SóProvas


ID
1671238
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Como os gessos apresentam velocidade de pega e endurecimento

Alternativas
Comentários
  • O gesso tem a velocidade de pega e endurecimento maior que o do cimento. Então por que se adiciona gesso na composição do cimento para retardar sua pega?


  • Esse é um tipo de questão que deixa a desejar...

    Sabe-se que no processo de calcinação da gipsita, se fora a uma temperatura entre 100ºC e 180ºC, obtém-se um sulfato anidro puro, ou seja, um gesso mais puro, ou também conhecido como Gesso de Paris. Quanto ao tempo de pega, este gesso começa a perder plasticidade da pasta por volta de 2 a 5 minutos após adicionado água ao aglomerante pulverizado. 

    Entretanto, caso a calcinação seja entre 180ºC e 300ºC, forma-se um sulfato anidro solúvel, que é um tipo de gesso que se obtém um tempo de pega mais maleável. Conforme BAUER, esse tipo gesso consegue tempo de pega "a desejar". 

    Contudo, no enunciado deveria ser acrescido o termo puro após a palavra gesso para diferenciar o gesso Paris do sulfato anidro solúvel. 

  • A ADIÇÃO DE GESSO NO CIMENTO CONTROLA SEU TEMPO DE PEGA! 

    GESSO PURO NÃO É O ADICIONADO NO CIMENTO!

     

    OBS: O gesso (sulfato de cálcio) tem a função de controlar o tempo de pega, ou seja, o início do endurecimento do clínquer moído quando o mesmo é misturado com água. Sem a adição de gesso à moagem do clínquer, o cimento endureceria quase instantaneamente quando entrasse em contato com a água, inviabilizando seu uso nas obras.

  • A questão pode confundir um pouco quando você pensa no gesso que é misturado no cimento (para controlar o tempo de pega) e o gesso utilizado normalmente (gesso de Paris, gesso rápido, gesso de estuque, puro).

     

    Basicamente a diferença está na temperatura do processo de calcinação da gipsita

    120 a 180ºC - Gessos hemidratados (CaSO4 . ½ H2O) dão pega em poucos minutos (gesso puro)

    180 a 300ºC - Gessos anidros solúveis tem pega lenta

    300 a 600ºC - Gessos anidros insolúveis, praticamente inertes (utilizado com material de enchimento)

     

    *A velocidade de endurecimento das massas de gesso depende dos seguintes fatores: temperatura e tempo de calcinação; finura; quantidade de água de amassamento e presença de impurezas ou aditivos.

  • Respondendo o Antonio: "Das reações com os aluminatos resulta um cristalino na forma de pequenas agulhas prismáticas que começam a ocorrer após algumas horas (geralmente entre 2 a 4 horas) do inicio da hidratação. Este “retardamento” se deve à adição de sulfato de cálcio (gesso), já que a reação com o aluminato do cimento é instantânea, ou seja, a pega é imediata."

    Fonte: http://www.cimentoitambe.com.br/inicio-e-fim-de-pega-qual-a-utilidade/

  • É isso mesmo! Essa eu aprendi quando ainda era estagiário de uma construtora (olha aí o estágio servindo para alguma coisa hehehe).

    Os pedreiros geralmente adicionavam o gesso à argamassa já preparada para fazer o capiaço dos vãos de porta, assim a massa secava muito mais rápido. Só lembrando que essa técnica não é indicada para uso em áreas externas.

    Essa foi a análise que me levou a marcar a letra "A".