SóProvas


ID
1670728
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Nos anos 1970, movimentos populares, como o “Movimento contra a Carestia”,

Alternativas
Comentários
  • As associações de bairro lutavam por melhorias sociais. A política econômica regida pela ditadura atingia diretamente os trabalhadores. Então, os movimentos comunitários se uniram aos sindicatos, consequentemente, foi criado o Movimento Contra a Carestia (MCC) em São Paulo, que logo se espalhou para outros estados.
    O MCC tinha ligação com a Igreja Católica e com o PCdoB.

    fonte: http://movimentossociaisde1970.blogspot.com.br/2013/09/movimento-contra-carestia.html

  • http://unacomo.blogspot.com.br/2012/01/movimento-contra-carestia-reacao-dos.html

     

    O MCC era composto por pessoas ligadas ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e a Igreja Católica (É válido ressaltar que a CNBB escolheu o tema: "custo de vida" para a campanha da fraternidade de 1979). Foi um momento marcado por muita politização e organização, pois os trabalhadores que faziam o movimento sindical foram apoiados pelas lideranças comunitárias, que se organizavam em associações de bairros e em clube de mães. E assim, os trabalhadores, as lideranças comunitárias e as donas de casa passaram a tomar as ruas, distribuir panfletos nas feiras e nas fábricas, organizando a massa, tanto no local de trabalho, quanto nas suas moradias.

     

    O MCC não se resumia apenas a realização de abaixo-assinado, panfletagem, manifestações e na organização de debates, mas outra prática merece grande destaque era as compras coletivas, onde as pessoas se reuniam e íam para a feira comprar frutas, verduras e legumes em uma grande quantidade por um preço mais baixo. Sobre essa prática, o advogado e militante do MCC na Bahia, Carlos Silveira escreveu em um artigo:

    As compras coletivas aconteciam aos sábados, organizamos um grupo de pessoas interessadas, principalmente mulheres dos Bairros da Lama Preta e Triangulo e alugávamos um ônibus para irmos à  Feira de São Joaquim, onde comprávamos os gêneros hortifrutigranjeiros em uma grande quantidade e repartíamos com todos os participantes. Assim conseguíamos um preço mais baixo e aproveitávamos para nos relacionarmos com aquelas pessoas do povo buscando ajudá-las a compreender que a situação política que vivíamos é que era a responsável pela carestia e que tínhamos de nos organizar e lutar para mudar aquela situação.

    Estas compras coletivas tiveram grande importância não só pela incidência que tinha no fato de baixar o valor da nossa cesta básica, como pelo fator destas pessoas que iam se conscientizando e tornavam base política desta nova realidade que surgia em nossa cidade a partir daquela quadra da nossa historia.

  • GABARITO LETRA C

    c) tiveram papel importante no processo de transição democrática ao expressarem demandas populares e conquistarem o apoio de sindicatos, associações de bairros e setores importantes da Igreja Católica, como a CNBB.

    Ouve, Senhor, e tem compaixão de mim! Ó Senhor, sê o meu ajudador! --- Salmos 30:10