-
"Essas fases são definidas por Jean-Jacques Valette (1973) como as três idades dos arquivos: corrente, intermediária e permanente.
Arquivo de primeira idade ou corrente[...], Arquivos de segunda idade ou intermediário[...] e Arquivo de terceira idade ou permanente[...]"
Fonte: Paes, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prática, 3. ed. rev.ampl, Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004, p. 21.
-
não cai uma questão dessas.....quando faço provas do CESPE
-
A redação da questão é tão perfeita que mal deixa margem para tecer comentários. Mas vou tentar fornecendo alguns exemplos. Arquivos correntes: uma estante cheia de processos de uma vara da justiça, que precisam ser acessados com frequência pelos serventuários. Arquivos Intermediários: aqueles processos judiciais arquivados, que normalmente ficam guardados numa caixa de papelão, trancados em um armário com chave. Arquivos permanentes: documentos históricos sem valor administrativo, como a Constituição imperial do Brasil.
-
1ª IDADE (CORRENTES) - consultas frequentes
2ª IDADE (INTERMEDIÁRIO) - Consultas com menor frequências, mais raras.
3ª IDADE (PERMANENTES) - conservados de forma definitiva
CERTO
-
Gabarito: Certo;
CLASSIFICAÇÃO DOS ARQUIVOS QUANTO
a) As instituições Mantenedoras: Institucional, Pessoal, Público e Comercial;
b) Ao estágio de Evolução: Corrente, Intermediário e Permanente;
c) Á Natureza dos DOCumentos: Especial e Especializado;
Obs.: Natureza do Assunto = Ostensivo ou Sigiloso (CUIDADO sempre tentarão confundir esses dois conceitos ligados a natureza do assunto e do doct.);
d) A Extensão de atuação: são setoriais ou gerais e centrais.
e) A finalidade dos documentos: Funcional ou Cultural;
-
TABELA DAS TRÊS IDADES
------------------------------------------------------------------------------------------> RECOLHIMENTO
░▄▄▄▄▄░ ░▄▄▄▄▄░ ░▄▄▄▄▄░
░█▄▄▄█░ ░█▄▄▄█░ ░█▄▄▄█░
░█▄▄▄█░ ⇒ TRANFERÊNCIA ⇒ ░█▄▄▄█░ ⇒ RECOLHIMENTO ⇒ ░█▄▄▄█░
░█████░ ░█████░ ░█████░
░█████░ ░█████░ ░█████░
⇩ ⇩
X ELIMINAÇÃO X ELIMINAÇÃO
VALOR PRIMÁRIO VALOR PRIMÁRIO VALOR SECUNDÁRIO
1º FASE/IDADE 2ª FASE/IDADE 3º FASE/IDADE
CORRENTE INTERMEDIÁRIO PERMANENTE
-
A teoria das três idades afirma que os documentos passam por tês estágios, idades ou fases no arquivo, conforme mudam seus valores. Estas fases podem receber vários nomes, sendo as mais utilizados o corrente, intermediário e o permanente.
Para facilitar o aprendizado, segue uma tabela com todos os nomes já utilizados até hoje:
Um detalhe que devem ter em mente é que os nomes dos arquivos devem seguir "a mesma linha". Percebam que o item traz os nomes "primeira idade", "segunda idade" e "terceira idade". Da mesma forma, trouxe "corrente", "intermediário' e 'permanente". Essas denominações estão "alinhadas" (na mesma linha da tabela de nomes). Então não é correto dizer, por exemplo, "setorial", 'semiativo" e "final", pois este nomes não estão alinhados.
Outro detalhe importante é que o termo arquivo "morto" foi abolido pela disciplina arquivística, não sendo utilizado de qualquer forma na atualidade. Sendo assim, dificilmente aparecerá em provas (podendo até ser passível de recurso). Então, por lógica, não se utiliza também os termos "vivo" e "limbo".
Gabarito do professor: Certo
-
1ª idade (corrente): valor administrativo - consultas frequentes
2ª idade (intermediário) : valor administrativo - aguardam eliminação ou recolhimento
3ª idade (permanente): valor informativo, probatório e histórico - definitivamente preservados
-
A classificação dos arquivos quanto aos estágios de sua evolução é também chamada de ciclo vital arquivístico ou teoria das 3 idades documentais.
1ª idade/fase -> arquivo corrente.
2ª idade/fase -> arquivo intermediário.
3ª idade/fase -> arquivo permanente.
-
Quanto aos estágios de evolução, os arquivos podem ser: corrente, intermediário ou permanente.
Arquivo corrente: Conjunto de documentos, em tramitação ou não, que, pelo seu valor primário, é objeto de consultas frequentes pela entidade que o produziu, a quem compete a sua administração;
Arquivo intermediário: Conjunto de documentos originários de arquivos correntes, com uso pouco frequente, que aguarda destinação;
Arquivo permanente: Conjunto de documentos preservados em caráter definitivo em função de seu valor.
-
Resolução: você pode ter ficado na dúvida porque você sabe que os estágios de evolução são classificados como correntes, intermediários e permanentes. Só que os arquivos correntes também são chamados de arquivos de primeira idade, os arquivos intermediários também são chamados de arquivos de segunda idade e os arquivos permanentes também são conhecidos como arquivos de terceira idade. Cuidado para não ficar na decoreba sobre a classificação de documentos e esquecer que os alguns termos podem receber outro nome a depender do contexto.
Resposta: certa