SóProvas


ID
1677154
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação a conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos e programas e a procedimentos de segurança da informação, julgue o item seguinte.

Atualmente, um dos procedimentos de segurança mais adotados pelos sítios é chamado de captcha. As captchas mais conhecidas são as imagens distorcidas de um código alfanumérico. Esse mecanismo é considerado bastante seguro, mas não impede totalmente que alguns programas automatizados preencham formulários na Web como se fossem uma pessoa realizando, por exemplo, um cadastro em um sítio de compras.

Alternativas
Comentários

  • Os captchas hoje são sim um dos procedimentos de segurança mais adotados pelos sitios. Captchas são aquelas imagens distorcidas que surgem quando você vai fazer um cadastro em algum site, fazer uma consulta ou até mesmo uma postagem e que você precisa interpretá-la e depois digitá-la em um outro campo para que o site o identifique como uma pessoa. Esse mecanismo é considerado bastante seguro, mas não impede totalmente que alguns programas automatizados preencham formulários na Web como se fossem uma pessoa. Na verdade, quando se trata de segurança da informação digital é quase impossível que um mecanismo garanta 100% de segurança.


    Assim, todas as setenças da questão são verdadeiras o que a torna passível de anulação.


    Prof. Junior Martins

  • CAPTCHA é um acrônimo da expressão "Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart" (teste de Turing público completamente automatizado para diferenciação entre computadores e humanos): um teste de desafio cognitivo, utilizado como ferramenta anti-spam, desenvolvido de forma pioneira na universidade de Carnegie-Mellon. Como o teste é administrado por um computador, em contraste ao teste de Turing padrão que é administrado por um ser humano, este teste é na realidade corretamente descrito como um teste de Turing reverso.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/CAPTCHA

  • "Um CAPTCHA é um programa que pode dizer se seu usuário é humano ou um computador [...]. CAPTCHAs são utilizados por muitos sites para prevenir o abuso de "bots", ou programas automatizados escritos para gerar spam. Nenhum programa de computador pode ler texto distorcido, assim como os seres humanos podem, por isso os bots não podem navegar em sites protegidos por CAPTCHAs."


    https://www.oficinadanet.com.br/artigo/php/o-que-e-recaptcha-e-como-funciona

  • Podemos afirmar que esta assertiva está correta, diferente do que foi afirmado pela banca. Vamos analisar?

    Os captchas hoje são sim um dos procedimentos de segurança mais adotados pelos sitios. Captchas são aquelas imagens distorcidas que surgem quando você vai fazer um cadastro em algum site, fazer uma consulta ou até mesmo uma postagem e que você precisa interpretá-la e depois digitá-la em um outro campo para que o site o identifique como uma pessoa. Esse mecanismo é considerado bastante seguro, mas não impede totalmente que alguns programas automatizados preencham formulários na Web como se fossem uma pessoa. Na verdade, quando se trata de segurança da informação digital é quase impossível que um mecanismo garanta 100% de segurança.

    Assim, todas as setenças da questão são verdadeiras o que a torna passível de anulação.

    JUNIOR MARTINS estratégia concursos

  • um dos procedimentos de segurança << correto, como informado por nosso colega Jorge Souza, prevenir o abuso de "bots";
    mais adotados pelos sítios é chamado de captcha << correto, muitíssimos sites estão usando esse mecanismo, inclusive sites de tribunais na área de consulta processual;
    As captchas mais conhecidas são as imagens distorcidas de um código alfanumérico << correto;
    Esse mecanismo é considerado bastante seguro, mas não impede totalmente que alguns programas automatizados preencham formulários na Web como se fossem uma pessoa realizando << correto, há programas que conseguem ler captchas mais simples.

    Então, onde está o erro? Estaria no termo "bastante seguro"?

  • Vicarious AI, uma empresa dedicada a investigação na área da Inteligência Artificial, descobriu uma forma de resolverCAPTCHA.

    Os empregados da Vicarious afirmam ter conseguido resolver as imagens CAPTCHA de serviços como GoogleYahoo ePaypal, com taxas de sucesso de cerca de 90%.

    Apesar da descoberta, o código fonte do algoritmo utilizado para resolver CAPTCHAs não será disponibilizado ao publico de forma a evitar que este seja utilizado para fins maliciosos por pessoas mal intencionadas e hackers.

    No entanto este é mais um avanço que vem indicar que um sistema nunca é 100% seguro e que possivelmente está na hora de encontrar uma alternativa para validação aos sistemas CAPTCHA.

    http://blog.webtuga.pt/os-sistemas-captcha-sao-seguros/

  • Em se tratando de tecnologia, dizer que algo é totalmente seguro é bastante arriscado.

  • "seguro, mas não impede totalmente que alguns programas automatizados preencham formulários na Web como se fossem uma pessoa"

    pra quem tem dúvidas, esse é o erro.

  • jura que o gabarito é errado? comentário desnecessário.

    Voltando a questão, não vejo erro algum... coisas de cespe. 

  • Os captcha servem como uma ferramenta auxiliar para evitar spams ou mensagens disparadas por outros computadores ou robôs. A idéia é que a resposta os teste de captcha seja de solução impossível para um computador permitindo, assim, que somente seres humanos tenham acesso a determinados conteúdos ou possam enviar informações.

    Fonte: TECMUNDO

  • Errado. A restrição é um sinal de erro. Os captchas são usados para evitar o preenchimento automático de formulários em sites, sejam de compras ou comentários. Existem aplicações que conseguem burlar o sistema básico, preenchendo os formulários como se fosse uma pessoa que ‘leu’ o captcha. Atualmente já existem outros modelos de captchas, baseados em imagens, como o adotado pelo Facebook. Estes são mais difíceis, e praticamente impossíveis de serem burlados.

  • Eu não consegui ligar o comentário do Fernando a questão.


    Pelo que ele disse, a questão não estaria certa?



  • Também não entendi o que o Fernando escreveu. Na verdade a questão abre uma possibilidade de que o tal dispositivo virtual captcha não seja totalmente segura. Não vi restrição nenhuma, pelo contrário, vi a questão não assegurando completamente a segurança desse dispositivo, ponto de vista esse praticamente normal relacionado à segurança da informação, quando ela mesma, nos seus princípios, alega que nem tudo em informática é totalmente seguro. Eu marquei a questão como correta. Enfim....

  • Atualmente, um dos procedimentos de segurança mais adotados pelos sítios é chamado de captcha. = CORRETO

    As captchas mais conhecidas são as imagens distorcidas de um código alfanumérico. = CORRETO

    Esse mecanismo é considerado bastante seguro, = ERRADO (Nada é seguro o suficiente)

    mas não impede totalmente que alguns programas automatizados = CORRETO (Existem leitores de captchas)

    preencham formulários na Web como se fossem uma pessoa realizando, por exemplo, um cadastro em um sítio de compras. (Indiferente)


    Esta questão CESPE: português + raciocínio lógico, falando sobre Informática.

    CORRETO + CORRETO + ERRADO + CORRETO = ERRADO

    V ^ V ^ F ^ V = F

  • Tem pessoas que não passam em concurso e não sabem pq... mais humildade, amigos!!

    normalmente se escreve o gabarito, para ajudar quem tem número limitado de acesso às respostas!!

  • Onde está o erro afinal de contas? Em "esse mecanismo é considerado bastante seguro" ou em "mas não impede totalmente..."?

