SóProvas


ID
167446
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para responder aos novos ditames de democratização no âmbito das políticas sociais espera-se que haja a adoção de medidas que modernizem a gestão, tanto no campo governamental como não governamental no sentido de ampliar a participação social. Nesta linha, uma organização democrática qualifica-se pela:

I. capacidade de compreender os processos sociais de modo crítico e abrangente, operando além do burocrático comprometendo-se com o aprofundamento da participação e da composição dialógica.

II. instituição do chamado gerencialismo que permite a ampliação da criatividade e supera a burocratização.

III. direção e coordenação que impulsiona a formação ampliada de decisão alimentando a existência de espaços para a expressão e reconstrução de interesses e desejos de seus membros.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Para entender o erro da assertiva II, recomendo a leitura na íntegra do artigo:

    Administração pública brasileira entreo gerencialismo e a gestão social (Ana Paula Paes de Paula)

    http://www.fgv.br/rae/artigos/revista-rae-vol-45-num-1-ano-2005-nid-45058/

     

    Mas, segue um trecho p/ os preguiçosos como eu:

     

    Nas últimas décadas, os brasileiros estiveram engajados no processo de redemocratização do país, buscando reformar o Estado e construir um modelo de gestão pública capaz de torná-lo mais aberto às necessidades dos cidadãos brasileiros, mais voltado para o interesse público e mais eficiente na coordenação da economia e dos serviços públicos. Ao analisar esse contexto histórico, identificamos dois projetos políticos em desenvolvimento e disputa.

    O primeiro se inspira na vertente gerencial, que se constituiu no Brasil durante os anos 1990, no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O segundo se encontra em desenvolvimento e tem como principal referencial a vertente societal. Manifesta-se nas experiências alternativas de gestão pública, como os Conselhos Gestores e o Orçamento Participativo, e possui suas raízes no ideário dos herdeiros políticos das mobilizações populares contra a ditadura e pela redemocratização do país, com destaque para os movimentos sociais, os partidos políticos de esquerda e centro-esquerda, e as organizações não-governamentais.

    Ambas as vertentes se dizem portadoras de um novo modelo de gestão pública e afirmam estar buscando a ampliação da democracia no país. No que se refere à abordagem gerencial, ocorreu um desapontamento em relação aos indicadores de crescimento econômico e progresso social obtidos. Quanto à abordagem societal, a vitória de Luís Inácio Lula da Silva gerou uma expectativa de que ela se tornasse a marca do governo federal. No entanto, o que se observa é uma continuidade das práticas gerencialistas em todos os campos, inclusive no que se refere às políticas sociais.

  • Uma organização democrática pressupõe a capacidade de criação de espaços de discussão e diálogo, onde seja possível todos participarem de forma a expressar suas opiniões, desejos e necessidades. Portanto, para efetivar a participação social é necessário que exista espaços e mecanismos democráticos de deliberação, participação e controle para a sociedade. É necessário tornar tais espaços mais acessíveis, divulgados, possibilitando maior participação da sociedade e a existência de ideias plurais. Nessa perspectiva, somente as assertivas I e III estão corretas. A assertiva II está incorreta pois o gerencialismo remete a utilização de preceitos empresariais e, por isso, capitalistas na administração pública. E, como bem se sabe, tais preceitos são contrários as possibilidades efetivas de participação social, orientando-se para a busca de resultados, lucros e competição interna na disputa por recursos públicos.


    RESPOSTA: C