SóProvas


ID
1671487
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um homem de 40 anos pretende viajar para uma região de risco para a transmissão de febre amarela e procura uma unidade de saúde para obter informações sobre a vacina contra febre amarela. Dentre as orientações necessárias, o enfermeiro deve informar sobre o período mínimo que o homem deve ser vacinado antes da viagem para ser considerado protegido e a validade da vacina que são respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a nota informativa 143/14 -MS, considera-se vacinado o indivíduo com 2 doses de vacina ( vide nota para as particularidades) Prof Natale Souza
  • O Ministeio da Saude peconiza 10 dias e 10 anos.

  • Atualmente o MS orienta apenas 01 dose ao longo da vida, sem necessidade de reforço. Se trazida para os dias de hoje a questão seria passível de recurso.

  • Atualmente, 2018, se toma 
    10 dias antes da viagem,
    dose única vale para toda a vida,
    dose fracionada precisa ser tomada de novo antes de viajar e por enquanto sua validade é por 8 anos mas há estudos ainda, dificilmente a validade da fracionada será cobrada em prova...

  • A vacinação contra febre amarela (VFA – atenuada) é a medida mais importante e eficaz para prevenção e controle da doença.

    Os anticorpos protetores aparecem entre o sétimo e o décimo dia após a aplicação da vacina, razão pela qual a imunização deve ocorrer dez dias antes de se ingressar em área de risco da doença.

    O esquema vacinal consiste em uma dose única a partir dos 9 meses de idade. Por causa da epidemia de febre amarela em 2018 os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia iniciaram a vacinação fracionada de febre amarela, que necessitará de reforço.

    Portanto, a vacina deve ser administrada com 10 dias de antecedência a viagem para região endêmica, porem não é mais indicado o reforço a cada 10 anos, como era em 2015 quando a prova foi aplicada, quem tomou a dose completa da febre amarela é apenas uma dose na vida.

    Gabarito do Professor: Letra E

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Febre amarela : guia para profissionais de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2017.

    http://portalms.saude.gov.br


  • MACETE: FEBRE AMARELA É 10!

    10 DIAS DE INTERRUPÇÃO DE ALEITAMENTO MATERNO PÓS VACINAÇÃO

    10 ANOS, EM CASO DE REFORÇO PARA QUESTÔES DESATUALIZADAS...ATUALMENTE, SEM REFORÇO!

    A VACINAÇÃO DEVE SER REALIZADA, PREFERENCIALMENTE, 10 DIAS ANTES DE VIAJAR

  • questão desatualizada, pois atualmente a dose da vacina contra febre amarela é unica, aplicada aos 9 meses na primovacinação da infancia. mas pode ser aplicada até os 60 anos em dose única.