  • É válido dizer que o Captcha é uma forma segura de controle acesso, por isso o seu grande uso. É verdade também que não é suficiente, ou seja, não elimina 100% a possibilidade de um acesso automatizado, que possa responder como se fosse uma pessoa. Na verdade, dizer na Internet que algo é 100% seguro sempre cairá em possível erro.

    Porém, a CESPE utilizou o termo BASTANTE SEGURO. Não necessariamente significa TOTALMENTE ou 100% seguro. Concordo com o colega prof. Fernando que restrição é sinal de erro. Mas, para mim, o termo pode acarretar troca de gabarito ou anulação, já que não se afirma que a segurança no caso é suficiente.
  • Estou aqui aguardando o CESPE mudar o gabarito..

  • Por isso a CESPE é uma bosta, não por ser difícil, por ser injusta. Os caras fazem uma prova onde uma errada anula uma certa, e tem a cara de pau de elaborar uma questão com esse grau de subjetivismo... sério, tomara que criem logo uma lei que regulamente a aplicação de concursos para terminar com essas palhaçadas.

  • Nao vejo erro na questão, e utilizando a interpretação de texto, algo BASTANTE SEGURO nao quer dizer que é absolutamente seguro e sim que possui um processo mais dificultoso de ser quebrado/invadido. É tanto que a propria questão afirma isso na oração seguinte.

  • A união está precisando seguir os passos do Distrito federal e criar uma lei que obriga a justificação dos gabaritos.

  • "Esse mecanismo é considerado bastante seguro, = ERRADO (Nada é seguro o suficiente)"

    É considerado bastante seguro sim. Um captcha quando utilizado propriamente é difícil de ser quebrado. 

  • Também acredito que o gabarito deveria ser certo, pois quando ela diz que  "esse mecanismo é considerado bastante seguro", ela já afirma que não o suficiente pois "não impede totalmente que alguns programas automatizados preencham formulários na Web como se fossem uma pessoa realizando, por exemplo, um cadastro em um sítio de compras."

  • Gabarito: "Errado"


    Esse mecanismo é considerado bastante seguro (Errado), lembrem-se na Informática, quase nada é considerado bastante seguro.


    Um exemplo, são os cartões de chip, que falavam que eram impossíveis de serem clonados. E o resultado é que conseguiram clonar....então pessoal, nas questões de TI, desconfiem quando verem as palavras "Impossível", "Não tem jeito", "Nunca", "Bastante Seguro", etc



    #força#foco#fé

    "Para obter algo que nunca teve, você precisa fazer algo que nunca fez."

  • A questão está errada na seguinte parte: "mas não impede totalmente que alguns PROGRAMAS automatizados preencham formulários na Web COMO SE FOSSEM UMA PESSOA realizando, por exemplo, um cadastro em um sítio de compras". Há o erro pois nenhuma máquina consegue se comportar como uma pessoa. Existe um programa que burla captchas., o Podec, este  engana o CAPTCHA redirecionando o processador para um serviço de reconhecimento de imagem para texto online, o antigate.com. Em poucos segundos, a pessoa reconhece o texto da imagem CAPTCHA e os detalhes são transmitidos de volta para o código malicioso, que pode proseguir com a infecção. Ou seja, mesmo com o programa burlando o sistema captcha, ainda necessitará de uma PESSOA para digitar. fonte: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/descoberto-o-primeiro-virus-capaz-de-enganar-o-sistema-captcha/47572

  • O que poderia justificar a manutenção do gabarito é que o CAPTCHA NÃO É um dos procedimentos de segurança mais adotados pelos sítios. Essa ferramenta é adotada apenas por sites que exijam preenchimento de algum tipo de formulário (nome, senha, etc.).

    Outro possível erro é que o CAPTCHA não é bastante seguro. Na verdade sua segurança é um tanto relativa, pois existem diversos softwares capazes de burlá-lo.

    O restante está correto.

  • O gabarito definitivo já foi divulgado e a banca MANTEVE esta questão como ERRADA!

    Fiz a prova e também cai nessa, mas acredito que a justificativa mais coerente seja a apresentada pela colega Patrícia Fonseca.


  • Fernando NishimuradeAragao, existe uma diferença gigantesca entre "bastante seguro" e "seguro o suficiente"!

  • mas não impede totalmente que alguns programas automatizados preencham formulários na Web como se fossem uma pessoa.

    Se a resposta está errada então ele é perfeito??? Acho difícil algo totalmente seguro na internet se cada dia surgem novas ameaças.

  • BASTANTE SEGURO É DIFERENTE DE TOTALMENTE SEGURO.

    OU SEJA, BASTANTE SEGURO QUER DIZER QUE HÁ SEGURANÇA, PORÉM, NÃO 100%.


    COM CERTEZA O ERRO NÃO ESTÁ NESTE TRECHO.

  • olha só colegas o comentário do professor Junior Martins do Estratégia Concursos :



     ATENÇÃO O COLEGA TIAGO  COSTA JÁ HAVIA POSTADO O COMENTÁRIO DO PROFESSOR no dia 05/10/15!



    Podemos afirmar que esta assertiva está correta, diferente do que foi afirmado pela banca. Vamos analisar?

    Os captchas hoje são sim um dos procedimentos de segurança mais adotados pelos sitios. Captchas são aquelas imagens distorcidas que surgem quando você vai fazer um cadastro em algum site, fazer uma consulta ou até mesmo uma postagem e que você precisa interpretá-la e depois digitá-la em um outro campo para que o site o identifique como uma pessoa. Esse mecanismo é considerado bastante seguro, mas não impede totalmente que alguns programas automatizados preencham formulários na Web como se fossem uma pessoa. Na verdade, quando se trata de segurança da informação digital é quase impossível que um mecanismo garanta 100% de segurança.


    Assim, todas as sentenças da questão são verdadeiras o que a torna passível de anulação.


    http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/stj-informatica-basica-cargos-15-e-16-possibilidades-de-recurso/ 

  • Não existe erro algum. Toda banca existe uma cota de itens a ser anulado... se passar... começam a pagar multa, e outra, a bibliografia adotada que pode ser qualquer coisa. CAPTCHA é seguro! bastante seguro por sinal, como por exemplo a do google.

  • Essa pergunta possui uma resposta relativa. A banca inventa muita moda.

  • que zorra viu... informatica da cespe serve somente pra tirar ponto dos candidatos

  • Errado.Erro da questao - `mas NAO impede totalmente que alguns programas automatizados preencham formulários na Web como se fossem uma pessoa realizando`. 
    O sistema de CAPTCHAs consiste em meios automatizados de gerar novos desafios que os computadores atuais são incapazes de resolver exatamente, mas a maioria de seres humanos podem resolver.


  • Conforme ocorreu nesta questão, a banca a considerou errada, apesar de estar correta. Bom, ainda há tempo para que o Poder Público edite algum tipo de ato normativo que regule, fiscalize e padronize a forma, o meio, etc., pelos quais as bancas corrigem suas questões. Muitos são prejudicados em todos os sentidos pelo fato delas tomarem suas decisões da forma que julgam corretas. Se o processo é público, que seja público e legal, racional, razoável, etc., todas as suas etapas e formas de condução, análise, etc. 


  • Vote "sim" para Lei Geral dos concursos!!


  • Um sistema de CAPTCHAs consiste em meios automatizados de gerar novos desafios que os computadores atuais são incapazes de resolver exatamente, mas a maioria de seres humanos podem resolver.

