SóProvas


ID
1672828
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em uma rede de computadores de uma empresa de médio ou grande porte, diversos equipamentos podem ser utilizados. Dentre esses equipamentos,

Alternativas
Comentários
  • Um comutador (em inglês switch) é uma ponte multiportas, o que quer dizer que se trata de um elemento ativo que age no nível 2 do modelo OSI, é um equipamento que interliga os computadores em uma rede, os cabos de rede de cada computador se ligam a ele, que então direciona os dados enviados de um computador especificamente para outro. É como um sistema de PABX que conecta sua ligação exatamente para o ramal desejado deixando os outros livre. Outro equipamento com a mesma função é o HUB (concentrador), a diferença dos dois reside no fato de que o HUB não é capaz de direcionar os dados de um nó, ao contrário, ele os envia a todos conectados à rede ao mesmo tempo, o destino desencapsula a mensagem e os outros a ignoram, é como diversas pessoas falando numa extensão de telefone. Não é preciso dizer que o Switch é mais eficiente que o HUB já que ele organiza para onde vai a mensagem enviada.

  • Hub

    O hub é um dispositivo que tem a função de interligar os computadores de uma rede local. Sua forma de trabalho é a mais simples se comparado ao switch e ao roteador: o hub recebe dados vindos de um computador e os transmite às outras máquinas. No momento em que isso ocorre, nenhum outro computador consegue enviar sinal. Sua liberação acontece após o sinal anterior ter sido completamente distribuído.

    Em um hub é possível ter várias portas, ou seja, entradas para conectar o cabo de rede de cada computador. Geralmente, há aparelhos com 8, 16, 24 e 32 portas. A quantidade varia de acordo com o modelo e o fabricante do equipamento.

    Caso o cabo de uma máquina seja desconectado ou apresente algum defeito, a rede não deixa de funcionar, pois é o hub que a "sustenta". Também é possível adicionar um outro hub ao já existente. Por exemplo, nos casos em que um hub tem 8 portas e outro com igual quantidade de entradas foi adquirido para a mesma rede.

    Hubs são adequados para redes pequenas e/ou domésticas. Havendo poucos computadores é muito pouco provável que surja algum problema de desempenho.


    Switch

    O switch é um aparelho muito semelhante ao hub, mas tem uma grande diferença: os dados vindos do computador de origem somente são repassados ao computador de destino. Isso porque os switchs criam uma espécie de canal de comunicação exclusiva entre a origem e o destino. Dessa forma, a rede não fica "presa" a um único computador no envio de informações. Isso aumenta o desempenho da rede já que a comunicação está sempre disponível, exceto quando dois ou mais computadores tentam enviar dados simultaneamente à mesma máquina. Essa característica também diminui a ocorrência de erros (colisões de pacotes, por exemplo).

    Assim como no hub, é possível ter várias portas em um switch e a quantidade varia da mesma forma.

    O hub está cada vez mais em desuso. Isso porque existe um dispositivo chamado "hub switch" que possui preço parecido com o de um hub convencional. Trata-se de um tipo de switch econômico, geralmente usado para redes com até 24 computadores. Para redes maiores mas que não necessitam de um roteador, os switchs são mais indicados.


  • Não conhecia esse "telnet"

  • GAB : C 

  • Gab C

     

    Complementando...

    TELNET é um protocolo que permite acessar os computadores a distância ( assistência técnica, hack, invasão...)

  • SWITH= CONECTA REDES