SóProvas


ID
1675354
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Com relação à mineralogia e à gemologia, julgue o item a seguir.

Os minerais de granada são nesossilicatos com dureza entre 6 a 8 e dividem-se em duas séries: piralspita (piropo, almandina e espersatita) e ugrandita (uvarovita, glossulária e andradita). A individualização das granadas deve-se ao tipo de clivagem desenvolvida em cada uma das séries, não possuindo clivagem a série piralspita, ao passo que a série ugrandita mostra clivagem romboédrica.


Alternativas
Comentários
  • De fato, as granadas não nesossilicatos, com dureza entre 6 - 7,5, porém nenhuma possui clivagem (pode ocorrer partição irregular/indistinta).

    Granadas alumiunosas:

    Almandina, Piropo, Glossularita e Espersatita.

    Granadas ferríferas:

    Andradita e Calderita.

    Granadas cromíferas:

    Uvarovita e Hanleíta.

    Obs: Soluções sólidas permitem a classificação das granadas em Série PIRALSPITA (piropo , almandina , espessartita ), e Série UGRANDITA (uvarovita, grossularita , andradita ), que são as mais importantes do grupo.

  • Segundo o Dana, as Granadas são Neossilicatos.

    Não possuem clivagem.

    As granadas podem ser divididas em duas séries – piralespite (piropo, almandina, espessartita) e ugrandite (uvarovita, grossulária, andradita). Assim, o grupo das granadas forma uma série isomórfica sub-dicidida em 7 especies, representadas pelos seguintes membros externos:
    Piropo
    Almandina
    Espessartita
    Grossulárita
    Andradita
    Uvarovita
    Hidrogrossulária.

    Contudo, as granadas são nomeadas de acordo com a predominância da espécie em sua composição, raramente ocorrendo composição correspondendo a um membro extremo.