  • Prezados,

    Essa questão causou muita polêmica. Nenhum mecanismo de segurança é incondicionalmente seguro. A banca afirmou que o mecanismo de captcha é bastante seguro, mas logo na sequencia a banca mitigou esse comentário afirmando que existem formas deles serem burlados ( o que é verdade ). Entretanto a banca examinadora entendeu que a questão é errada.


  • Gab. Errado. Vamos esperar sair o definitivo. 

  • Pessoal , o erro da questão está aqui :" não impedem que alguns programas automatizados preencham formulários na Web " se o captcha serve única e exclusivamente para auferir a legitimidade de acesso por um humano e não por uma máquina , se um programa fosse capaz de preencher os dados como sugere a questão , o próprio recurso de captcha perderia a sua validade.

      Quando o comando da questão diz " Esse mecanismo é considerado bastante seguro," essa afirmação está  correta, , pois o que não existe é um sistema 100% seguro, mas pode sim ser bastante seguro.

  • PALHACADA... AFF...

  • Ai Senhor essa Informática...

  • O pior é que a questão diz que "Esse mecanismo é considerado bastante seguro" em momento nenhum foi dito que é um sistema totalmente seguro. Questão errada por pura interpretação da banca.

    GAB. Errado

  • Gabarito: errado

    Os captcha servem como uma ferramenta auxiliar para evitar spams ou mensagens disparadas por outros computadores ou robôs. A ideia é que a resposta aos teste de captcha seja de solução impossível para um computador permitindo, assim, que somente seres humanos tenham acesso a determinados conteúdos ou possam enviar informações.


    Não acertei o gabarito mas achei interessante pesquisar e compartilhar  o que encontrei sobre o assunto na internet.

    Espero ter ajudado.


  • Eu queria conhecer o cara que elabora as questões de informatica da CESPE. Uma mais ridícula que a outra. Mais conteúdo e menos mimimi por favor! Acertar questões de Informatica da CESPE virou questão de sorte e nao de conhecimento..... #sóumdesabafo

  • O único erro dessa alternativa é o "mas não" que vem antes de impede...


    Reescrevendo de forma correta: Atualmente, um dos procedimentos de segurança mais adotados pelos sítios é chamado de captcha. As captchas mais conhecidas são as imagens distorcidas de um código alfanumérico. Esse mecanismo é considerado bastante seguro e impede totalmente que alguns programas automatizados preencham formulários na Web como se fossem uma pessoa realizando, por exemplo, um cadastro em um sítio de compras.

  • Captcha - Não sou um robô.

  • Ridículo esse gabarito.... 
    Regra da informática: Nada é 100% seguro, nunca !
    Nem a Nasa, Governo americano, FBI, DPF estão 100% seguros, quem dirá um captcha de um site de compras qualquer.

    O colega divulgou abaixo 2 exemplos que quebram essa questão, porém existem inúmeros.

  • CESPE MALDITA!

    Primeiro entende que há meios de se burlar o captcha.

    Depois mantém o gabarito como ERRADO.

    Tá de brincadeira né?

  • O erro da questão está justamente em afirmar que o captcha não impede totalmente que alguns programas automatizados preencham formulários.

    Um sistema de CAPTCHAs consiste em meios automatizados de gerar novos desafios que os computadores atuais são incapazes de resolver exatamente, mas a maioria de seres humanos podem resolver. (posso inferir que os programas do tipo "bots", são incapazes de preencher formulários.) 

    E é verdade, salve um arquivo de imagem com um captcha e tentem digitaliza-lo com o OCR, notem que os caracteres não são reconhecidos corretamente. Portanto, mesmo que alguém fizesse um bot para automatizar o preenchimento de formulários, enquetes de votação, ele irremediavelmente falharia na parte de preencher o texto que aparece no captcha.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/CAPTCHA

    Gabarito Errado.

  • Eu marquei errado por essa parte:  Esse mecanismo é considerado bastante seguro

  • Até hoje é impossível um software ler um captcha! Leva a mal não hein... 

  • gab. errada

    "Esse mecanismo é considerado bastante seguro."

    esse bastante seguro matou a questão

  • dizer que algo é bastante seguro não é a mesma coisa que ser totalmente seguro!! O banco é bastante seguro, mas nada impede de sofrer assaltos. A camisinha é bastante segura, mas nada impede de contrair uma doença ou ter um filho. Não entendi esse gabarito

  • Discordo totalmente do gabarito.


    Bastante seguro # seguro o bastante.


    Não é pq a questão disse que é bastante seguro que quer dizer que o sistema é sem falhas, até pq o resto da questão fala que não é completamente seguro.

  • se a questão tem 3 possibilidades de estar correta e apenas 1 possibilidade de estar errada, 
    NÃO tenha dúvida marca ERRADA.

  • Eu errei a questão pq marquei como certa. E realmente tá certa. Existem programas que conseguem ler captchas e eu mesmo ja usei. Tanto é que alguns sites não usam mais captchas alfanuméricos, mas com uma box de confirmação e depois exibem imagens para q se selecione algumas.
  • Não vou reclamar, só vou anotar: os captchas são infalíveis

  • Os comentários do Fernando Nishimura são melhores que do professor que comentoua questão no site do QC.


    #campanhanishimuraprofessordoQC

    Att



  • É nessa hora que sua teoria de que nada é 100% seguro vai por água a baixo. =/

    Como Avril falou: os captchas são infalíveis.

  • E AÍ, o cespe se pronunciou???

  • Assertiva: Esse mecanismo é considerado bastante seguro -  ERRADO

    Reportagem do TECMUNDO em 02 NOV 2011

    "Os sistemas de captcha, aqueles códigos exibidos para você digitar que comprovam que você é um humano e não um robô, podem estar com os dias contados. Um grupo de pesquisadores da Universidade de Stanford, na Califórnia, identificou diversas falhas no sistema, que hoje é amplamente utilizado na web.

    Durante os testes, uma máquina lendo algoritmos conseguir burlar 66% dos captchas da Visa, 70% dos da Blizzard e 25% dos da Wikipedia. Para se ter uma ideia da gravidade do problema, a recomendação existente é que com 1% de taxa de sucesso em burlar o método ele seja descontinuado." http://www.tecmundo.com.br/seguranca/14933-pesquisa-revela-que-sistema-de-captcha-e-fragil.htm

  • Olá pessoal, vou só complementar com um comentário desta questão pelo Profº Sérgio Spolador da Casa do Concurseiro:

     

    "Essa questão foi muito polêmica, e realmente é difícil encontrar algo errado nela. Acredito que a banca considerou errado por um dos itens abaixo (Muito mais pelo primeiro):
    1) "Um dos procedimentos de segurança mais adotados pelos sitios é" o HTTPS, e não Captcha. Captcha pode não se considerado um procedimento de segurança, pois ele é usado para impedir preenchimentos automáticos de formulários e não para impedir invasão de sites....
    2) A palavra "bastante" que vem antes de "seguro", talvez seja exagerada, pois há mecanismos para "quebrar" essa proteção."
     

    Araços....

  • mo zuada essa questão  mano

  • Que questão absurda

  • Questão rídicula da cespe...no próprio texto diz que é bastante segura , mas não o suficiente!

  • Vicarious AI, uma empresa dedicada a investigação na área da Inteligência Artificial, descobriu uma forma de resolverCAPTCHA.

    Os empregados da Vicarious afirmam ter conseguido resolver as imagens CAPTCHA de serviços como GoogleYahoo ePaypal, com taxas de sucesso de cerca de 90%.

