SóProvas


ID
1670788
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

        ... A forma federativa deu ampla autonomia aos Estados, com a possibilidade de contrair empréstimos externos, constituir forças militares próprias e uma justiça estadual.

       [...] A representação na Câmara dos Deputados, proporcional ao número de habitantes dos Estados, foi outro princípio aprovado...

       [...] A aceitação resignada da candidatura Prudente de Moraes, que marcou o início da república civil oligárquica, consolidada por Campos Sales, se deu em um momento difícil, quando Floriano dependia do apoio regional [...].

(Adaptado de: FAUSTO, Boris. Pequenos ensaios de História da República (1889-1945). São Paulo: Cebrap, 1972, p. 2-4)

Com base nas informações do texto, é correto afirmar que a Constituição de 1891 


Alternativas
Comentários
  • Sim é fácil perceber a alternativa correta pois o texto menciona fatos que foram expostos na constituição de 1891 quê coincidem com a alternativa correta letra D.

    À constituição de 1891 foi a segunda do Brasil e a primeira da república 

    Deu autonomia às províncias.

    Extinção de títulos de nobreza adquirido na época da monarquia.

    Voto universal Masculino .....de dentre outros.


  • Excelente Raysa!! A CF de 1891, primeira republicana, teve como grande marco o fortalecimento da antiga província, agora chamada de Estado; o voto universal, porém ABERTO, o que foi crucial para o desenvolvimento do poder politico dos grandes fazendeiros, através do CORONELISMO; a separação do Estado da Igreja, Estado laico, fim do sistema de Padroado, um dos motivos para a revolta messiânica de CANUDOS !!!

  • Esse periodo prevaleceu a Oligarquia no poder da Republica até 1930, essas elites foram (PRP E PRM) São Paulo e Minas Gerais, feito uma aliança entre os dois. 1929 rompendo essa aliança.

    Politica café com leite.

     

    Gabarito: D

  • No governo provisório do Marechal Deodoro da Fonseca foi decretada e promulgada pelo Congresso Constituinte a 1º constituição da República de 1891, convocado pelo governo provisório da República recém-proclamada. Teve por principais fontes de influência as Constituições dos Estados Unidos. Institucionalizava o Estado brasileiro como República Federal (Federalismo), sob governo presidencial. Estabeleceu o sufrágio universal masculino para todos os brasileiros alfabetizados maiores de 21 anos de idade, com voto a descoberto. O voto era aberto, excluindo ainda analfabetos, mulheres e militares.