SóProvas


ID
1669633
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Análise morfológica da face é um dos fatores fundamentais no diagnóstico e prognóstico de mal-oclusões a longo prazo em crianças. De acordo com Capeloza Filho, a face em vista lateral com bases apicais mal-posicionadas com convexidade facial não harmoniosa e com erro esquelético no sentido sagital é um padrão de face:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: letra C

    O padrão II apresenta convexidade facial aumentada em conseqüência do excesso maxilar ou pela deficiência mandibular. Normalmente, observa-se uma maxila com boa expressão na face, enquanto o terço inferior está deficiente e com a linha queixo-pescoço curta.
    _________________________________________________________________________________________________________

     

    b) Padrão III (alternativa incorreta)

    No padrão III, a convexidade facial apresenta-se reduzida, resultando em um perfil reto ou côncavo devido à deficiência maxilar, ao prognatismo mandibular ou à associação de ambos. O terço médio da face tende a parecer deficiente, pois o excesso mandibular desloca para anterior o tecido mole da maxila, mascarando a leitura da projeção zigomática. O terço inferior da face tende ao aumento, principalmente no prognatismo, e a linha queixo-pescoço apresenta-se normal nos deficientes maxilares ou em excesso nos prognatas.