SóProvas


ID
1669639
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A agência americana Food and Drug Administration − FDA classifica os fármacos em cinco categorias de risco na gestação.
Durante a amamentação, se for imprescindível ao Cirurgião-Dentista prescrever um fármaco à nutriz, esse fármaco deve, preferencialmente, pertencer às categorias

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: letra E


    CLASSIFICAÇÃO DOS FÁRMACOS USADOS NA GRAVIDEZ (FDA):

     

    A - se refere a medicamentos e substâncias para as quais os estudos controlados em mulheres não têm mostrado risco para o feto durante o primeiro trimestre, não havendo nenhuma evidência de risco em trimestres posteriores, sendo remota a possibilidade de dano fetal.

     

    B - os estudos realizados em animais não demonstraram risco fetal, mas não há estudos controlados em mulheres ou animais que mostrem efeitos adversos. Os medicamentos e substâncias incluídas nessa categoria podem ser considerados como de prescrição com cautela.

     

    C - os estudos em animais têm demonstrado que esses medicamentos podem exercer efeitos teratogênicos ou tóxico para os embriões, mas não há estudos controlados em mulheres ou em animais. Deve ser utilizado apenas se o benefício potencial justificar o risco potencial para o feto. Os medicamentos e substâncias incluídas nessa categoria são considerados como de prescrição com risco.

     

    D - já existe evidência de risco para os fetos humanos, mas os benefícios em certas situações, como nas doenças graves ou em situações que põem em risco a vida, e para as quais não existe outra alternativa terapêutica – para os quais fármacos seguros não podem ser utilizados ou são ineficazes – podem justificar seu uso durante a gravidez, apesar dos riscos. Os medicamentos e substâncias incluídas nessa categoria são classificados como de prescrição com alto risco.

     

    X - os estudos em animais ou humanos têm demonstrado que o medicamento causa anormalidades fetais ou há evidências de risco fetal. O risco supera claramente qualquer possível benefício. Os medicamentos e substâncias dessa classe são contra–indicados em mulheres gestantes e são considerados como de prescrição com perigo.

  • Otimo comentario do colega acima

  • Obrigada colega.