    Apesar da descoberta, o código fonte do algoritmo utilizado para resolver CAPTCHAs não será disponibilizado ao publico de forma a evitar que este seja utilizado para fins maliciosos por pessoas mal intencionadas e hackers.

    No entanto este é mais um avanço que vem indicar que um sistema nunca é 100% seguro e que possivelmente está na hora de encontrar uma alternativa para validação aos sistemas CAPTCHA.

     

    FONTE: http://blog.webtuga.pt/os-sistemas-captcha-sao-seguros/

     

    Porém, de qualquer forma a questão não afirma que é totalmente seguro. Ao meu ver a questão está Errada.

  • É relativo kkkkkkkkkkkk banca doida, entra em contradição com ela mesma 

  • é um tipo de qustão que sinceramente o examinador fumou maconha só pode, pelo fato de ele falar que é um dos metodos bastante seguro deixo a assetiva errada, no meu ponto de vista não vejo desse jeito porquee, ela não mencinou que é 100% seguro até porque não existe isso na informatica, quando ele menciona que é bastante seguro e em seguida completa a frase que é vunerável que pode ser invadido ele está deixando a assetiva correta esse é meu ponto de vista. 

  • Errado. É o contrário.... Com esses mecanismos impedem que sites automatizados podem acessar o conteúdo.

  • A questão está CORRETA.

    Fala que é uma ferramenta bastante segura, porem passível de ser burlada. ISSO É CORRETO. (Lombra doida, o dono desse gabarito)

  • Gabarito: errado

    Quando eu falo que as vezes a cespe faz o que quer, tem gente que ainda não acredita!!

     

    Hoje em dia, com o avanço da programação, é perfeitamente possível burlar esse sistema. Não que seja fácil. Mas é possível.

    Não sou de ficar reclamando não, mas tem hora que é absurdo o gabarito! 

     

     

    Bora seguir em frente meus amigos!!

  • Errado.

     esse mecanismo impede que sites automatizados acessem seu conteúdo.

  • Captha recurso de imagens, para evitar robos (programas automatizados), ele e suficiente para a segurança, nem de longe, o responsavel pelas questões de informática do CESPE e bem amador, deve desconhecer o OCR.

     

    OCR é um acrónimo para o inglês Optical Character Recognition, é uma tecnologia para reconhecer caracteres a partir de um arquivo de imagem ou mapa de bits sejam eles escaneados, escritos a mão, datilografados ou impressos. Dessa forma, através do OCR é possível obter um arquivo de texto editável por um computador.

  • "Muitos conceitos no mesmo enunciado são indícios de erro"




    Nishimura,Fernando

  • Captcha O método que ficou conhecido como Teste
    de Turing - consiste em uma conversa entre dois seres
    humanos e um computador. Todos eles são colocados
    em ambientes isolados. Se um mediador não conseguir
    identificar qual dos três é o computador então se diz que
    o computador foi aprovado no teste. O sistema de captcha
    funciona como uma espécie de teste de Turing reverso, ou
    seja, a própria máquina propõe uma questão que, presumivelmente,
    somente um ser humano será capaz de responder
    corretamente. As captchas mais conhecidas são as imagens
    distorcidas de um código alfanumérico. Embora pareça mais
    simples criar um resultado “visual” que, certamente, será
    extremamente difícil para programadores quebrarem o seu
    código específico. 

  • As questões  da cespe, boa parte sao assim, ela mistura o certo com o errado em uma po questão. O segredo é: Encontrou um erro, marque logo errada.

  • "Esse mecanismo é considerado bastante seguro, = ERRADO (Nada é seguro o suficiente)" essa analise está equivocada.

    não há duvidas de que o captcha é bastante seguro. Dizer que é bastante seguro está longe de afirmar que é seguro o suficiente. Então não faz sentido essa justificativa pra aquela afirmação. Afinal de contas, a banca, em momento algum, afirmou que o captcha seria seguro o suficiente a ponto de evitar um ataque, pelo contrário, logo em seguida ela mesmo afirma que "não impede totalmente que alguns programas automatizados preencham formulários na Web".

    se a justificativa for essa, conte outra, pq essa não colou.

  • A CESPE É A DILMA DOS CONCURSOS.

  • Fui na minha teoria: Deu oposição de ideia, gabarito errado.

  • Esse Fernando ñ existe....ele é sensacional! Obrigada por suas dicas, por seus ensinamentos....aprendendo responder informática graças a vc...rsrs

  • CESPE SENDO CESPE.

    Pode sim ser bastante seguro. O que nao pode é ser absolutamente seguro.

  • O choro é livre! Acalma a alma! Avante que Cespe sempre será Cespe!

  • Nada na informática é TOTALMENTE!

     

  • É por isso que ninquem fecha (gabarita) uma prova da Cespe, eles não deixam.

  • Correto, Glauber. Eles fazem os candidatos reféns. Em algumas questões eles simplesmente desprezam a avaliação do conhecimento para garantir o status de "ninguém gabarita minha prova"! Infelizmente, por essas palhaçadas, alguns candidatos perdem a aprovação por uma questão, diga-se de passagem, ridícula como essa!

  • ´Se sente a dona da verdade, da sua verdade,,,aqui ninguém fecha gabarito! Agem como uma 'especie de autarquia' onde não se 'deve' respeito ao seu criador, não havendo hierarquias, apenas, 'controle finalistico', as vezes, quando por meio judicial , entramos com um recurso e 'ganhamos'...tudo relativo!

  • Sou formado em TI e digo, nada é bastante seguro e nunca será. Então, o erro está em " bastante ", apenas.

    Sucesso e a vitória é nossa.

  • ,

    Essa questão causou muita polêmica. Nenhum mecanismo de segurança é incondicionalmente seguro. A banca afirmou que o mecanismo de captcha é bastante seguro, mas logo na sequencia a banca mitigou esse comentário afirmando que existem formas deles serem burlados ( o que é verdade ). Entretanto a banca examinadora entendeu que a questão é errada.

    Leandro Rangel - Qc

  • Olha, sei que muita gente fica "arrumando" alguma forma de justificar as resposta do CESPE. Discordo de alguns colegas que afirmam que o erro está em ser bastante seguro. Afirmar que é bastante seguro não quer dizer que seja infalível contra possíveis atques e etc. 

  • A banca confundiu "bastante seguro" com "seguro o bastante"

  • Esse recurso não é exclusivamente feito através de imagem, ele pode ser utulizado na forma de áudio. Assim, um programa avançado o suficiente para optar pelo captcha em áudio pode captar o som emitido, transcrevê-lo e inserí-lo automaticamente no campo de formulário. Logo, não é impossível burlar isso, basta que haja um software sofisticado o bastante.

  • Não entendo as pessoas que justificam o erro da acertiva com os seguintes argumentos "Bastante seguro não é 100% segura...Bastante seguro não garante segurança total...Bastante seguro, nada na informática é seguro o bastante"

    Quando na própria questão o examinador já deixa isso claro  "...Esse mecanismo é considerado bastante seguro, mas não impede totalmente que alguns programas automatizados preencham formulários na Web.

    Hora, é lógico que o captcha é bastante seguro tanto que a própria questão explica "um dos procedimentos de segurança mais adotados pelos sítios é chamado de captcha..." logo se é um dos mais utilizados é porque é um dos mais seguros, mas a próoria questão fez questão de especificar que a segurança não é 100% garantida quando afirma "...mas não impede totalmente que alguns programas automatizados preencham formulários na Web...".

    Logo, não sei qual é o erro da questão, mas com certeza não está no "BASTANTE SEGURO".

