solicitante, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta.

    II - A elaboração de parecer psicológico exige, da(o) psicóloga(o), conhecimento específico e competência no assunto.

    III - O resultado do parecer psicológico pode ser indicativo ou conclusivo.

    IV - O parecer psicológico não é um documento resultante do processo de avaliação psicológica ou de intervenção psicológica.