O próprio FTP é quem faz o download e upload de arquivos. Este localizado na camada de aplicação, é o protocolo padrão para a transferência de arquivos, utiliza-se de duas conexões TCP uma de entrada e outra de saída, possui dois modelos de envio, fluxo contínuo que é indicado para grande volumes de dados, e blocado que é não é indicado para arquivos, este atende na porta 21 e por padrão não é criptografado, podendo vir a ser pelo protocolo SSH, tornando-se a extensão SFTP que atende na porta 115.
Gaba: ERRADO.
(CESPE) O FTP (file transfer protocol) é utilizado para o download de arquivos na Internet. O upload por meio desse protocolo deve ser realizado apenas por uma versão modificada, denominada TFTP (trivial file transfer protocol).
- O TFTP existe e é um protocolo da camada de aplicação, porém a diferença dele é que ele usa UDP e não TCP como o FTP, e é um protocolo mais simples que o FTP
(CESPE) Telnet, TFTP (Trivial FTP), NFS (Network File System) e DNS (Domain Name Service) são exemplos de protocolos da camada de aplicação do TCP/IP. (CERTO)
Há também o FTPS e o SFTP
- FTPS: SSL Assim como o HTTPS, o FTPS exige certificado digital. Usa as portas 989 para dados e 990 para controle.
- SFTP: SSH e nesse caso utiliza a porta 22 TCP para transmitir dados criptografados
(CESPE) O serviço FTP, em sua forma nativa, não possui suporte à criptografia na transmissão dos dados. É possível, entretanto, utilizar esse serviço em conjunto com o SSH, chamando o SFTP, que utiliza criptografia na transmissão dos dados. (CERTO)
(CESPE) O protocolo FTP faz uso de, no mínimo, duas conexões durante uma sessão de transferência: uma conexão half-duplex para controle, tipicamente pela porta TCP 21, e uma conexão full-duplex para transferência de dados. (CERTO)
(CESPE) O FTP (File Transfer Protocol) é um protocolo da camada de aplicação do TCP/IP que utiliza duas conexões TCP paralelas para transferir um arquivo: uma de controle e outra de dados. (CERTO)
USAREI UM EXEMPLO QUE SÓ SERVE PARA ESSE ANO
FTP ANO 2021
20 DADOS
21 CONTROLE