A intranet é uma rede de computadores privada que assenta sobre a suite de protocolos da Internet, porém, de uso exclusivo de um determinado local, como, por exemplo, a rede de uma empresa, que só pode ser acedida pelos seus utilizadores ou colaboradores internos.
Pelo facto, a sua aplicação a todos os conceito empregam-se à intranet, como, por exemplo, o paradigma de cliente-servidor.
Dentro de uma empresa, todos os departamentos possuem alguma
informação que pode ser trocada com os demais setores, podendo cada
secção ter uma forma direta de se comunicar com as demais, o que se
assemelha muito com a conexão LAN, que, porém, não emprega restrições de
acesso.
Item II esta errada em dizer que para interagir necessidade de firewall. Sabemos que firewall e:Firewall é uma solução de segurança baseada em hardware ou software
(mais comum) que, a partir de um conjunto de regras ou instruções,
analisa o tráfego de rede para determinar quais operações de transmissão
ou recepção de dados podem ser executadas. "Parede de fogo", a tradução
literal do nome, já deixa claro que o firewall se enquadra em uma
espécie de barreira de defesa. A sua missão, por assim dizer, consiste
basicamente em bloquear tráfego de dados indesejado e liberar acessos
bem-vindos.
gab a
https://pt.wikipedia.org/wiki/Intranet
Repassando o Comentário do Fernando Nishimura de Aragao:
I. Intranet é uma rede de computadores privativa que utiliza as mesmas tecnologias que são utilizadas na Internet, porém apenas usar endereços IP´s para construir uma rede local onde se compartilha impressoras, discos e pastas, não caracteriza uma intranet. CORRETO.
II. Para que seja considerada uma intranet é necessário implementar a interatividade entre os participantes e isso pode ser feito através de um firewall. ERRADO. (para que seja considerada uma intranet, é necessário implementar a interatividade entre os participantes, e isso pode ser feito através de um servidor de rede (com pastas compartilhadas, usuários cadastrados, acesso compartilhado à Internet, etc)