  • Só pode ser piada

  • Olha, na época do Orkut existia um programa chamado "Cute-Cute" que preenchia captchas sim. Eu utilizava ele para mandar scraps automaticamente para todos meus amigos.

  • Essa pergunta é do "CAPTCHA" ou CAPETA traduzindo.

  • concordo com o colega que disse captchas=capetas...

  • estranho viu. respeito o conhecimento do Fernando. ele é fera. mas bastante seguro não significa = seguro suficiente. por isso marque certo.

  • omo proceder nas questões de Informática.


    Passo 1: Clicar em mais comentários

    Passo 2: Ordenar pela opção Mais Úteis

    Passo 3: Torcer para que o Fernando Nishimura comentou a questão

    Passo 4: Ler as questões do Fernando, sempre dando like nos seus comentários.

    Ir para a próxima

     

  • Significado de BASTANTE:

    Suficiente; capaz de satisfazer; que contém o necessário e essencial.

     

    O comentário do Fernando Nishimura aponta a palavara BASTANTE como sendo o erro da questão, e digo: PERFEITO.

     

    Vamos fazer o seguinte:  Você agora é o analista de sistema responsável pela implementação dos sistemas de segurança de um site. VOCÊ COLOCARIA APENAS O CAPTCHA? ou seja, ele seria o BASTANTE para sua segurança?

     

    RESPOSTA: CLARO QUE NÃO, não é mesmo?

     

    LOGO, como bem apontou o FERNANDO, gabarito ERRADO.

     

  • Fernando Nishimura = M I T O!

  • Com todo o respeito ao Fernado, mas acho que ele forçou a barra. Tentou encontrar alguma justificativa pra '' casar'' com o gabarito. Na parte da questão quando diz que é ''bastante segura'' logo depois vem uma conjunção adversativa '' mas'' contradizendo a afirmação, ou seja, que não é totalmente segura. Faltou interpretação de texto!

  • Eu odeio essa banca mano.

  • Na vdd, segundo outro colega aqui, não é o programa, mas pessoas que preenchem o captcha. Assim sendo, não há o que fazer, ERRADA a questão mesmo.

     

    Site que o colega colocou:  

    http://olhardigital.uol.com.br/noticia/descoberto-o-primeiro-virus-capaz-de-enganar-o-sistema-captcha/47572 

  • Continuo classificando como questão correta. Quando a banca diz que é bastante seguro é diferente de totalmente seguro, logo há uma relativização do nível de segurança. 

  • Foco, Fé e Nishimura.

     

  • CAPTCHA: COMPLETELY AUTOMATED PUBLIC TURING TEST TO TELL COMPUTERS AND HUMANS APART. É um teste para diferenciar se o acesso a uma página está a ser feito por uma pessoa ou por um programa rôbo. São aquelas letras com formato distorcido, exigidas que sejam digitadas em uma caixa de texto para liberar o que se deseja. Também usado como AntiSpam.

  • ERRADA

    O erro está na palavra bastante mesmo seguida por uma conjunção adversativa??? OMG!!

  • Pode isso Arnaldo??? quanto mais eu estudo mas burro fico kkkk.

  • sem logica essa questão....

  • A banca CESPE está errada pois nao existe  segurança absoluta.

    ela colocou o gabarito como errado,mas está CORRETO

    passivel de recurso.

  • A CESPE E UMA MÂE, PARA TODOS NOIS.

  • Toda vez que eu faço essa questão eu erro, não tem jeito.

    Não consigo entender como captcha seria totalmente seguro, pois nada é. 

  • #Fatality#NishimuraWins

  • Alguém sabe dizer qual a justificativa da banca para esse questão estar errada? P/ mim ela está certa, não vejo motivo p/ erro.

  • Gab Errado

    O procedimento captchas "é totalmente seguro." "Impede" totalmente, que alguns programas automatizados preencham formulários na Web como se fossem uma pessoa realizando.

  • Em informática NÃO EXISTE mecanismo totalmente seguro. Tudo em informática pode ser burlado (pergunte ao seu amigo hacker).

    A banca considerou a questão errada por simples teimosia e incapacidade de reconhecer o seu erro.

     

  • Cadê o pessoal que adora ficar comentando: "questão ridícula, até minha avó acertava, que lixo bla bla bla". Informática é assim, ou é 8 ou 80. Ou pergunta se bluetooth livra o celular de vírus ou manda uma dessa. 

  • Quanta ARROGANCIA LUCAS PRF......Lamentavel esse seu comentário.

  • "Esse mecanismo é considerado bastante seguromas não impede totalmente que alguns programas" GENTE PARA DE FORÇAR O GABARITO,  A QUESTAO MESMO DISSE QUE AO MESMO TEMPO É SEGURO MAS NAO IMPEDE TOTALMENTE, SE ELA FALASSE APENAS "BASTANTE SEGURO" AI TUDO BEM !

  • ROBÔ PASSA PELO CAPTCHA " EU NÃO SOU UM ROBÔ"

    https://www.youtube.com/watch?v=JfNQaJulA6E

     

     

  • A questão se refere a ser seguro no preenchemento AUTOMATICO DE FORMULARIO- CORRETO

    EX: VC FAZ CADASTRO NO SITE DA CESPE PARA PRSTAR CERTO CONCURSO

     

     

    AÍ DA PROXIMA VEZ QUE VC ENTRAR NO SITE DA CESPE OS SEUS DADOS PESSOAIS SÃO PREENCHIDOS AUTOMATICAMENTE, PEDINDO QUE VC APENAS CONFIRME AS INFORMAÇÕES QUE LÁ ESTÃO

     

     

    ESSE RECURSO,captcha, IMPEDI ESSE PREENCHIMENTO AUTOMATICO

  • Eu não entendo o porquê de tanta polêmica. O próprio professor que comentou a questão afirmou que não concorda com o gabarito da asseriva, mas que a banca decidiu por maner o gabarito "errado". Banca é isso ai e ponto. Dá até pra pensar que há certo favoritismo.

  • Baixa bola Guerreiro Lucas PRF... uma coisa é saber e acertar aqui ...outra é saber e acertar na hora da prova...quero ver voçê em forma no curso de formação soldado ....

  • NADA É SEGURO NA INTERNET!

  • Aquilo que é considerado "bastante" seguro não é subjetivo demais?

     

    Na luta pela lei do concurso:

    http://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/126004

     

    Vamos votar!

  • ERRADO!

    FOCO/FORÇA/FÉ

    PMAL 2017

  • Gab ERRADO

     

    Atualmente, um dos procedimentos de segurança mais adotados pelos sítios é chamado de captcha. = CORRETO

    As captchas mais conhecidas são as imagens distorcidas de um código alfanumérico. = CORRETO

    Esse mecanismo é considerado bastante seguro, = ERRADO (Nada é seguro o suficiente)

    mas não impede totalmente que alguns programas automatizados = CORRETO (Existem leitores de captchas)

    preencham formulários na Web como se fossem uma pessoa realizando, por exemplo, um cadastro em um sítio de compras. (Indiferente)

     

    Nishimura

  • Eu entendi que  a banca quis dizer BASTANTE seguro e não TOTALMENTE seguro!!!

     

     

  • Bastante, pra CESPE, é igual a totalmente.

     

  • Bastante para a banca CESPE é o mesmo que total? Para mim bastante não é nem total nem suficiente. O que é bastante para um pode não ser para o outro. Essa é aquela questão do "dependendo do caso a gente anula ou mantém".

