SóProvas


ID
1670803
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

     Quando essa mobilização começou a ocorrer – mais em decorrência da pressão operária do que da direção do BOC – tornou-se explícita a contradição entre capital e trabalho.

     Quanto aos tão decantados acontecimentos de outubro de 1930, com seu desfile de personagens (Vargas, Antônio Carlos, Osvaldo Aranha, Lindolfo Collor), que a memória dos vencedores consagrou como revolução – nesses a classe operária não estava mais presente.

     Na realidade, as novas autoridades, sob a liderança de Vargas, nada mais fizeram do que aperfeiçoar os mecanismos de controle sobre o movimento operário.

      (TRONCA, Ítalo. Revolucão de 1930 − a dominação oculta. São Paulo: Brasiliense, 1986, p.91-92) 


O Partido Comunista introduziu algumas mudanças na ação política e sindical do movimento operário, entre elas a que visava aumentar o número de trabalhadores mobilizados e dispostos a conquistar melhores condições de vida e trabalho. O primeiro resultado dessa nova postura foi o surgimento do BOC, que

Alternativas
Comentários
  • Os dirigentes comunistas intensificaram a experiência da frente de massas, chamada de Bloco Operário e Camponês. Assim, surgiram em todo país os núcleos do Bloco Operário Camponês (BOC). Em sua primeira experiência eleitoral o BOC obteve uma importante vitória: elegeu dois vereadores na cidade do Rio e Janeiro (Distrito Federal na época).

  • "[...]o jornal publicava a Carta Aberta da Comissão Executiva do PCB, endereçada a várias organizações operárias e personalidades de esquerda do Rio de Janeiro, propondo a formação de um Bloco Operário para disputar as eleições que se aproximavam(1930). Nela, se afirmava que “jamais o eleitorado operário do Brasil participou de uma campanha eleitoral nacional com força própria, como classe independente, apresentando um programa de reivindicações ditadas por seus interesses e aspirações da classe”. O Bloco Operário era a expressão nacional da proposta da frente única operária defendida pela Internacional Comunista (IC).
    Apesar de trazer uma ideia justa, a união das forças operárias e populares, sua linguagem era ainda bastante sectária. "

    [Fonte]: http://vermelho.org.br/noticia/292868-1