Alternatica correta: letra E
A compressão elástica ou inelástica é a aplicação de uma força em uma área da superficie corpórea. A prescrição de uma meia elástica, realizada em receituário, deve conter informações necessárias para a decisão clínica de qual melhor produto deve ser utilizado. Portanto compreendendo que esses dispositivos não são invasivos e observando que não fere ao legado do exercício de outras profissões, o Enfermeiro e/ou Enfermeiro Estomaterapeuta quando treinado e capacitado pode prescrever terapia compressiva, para prevenção e tratamento de úlceras venosas como: meias elásticas, sistema muiticâmeras, meia elásticas com zíper e polaina de Luccas.
fonte: http://www.cofen.gov.br/parecer-no-042016ctascofen_45837.html
a) ERRADA. As meias de compressão são classificadas em: meia de suporte, preventiva ou profilática (abaixo de 15 mmHg); meia elástica terapêutica (acima de 15 mmHg) e a meia antitrombo (18 a 23 mmHg).
b) ERRADA. O termo meia elástica terapêutica (sinônimo: meia medicinal, meia de compressão ou simplesmente meia elástica) indica existir um perfil de compressão determinada in vitro, com a pressão máxima no tornozelo, decrescendo no sentido da coxa em milímetro de mercúrio - mmHg (unidade padrão para medidas de compressão elástica)1
c) ERRADA. São contraindicações formais para o uso da meia elástica: doença arterial periférica, flebites sépticas, infecções de pele dos membros inferiores, incompatibilidade com o material de meias de compressão (alergia), linfangites, erisipelas, eczemas de pele, neuropatia periférica avan- çada, insuficiência cardíaca descompensada, desproporção tornozelo/perna.
d) ERRADA. A utilização de meias elásticas terapêuticas após episódio de trombose venosa profunda está relacionada à redução na incidência da síndrome pós-trombótica.
e) CORRETA. compressão elástica ou inelástica é a aplicação de uma força em uma área da superfície corpórea.
Fonte: http://www.saudedireta.com.br/docsupload/1331160361terapia_de_compressao_de_membros_inferiores.pdf