  • Atualmente, um dos procedimentos de segurança mais adotados pelos sítios é chamado de captcha. As captchas mais conhecidas são as imagens distorcidas de um código alfanumérico. Esse mecanismo é considerado bastante seguroMAS não impede totalmente que alguns programas automatizados preencham formulários na Web como se fossem uma pessoa realizando, por exemplo, um cadastro em um sítio de compras.

     

    A QUESTÃO NÃO DISSE QUE ERA TOTALMENTE SEGURO, TENDO EM VISTA QUE ELA FAZ UMA OPOSIÇÃO QUANDO USA UMA CONJUNÇÃO COORDENATIVA ADVERSATIVA (MAS)

  • Vai embasando....... han han han 

  • Autor: Leandro Rangel , Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU)

    Prezados,

    Essa questão causou muita polêmica. Nenhum mecanismo de segurança é incondicionalmente seguro. A banca afirmou que o mecanismo de captcha é bastante seguro, mas logo na sequencia a banca mitigou esse comentário afirmando que existem formas deles serem burlados ( o que é verdade ). Entretanto a banca examinadora entendeu que a questão é errada.

     

     

    Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?

    JEREMIAS 17:9

     

     

  • CESPE CESPANDO...

    BASTANTE SEGURO É DIFERENTE DE COMPLETAMENTE SEGURO.

    O que definiria que algo é bastante seguro?

    Por exemplo: Antivirus é bastante seguro mas não totalmente seguro.

    Vai entender.

  • Errado

    Cespe bipolar rsrsrs

  • Cespe imbecil

  • Nada em informática é totalmente inviolável! 

  • Atualmente, um dos procedimentos de segurança mais adotados pelos sítios é chamado de captcha. As captchas mais conhecidas são as imagens distorcidas de um código alfanumérico. Esse mecanismo é considerado bastante seguro, mas não impede totalmente que alguns programas automatizados preencham formulários na Web como se fossem uma pessoa realizando, por exemplo, um cadastro em um sítio de compras.

  • "Atualmente, um dos procedimentos de segurança mais adotados pelos sítios é chamado de captcha. As captchas mais conhecidas são as imagens distorcidas de um código alfanumérico. Esse mecanismo é considerado bastante seguro..." (até aqui a questão estaria correta)

     

    "mas não impede totalmente que alguns programas automatizados preencham formulários na Web..." (acredito que o erro esteja nesta parte, pois dá a entender que que o captcha impede parcialmente (já que não é totalmente) que alguns programas automatizados preencham formulários, o que está errado. Um programa automatizado pode preencher normalmente um formulário, o captcha não impede que o formulário seja preenchido, ele só vai impedir o envio da informação.

     

    Sendo assim, questão errada.

  • Meu Deus, quantos comentários totalmente sem conexão com a questão. A questão AFIRMA que captchas não são totalmente seguros. E o gabarito diz q isso é errado, ou seja, dessa forma entendemos então que captcha são totalmente seguros. E ai alguns muitos dizem: "vcs estão chorando atoa, nada é 100% seguro na internet". Mas é justamente por isso q estamos reclamando, meu amigo. A questão considerou que o captcha é uma excessão, já que é totalmente seguro.
  • Vou fingir que não fiz essa questão. E se eu pegar o eterno filho de uma quenga que a fez:

    "Eu prendo e arrebento."

  • Já adicionei no meu caderno essa questão pra nunca mais esquecer. Tenho certeza que ela vai cair em outro concurso.

     

  •  Prof Victor Dalton "Atualmente, um dos procedimentos de segurança mais adotados pelos sítios é chamado de captcha. - Verdade, o captcha (Completely Automated Public Turing Test to Tell Computers and Humans Apart - teste de Turing público completamente automatizado para diferenciação entre computadores e humanos) é um recurso comum em sites, em locais que exigem interação humana com preenchimento de formulários. Visualize um exemplo de captcha em 
    http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.a pp/paginas/index.asp. Assim como no site da Receita Federal, órgãos públicos e sites de empresas adotam este procedimento corriqueiro de segurança para assegurarem que estão lidando com um humano, e não com um robô. 
    As captchas mais conhecidas são as imagens distorcidas de um código alfanumérico. - Também verdade. Existem outros tipos de captchas, como os captchas matemáticos ou com imagens, mas os alfanuméricos realmente são os mais tradicionais. 
    Esse mecanismo é considerado bastante seguro, mas não impede totalmente que alguns programas automatizados preencham formulários na Web como se fossem uma pessoa realizando, por exemplo, um cadastro em um sítio de compras. - Também verdadeiro. De uma forma genérica, não existe mecanismo 100% seguro, e para o captcha isto não é diferente. Existem softwares de reconhecimento ótico de caracteres (OCR) que tentam identificar o conteúdo do captcha e burlá-lo. [ATUALIZAÇÃO] Em pesquisas na internet, encontrei algumas correntes que garantem ser impossível que um bot burle um site com captcha, estando aí o erro da questão. Nunca se diz nunca em segurança da informação, mas TALVEZ o erro esteja aqui. 
     
    Enfim, entendo que a sentença está correta, mas o gabarito final da banca foi Errado. "
     

  • A questão fala "como se fosse uma pessoa".

    Nenhum software se equipara a uma pessoa. Pode ser até "melhor". kkkkkkkkkk

  • BASTANTE = suficiente :(
  • Você ficou 10 minutos pra acertar aquela questão pica das galáxia de RLM que 10% dos candidatos acertou, e em 20 segundos a anulou errando uma questão com uma afirmativa RIDÍCULA E SUBJETIVA QUE NÃO AVALIA ABSOLUTAMENTE NADA.

  • Aquela questão que ... Quem errou acertou quem acertou errou! AFF!

  • A única lógica para essa questão é: O captcha não impede que robôs preencham formulários. Eles podem, sim, ser preenchidos de boa. O que não acontece é o ENVIO correto destes formulários.

  • O Cespe considerando Captcha seguro demais, né?

    Creio então que artigos como os abaixo sejam falsos:

    https://www.profissionaisti.com.br/2010/07/experiencia-de-ocr-quebrando-captcha-com-26-linhas-de-codigo-python/

    https://thiagovespa.com.br/blog/2010/09/26/quebrando-captchas/

     

    Quem fez esse tipo de questão precisa estudar um pouquinho mais antes de ferrar os concursandos =)

  • Essa questão causou muita polêmica. Nenhum mecanismo de segurança é incondicionalmente seguro. A banca afirmou que o mecanismo de captcha é bastante seguro, mas logo na sequencia a banca mitigou esse comentário afirmando que existem formas deles serem burlados ( o que é verdade ). Entretanto a banca examinadora entendeu que a questão é errada.
     

  • Atualmente, um dos procedimentos de segurança mais adotados pelos sítios é chamado de captcha. = CERTO!

     

    As captchas mais conhecidas são as imagens distorcidas de um código alfanumérico. = CERTO!

     

    Esse mecanismo é considerado (bastante) seguro, = ERRADO (Na informática nada é considerado bastante seguro)

     

    mas não impede totalmente que alguns programas automatizados preencham formulários na Web como se fossem uma pessoa realizando, por exemplo, um cadastro em um sítio de compras - CERTO!

     

    Essa informação contradiz à anterior, pois  se as captchas  não impedem totalmente que alguns programas automatizados preencham formulários na  então não é seguros, como afirmado anteriormente.

     

    Basta 1 informação ERRADA para que toda a assertiva se torne errada OU basta que haja uma contradição, que foi o que tb ocorreu!

