SóProvas


ID
166993
Banca
FCC
Órgão
PGE-SE
Ano
2005
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

A natureza jurídica específica do tributo é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação, sendo

Alternativas
Comentários
  • " Art. 4º A natureza jurídica específica do tributo é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação, sendo irrelevantes para qualificá-la:

            I - a denominação e demais características formais adotadas pela lei;

            II - a destinação legal do produto da sua arrecadação." (CTN)

     

         

  • Para as contribuições sociais e os empréstimos compulsórios é relevante o destino da arrecadação.
  • Colegas, percebam o equívoco da questão, explico:

    1. A definição tida como correta tem por base o CTN, na linha do que dito pela colega no comentário acima, expressa, TEXTUALMENTE, o que disposto no art. 4, fundamento da teoria tripartite, hoje superada.
    2. Contudo, o enunciado não faz alusão ao Código Tributário!!!
    3. É certo que, na linha dos concursos que exigem mais profundidade teríamos a alternativa como incorreta, isso porque, na linha do que dicidido pelo STF ao adotar a teoria pentapartite, ao se incluir os empréstimos compulsórios e contribuições como tributos, necessário se fez deixar de lado a caracteristica de identificação do tributo ao seu fato gerador, passando-se a se ater à finalidade da sua arrecadação.

    Em resumo:

    a) Na teoria tripartite (art. 4 do CTN) o FG é que servia para caracterizar o tributo, sendo irrelevante a destinação do tributo, assim como tido acertado pela questão.

    b) Na teoria pentapartite, uníssona no STF, o FG é irrelevante, servindo a destinação da arrecadação para identificar a natureza do tributo, a exemplo do empréstimo compulsoio e da contribuição de melhoria.

    Assim sendo, apesar de ter acertado a questão, entendo que deveria ter feito a "blindagem" argumento " de acordo com o CTN"...

    vlw
  • Vale ressaltar que tal artigo foi recepcionado parcialmente pela CF/88, pois os Emprestímos Compulsórios e as Contribuições Especiais são tributos finalísticos, já que a destinação da arrecadação é relevante para diferenciá-los dos demais tributos

  • Resposta: Letra E - Texto legal.

    Art. 4º A natureza jurídica específica do tributo é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação, sendo irrelevantes para qualificá-la:

    I - a denominação e demais características formais adotadas pela lei;

    II - a destinação legal do produto da sua arrecadação.