Um datum caracteriza-se por uma superfície de referência posicionada em relação a Terra e inclui a especificação do elipsóide de referência, bem como a sua posição e orientação relativamente ao globo terrestre.
Num datum geodésico faz-se coincidir o elipsóide de referência, num ponto, com o geóide.
Existem dois tipos de Data, o planimétrico e o altimétrico:
a) o datum planimétrico ou horizontal: é formalmente estabelecido por cinco parâmetros: dois para definir o elipsóide de referência e três para definir o vetor de translação entre o centro da Terra real e o do elipsóide.
b) o datum vertical ou altimétrico: que se refere à superfície de referência usada para definir as altitudes de pontos da superfície terrestre. Na prática a determinação do datum vertical envolve um marégrafo ou uma rede de marégrafos para a medição do nível médio dos mares. No Brasil o ponto de referência para o datum vertical é o marégrafo de Imbituba, em Santa Catarina.
O Datum planimétrico pode ser:
a)Datum Planimétrico Geocêntrico: É uma nova versão de uso global, já que o ponto de amarração se dá pelo centro de massa da Terra. Ex: SIRGAS 2000 (Brasil).
b)Datum Planimétrico Topocêntrico: É uma versão anterior de uso local, onde o ponto de amarração se dá pela superfície da Terra. Ex: Córrego Alegre e SAD 69.
Reposta: Certo