     

     

     

     

  • TIpo de questão que você certamente erraria na prova por causa de uma discricionariedade do avaliador. Vida que se segue.

  • Curiosidade a respeito dos captchas:

    https://veja.abril.com.br/tecnologia/quase-humanos-os-robos-vencem-o-captcha/

  • Pegadinha da questão: nada na informática é "bastante seguro"

  • NADA NA INFORMATICA É "SEGURO"

  • É aquele DITADO: "BASTA UMA FRUTA PODRE PARA ESTRAGAR TODO O RESTO"

  • Nem eu consigo passar pelos captchas

  • Em nenhum momento a assertiva falou que captcha é 100% seguro/infalível etc. Falou apenas que é bastante seguro. O Cespe pode considerar que não é bastante seguro, ok, mas é algo bem subjetivo. Só nos resta gravar que para o Cespe captcha não é bastante seguro e fim, pois não vislumbro nenhum outro ponto da assertiva que pode ser debatido.

    Agora o perigoso mesmo é gente aqui nos comentários falando que na informática "nada é bastante seguro", o que é um grande equívoco. Inúmeras coisas são bastante seguras, o que elas não são é 100% seguras ou infalíveis, mas são sim bastante seguras, como alguns tipos de criptografia, por exemplo.

  • nem esquenta a cabeça.
    apenas siga para a próxima questão e não olhe para trás.

  • São questões como essa que deixam de colocar quem realmente deveria estar dentro das vagas.

  • eu não concodo com o Fernando não (apesar de ñ ser professora de info) me permita discordar rs. acho que bastante seguro não é = a seguro suficiente.  para mim a alternativa estaria certa...dizer q é bastante seguro n é a mesma coisa de dizer q é 100% garantido ou garantido o suficiente. mas enfim né.

  • BASTANTE SEGURO NÃO É TOTALMENTE SEGURO

    QUESTÃO CERTA!

    CESPE SENDO CESPE!

  • Que nada na segurança da informaçao é 100% nós já sabemos.

    Entao, a questao afirma: ''...é considerado bastante seguro...''

    Nao consegui verificar o erro, pois o fato de ser bastante seguro, nao siguinifica que é 100% seguro. Sao duas coisas totalmente diferentes.

    A própria questao relativizou a afirmativa: ''...mas não impede totalmente que alguns programas automatizados preencham...''

    Assim, considero a questao correta, pois o enunciado afirmar que o captcha é bastante seguro, no entanto possui falhas.

  • Se você acertou essa questão, então tome cuidado rsrs

  • GABARITO: ERRADO

     

    "Atualmente, um dos procedimentos de segurança mais adotados pelos sítios é chamado de captcha. As captchas mais conhecidas são as imagens distorcidas de um código alfanumérico. Esse mecanismo é considerado bastante seguro..." (Correto. A questão não diz totalmente seguro)

     

    "mas não impede totalmente que alguns programas automatizados preencham formulários na Web..." (Errado. Um programa automatizado pode preencher normalmente um formulário, o captcha não impede que o formulário seja preenchido, ele só vai impedir o envio da informação).

     

  • Hoje em dia ja nao é tao seguro não, ja existem bots que conseguem decifrar esse Captcha.

     

  • trucooooo

  • Isso não vale! rsrsr

  • Esse mecanismo é considerado bastante seguro (?) Sim? Não? Talvez?

     

  • se não fosse bastante seguro, não estaria sendo usado em larga escala

  • RUMO A 200 COMENTARIOS

  • Impede sim.

  • Quando se trata de segurança da informação digital é quase impossível que um mecanismo garanta 100% de segurança...

  • Algo BASTANTE SEGURO é diferente de algo COMPLETAMENTE/ TOTALMENTE SEGURO.

    A banca avaliou como bem quis. Por que ao meu ver, e aos colegas, não há motivos para esta questão se tornar ERRADA. Afff!

     

    Gab E 

  • desde quando esse mecanismo impede que decifre, essa questão está desatuzalizada 

  • QUE FUZUÊ É ESSE AQUI, MDS

  • Totalmente errada. Este método que usa caracteres já foi burlado à muito tempo. Atualmente usa-se o re-catcha, que usa imagens e pede para o usuário selecionar quadros que tenham carro, por exemplo.
  • Eu vou jogar fora meus anos de experiência na área e todo o conhecimento adquirido! Não acerto essas questãos de informática rapahhh... Que sinistro!

  • Polêmica! A meu ver, A assertiva não apresenta

    incorreções. Temos três sentenças:

    Atualmente, um dos procedimentos de segurança mais adotados pelos

    sítios é chamado de captcha. - Verdade, o captcha (Completely

    Automated Public Turing Test to Tell Computers and Humans

    Apart - teste de Turing público completamente automatizado para

    diferenciação entre computadores e humanos) é um recurso comum em

    sites, em locais que exigem interação humana com preenchimento de

    formulários. Visualize um exemplo de captcha em

    http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.a

    pp/paginas/index.asp. Assim como no site da Receita Federal, órgãos

    públicos e sites de empresas adotam este procedimento corriqueiro de

    segurança para assegurarem que estão lidando com um humano, e não

    com um robô.

    As captchas mais conhecidas são as imagens distorcidas de um código

    alfanumérico. - Também verdade. Existem outros tipos de captchas, como os captchas matemáticos ou com imagens, mas os alfanuméricos realmente são os mais tradicionais.

    Esse mecanismo é considerado bastante seguro, mas não impede

    totalmente que alguns programas automatizados preencham formulários

    na Web como se fossem uma pessoa realizando, por exemplo, um cadastro

    em um sítio de compras. - Também verdadeiro. De uma forma genérica,

    não existe mecanismo 100% seguro, e para o captcha isto não é

    diferente. Existem softwares de reconhecimento ótico de caracteres (OCR)

    que tentam identificar o conteúdo do captcha e burlá-lo. [ATUALIZAÇÃO]

    Em pesquisas na internet, encontrei algumas correntes que garantem ser

    impossível que um bot burle um site com captcha, estando aí o erro da

    questão. Nunca se diz nunca em segurança da informação, mas TALVEZ o

    erro esteja aqui.

    Enfim, entendo que a sentença está correta, mas o gabarito final da

    banca foi Errado.

    Victor Dalton- estratégia concursos.

  • Questão polêmica, mas por incrível que parece está ERRADA!!!

    Há complementos para Mozilla Firefox e Google Chrome que tem o objetivo de BURLAR os captchas, exemplos? Tampermonkey em conjunto com ADSbypasser e suas devidas configurações conseguem, perfeitamente, burlar o Captcha. Porém a questão se refere a "alguns programas automatizados preencham formulários na Web" o que quer dizer que não há, ainda, programas que fazem o papel de conseguir ler e interpretar um captcha e coseguir escrever a devida resposta. Ou seja, quando falo o "AINDA" isso mesmo, ainda, pois isso futuramente pode ser superado pois assim como a tecnologia OCR está pra transformar as imagens escaneadas em textos da mesma forma poderá ocorrer com os captchas. É exatamente por conta deste motivo que os captchas tem caraterísticas de embaçamento, distorção, desalinhamento e são preenchidas com outros recursos pra tentar dificultar a ação dos burladores visuais. 

