SóProvas


ID
1670800
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

     Quando essa mobilização começou a ocorrer – mais em decorrência da pressão operária do que da direção do BOC – tornou-se explícita a contradição entre capital e trabalho.

     Quanto aos tão decantados acontecimentos de outubro de 1930, com seu desfile de personagens (Vargas, Antônio Carlos, Osvaldo Aranha, Lindolfo Collor), que a memória dos vencedores consagrou como revolução – nesses a classe operária não estava mais presente.

     Na realidade, as novas autoridades, sob a liderança de Vargas, nada mais fizeram do que aperfeiçoar os mecanismos de controle sobre o movimento operário.

      (TRONCA, Ítalo. Revolucão de 1930 − a dominação oculta. São Paulo: Brasiliense, 1986, p.91-92) 


Na visão do autor do texto, a “Revolução de 1930”

Alternativas
Comentários
  • A Revolução de 1930 ocorreu como uma contrarrevolução, já que Washington Luiz decidiu quebrar o Pacto de Ouro Fino, política do café, com a justificativa da Crise do Café e a Quebra da Bolsa de NY. E na sequencia dos acontecimentos, realmente, algumas acontecimentos aconteceram, principalmente econômicas, com a vitória progressiva da industria sobre a agricultura, coma vitória progressiva do urbano sobre o rural.

  • "Quando essa mobilização começou a ocorrer – mais em decorrência da pressão operária do que da direção do BOC – tornou-se explícita a contradição entre capital e trabalho." 

    "Essa mobilização" em tomar o poder da elite agrária e atender aos desejos (justos) do operários. O PCB espara realizar uma revolução, e esse era o caminha que estava sendo trilhado, no entanto, um passo errado do Partido fez com que se desacreditasse dessa revolução; a classe operária se via sozinha e a elite se aproveitou desse momento deixando o BOC às margem da política de 1930. Perde o operariado, controlado por Vargas e perde o PCB, posto na ilegalidade novamente!

  • GAB-A

  • permitiu ao Estado assumir o papel de garantidor dos mecanismos capazes de mantê-lo em funcionamento, embora tenha promovido algumas mudanças na estrutura social

    Social não, econômica sim

    Estamos falando de pressão operária e contradição entre capital e trabalho.