SóProvas


ID
1673377
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Paciente apresenta-se hipertenso e evolui com edema agudo pulmonar. Para melhorar o desconforto respiratório, dentre os cuidados de enfermagem imediatos indica-se

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: letra C

     

    O posicionamento adequado do paciente para promover a circulação ajuda a reduzir o retorno venoso para o coração. O paciente fica posicionado ereto, preferivelmente com as pernas decaindo na lateral do leito. Isso apresenta um efeito imediato de diminuir o retorno venoso, abaixando o débito do ventrículo direito e reduzindo a congestão pulmonar. Se o paciente for incapaz de sentar-se com os membros inferiores pendentes, ele pode ser colocado em uma posição ereta no leito (BROOKS-BRUNN apud BARE; SMELTZER, 2005).

  • Quando de sua ocorrência, faz-se necessário agir com rapidez, devido à piora rápida. Nessa circunstância, o cliente deve ser mantido calmo e orientado para respirar pausadamente, não falar e/ou se agitar. Deve ser mantido em repouso no leito, em posição de Fowler ou sentado, com as pernas pendentes para fora do leito, e receber administração de oxigênio por cateter nasal. A adoção dessas medidas melhora sua respiração e oxigenação, diminuindo o retorno venoso ao coração.
     

  • O Edema agudo de pulmão é o extravasamento de líquido dos capilares pulmonares para o interstício pulmonar e espaços aéreos alveolares, secundário à elevação da pressão hidrostática nos capilares pulmonares (edema pulmonar cardiogênico) ou permeabilidade capilar pulmonar anormal (edema pulmonar não cardiogênico). No caso de um paciente com edema agudo de pulmão deve ser mantido em posição sentada ou outra posição mais confortável com as pernas rebaixadas (pêndulas para fora da maca) com o objetivo de reduzir o retorno venoso.

    A furosemida endovenosa é o diurético de escolha no Edema Agudo de Pulmão, cuja dose deve ser individualizada de acordo com as condições clínicas. Porém, para sua administração é necessário uma prescrição medica, por isso não é um cuidado imediato de enfermagem.

    Os demais cuidados não fazem parte das necessidades de um paciente com edema agudo de pulmão.

    Gabarito do Professor: Letra C


    Bibliografia

    Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.

    Insuficiência cardíaca. Arq. Bras. Cardiol.,  São Paulo ,  v. 93, n. 6, supl. 1, p. 146-152,  Dec.  2009 .