SóProvas


ID
1671910
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A cada novo usuário, e até mesmo pela simples possibilidade de um novo usuário, o documento permanece aberto e, obviamente, também o seu contexto. Esta afirmação de Verne Harris (1997) ilustra o que se costuma chamar, no âmbito da teoria arquivística, de postura

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO B

    Este é o texto onde foi retirada a questão:

    file:///C:/Users/Claudia/Downloads/48651-59371-1-PB%20(2).pdf

    outra tradução:

    file:///C:/Users/Claudia/Downloads/9-173-1-PB.pdf

  • Colega Cláudia Ferreira, você pode disponibilizar a referência bibliográfica novamente? os links não funcionam. Obrigada!

  • Ninguém chuta numa questão desse tipo. rsrsrs...

     

  • Colega Serenna veja se este link funciona... 

    www.revistas.usp.br/incid/article/download/48651/52722

  • - Gabarito: B;

    O trecho exposto pela questão nos mostra que o Arquivísta está preocupado em entender os SENTIDOS SITUACIONAIS (Contexto de criação, estruturas de poder, linguagem dos individuos, motivação e outros aspectos), OU SEJA,  busca elementos que ultrapassam a análise documental para que assim consiga captar todos os significados e informações presentes tanto no documento quanto no seu contexto de produção!

     

    a) Postura positivista (Errado) - Visão analitica de que somente através da ciência que se chega a um conhecimento factivel, ou seja, é o nosso único meio de construção do conhecimento verdadeiro, assim, pregava uma espécie de primazia da ciência em detrimento de outras formas do conhecimento humano (http://www.theoria.com.br/edicao0611/a_postura_do_positivismo.pdf).

     

    b) Postura pós-moderna (Correto)- O pós-modernismo analisa a linguagem, metáforas, e os padrões de discurso das palavras, ou o documento, ou todo o sistema de informação, no contexto do seu tempo e lugar, para revelar a mente subjacente, as motivações e estruturas de poder do criador dos registros usando estes padrões. Os arquivos, para Foucault, estão ancorados na teoria social contextual em vez de no positivismo científico (A ciência arquivística e o pós-modernismo: novas ... - Revistas USP).

    Obs.: Assim a cada novo usuário, ou a possibilidade de um novo usuário,  o documento/contexto permanece aberto, uma vez que tal ótica de análise busca inferir observações através da análise do contexto do documento, ou seja, o contexto social de produção/utilização do documento;

     

    c) Postura estruturalista (Errado) - a função de um  método estrutural consiste justamente em permitir a resolução de diferentes níveis culturais em séries paralelas homólogas. Função, portanto, puramente operacional, com vista a uma generalização do discurso (ECO, (2003:251)).

    d) Postura funcionalista (Errado) - é a visão antropologica e das ciências sociais que procura explicar aspectos da sociedadeem termos de funções. Para ele, cada instituição exerce uma função específica na sociedade e o seu mau funcionamento significa um desregramento da própria sociedade.

     

    e) Postura erudita (Errado) - Erudito é algo ou alguém que possui uma cultura vasta, sobre um determinado assunto. Erudito é um adjetivo que pode estar relacionado à música, à leitura, ou à cultura em geral. Tal postura está ligado ao vies de analisar um acontecimento passado usando como semiotica os precedentes daquela epoca, sendo desenvolvidos analises utilizando o conhecimento e a visão existente na época do fato.

  • Obrigada, Jéssica!

  • Poderíamos debater sobre cada uma das posturas apresentadas, assim como sua influência na Arquivística, mas nosso objetivo é responder à questão de concurso, sem aprofundar em discussões desnecessárias.

    Primeiro analisamos o período da publicação, notamos que foi marcado por publicações e autores que mais analisaram a influência do pós-modernismo na Arquivística.

    Da mesma forma, podemos empreender do fragmento de texto que o autor afirma que o entendimento do documento nunca será concreto, ou seja, cada novo usuário trará uma nova interpretação às informações ali contidas (o que deixa o documento sempre "aberto").

    Na visão pós-modernista há o estudo não somente das informações que estão registradas, mas de todo o contexto que levou à sua produção. Como este contexto sempre será reinterpretado, também o será o conteúdo do documento.

    Gabarito do professor: Letra "B"
  • Concordo com vc.