     

    Uma dica, O nishimura pode ser bom, não criticando, afinal ele deu luz a muita gente que não sabia nada de informática, mas suas técnicas estão ficando defasadas, um exemplo bem claro disso está sendo a última prova da polícia federal, caso queira aplicar este método, provavelmente, você não faz quase nada da prova. Então, o melhor a se fazer é estudar o computador, afinal, você, provavelmente, estará estudando aqui no QC através de um. A informática sendo estudada por livros, macetes e métodos é extramamente difícil, o método mais aconselhado é você pegar o seu PC e sair explorando tudo, sem medo de "esculhambar" seu PC. As bancas estão evoluindo pra aprovar apenas os que sabem do assunto e não os que apenas decoram macetes e métodos. 

     

    Abraços!

     

  • Acho que bastante seguro é TOTALMENTE diferente de 100% seguro.

  • O mais legal é ver a galera tentando justificar esse gabarito insano!

  • Jhonata SrSz, discordo. As bancas estão involuindo para aprovar apenas aqueles q têm memória de elefante e que ainda precisam contar com a sorte de acertar as questões de respostas dúbias, inseridas nas provas de forma maliciosa para manipular o resultado final. Como bem constatou o professor, esse gabarito foi simplesmente ABSURDO.

  • Essa é polémica...obviamente está errada, pois nada e perfeito

    O professor Víctor Dalton (ESTRATÉGIA CONCURSO) já comentou discordando disso...enfim só acertei pq já tinha feito no material do curso...

  • GABARITO: CERTO.


    Do mesmo jeito que, para o cespe, o FIREWALL faz tudo e não faz nada, captchas e biometria são sinônimos de grarantia de segurança.

  • duas coisas seguras: captcha e as urnas eletrônicas.

  • Errado

    Na internet nada e 100% seguro.

  • Quanta polêmica a respeito dessa questão. Inicialmente eu errei e depois fui procurar saber o porquê. Perguntei ao professor e ele também errou. Após 2 min de pesquisa na internet a resposta é simples:

    DESDE final de 2014 os CAPTCHAS NÃO SÃO CONSIDERADOS SEGUROS e foram lançados o NO-CAPTCHAS e reCAPTCHAS. Como a questão é de 2015 e no inicio o examinador fala ''atualmente'', a questão se torna incorreta.

  • como pode ser errado? ela deixou bem claro que

    "Esse mecanismo é considerado bastante seguro, mas não impede totalmente"

  • Polêmica! A meu ver, A assertiva não apresenta incorreções. Temos três sentenças:

    Atualmente, um dos procedimentos de segurança mais adotados pelos sítios é chamado de captcha. - Verdade, o captcha (Completely Automated Public Turing Test to Tell Computers and Humans Apart - teste de Turing público completamente automatizado para diferenciação entre computadores e humanos) é um recurso comum em sites, em locais que exigem interação humana com preenchimento de formulários. Visualize um exemplo de captcha em

    . Assim como no site da Receita Federal, órgãos públicos e sites de empresas adotam este procedimento corriqueiro de segurança para assegurarem que estão lidando com um humano, e não com um robô.

    As captchas mais conhecidas são as imagens distorcidas de um código alfanumérico. - Também verdade. Existem outros tipos de captchas, como os captchas matemáticos ou com imagens, mas os alfanuméricos realmente são os mais tradicionais.

    Esse mecanismo é considerado bastante seguro, mas não impede totalmente que alguns programas automatizados preencham formulários na Web como se fossem uma pessoa realizando, por exemplo, um cadastro em um sítio de compras. - Também verdadeiro. De uma forma genérica, não existe mecanismo 100% seguro, e para o captcha isto não é diferente. Existem softwares de reconhecimento ótico de caracteres (OCR) que tentam identificar o conteúdo do captcha e burlá-lo.

    [ATUALIZAÇÃO] Em pesquisas na internet, encontrei algumas correntes que garantem ser impossível que um bot burle um site com captcha, estando aí o erro da questão. Nunca se diz nunca em segurança da informação, mas TALVEZ o erro esteja aqui.

    Enfim, entendo que a sentença está correta, mas o gabarito final da banca foi Errado.

  • Polêmica! A meu ver, A assertiva não apresenta incorreções. Temos três sentenças: Atualmente, um dos procedimentos de segurança mais adotados pelos sítios é chamado de captcha. - Verdade, o captcha (Completely Automated Public Turing Test to Tell Computers and Humans Apart - teste de Turing público completamente automatizado para diferenciação entre computadores e humanos) é um recurso comum em sites, em locais que exigem interação humana com preenchimento de formulários. Visualize um exemplo de captcha em http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp. Assim como no site da Receita Federal, órgãos públicos e sites de empresas adotam este procedimento corriqueiro de segurança para assegurarem que estão lidando com um humano, e não com um robô. As captchas mais conhecidas são as imagens distorcidas de um código alfanumérico. - Também verdade. Existem outros tipos de captchas, como os captchas matemáticos ou com imagens, mas os alfanuméricos realmente são os mais tradicionais. Esse mecanismo é considerado bastante seguro, mas não impede totalmente que alguns programas automatizados preencham formulários na Web como se fossem uma pessoa realizando, por exemplo, um cadastro em um sítio de compras. - Também verdadeiro. De uma forma genérica, não existe mecanismo 100% seguro, e para o captcha isto não é diferente. Existem softwares de reconhecimento ótico de caracteres (OCR) que tentam identificar o conteúdo do captcha e burlá-lo. [ATUALIZAÇÃO] Em pesquisas na internet, encontrei algumas correntes que garantem ser impossível que um bot burle um site com captcha, estando aí o erro da questão. Nunca se diz nunca em segurança da informação, mas TALVEZ o erro esteja aqui.
  • Polêmica! A meu ver, A assertiva não apresenta incorreções. Temos três sentenças: Atualmente, um dos procedimentos de segurança mais adotados pelos sítios é chamado de captcha. - Verdade, o captcha (Completely Automated Public Turing Test to Tell Computers and Humans Apart - teste de Turing público completamente automatizado para diferenciação entre computadores e humanos) é um recurso comum em sites, em locais que exigem interação humana com preenchimento de formulários. Visualize um exemplo de captcha em http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp. Assim como no site da Receita Federal, órgãos públicos e sites de empresas adotam este procedimento corriqueiro de segurança para assegurarem que estão lidando com um humano, e não com um robô. As captchas mais conhecidas são as imagens distorcidas de um código alfanumérico. - Também verdade. Existem outros tipos de captchas, como os captchas matemáticos ou com imagens, mas os alfanuméricos realmente são os mais tradicionais. Esse mecanismo é considerado bastante seguro, mas não impede totalmente que alguns programas automatizados preencham formulários na Web como se fossem uma pessoa realizando, por exemplo, um cadastro em um sítio de compras. - Também verdadeiro. De uma forma genérica, não existe mecanismo 100% seguro, e para o captcha isto não é diferente. Existem softwares de reconhecimento ótico de caracteres (OCR) que tentam identificar o conteúdo do captcha e burlá-lo. [ATUALIZAÇÃO] Em pesquisas na internet, encontrei algumas correntes que garantem ser impossível que um bot burle um site com captcha, estando aí o erro da questão. Nunca se diz nunca em segurança da informação, mas TALVEZ o erro esteja aqui.
  • Polêmica! A meu ver, A assertiva não apresenta incorreções. Temos três sentenças: Atualmente, um dos procedimentos de segurança mais adotados pelos sítios é chamado de captcha. - Verdade, o captcha (Completely Automated Public Turing Test to Tell Computers and Humans Apart - teste de Turing público completamente automatizado para diferenciação entre computadores e humanos) é um recurso comum em sites, em locais que exigem interação humana com preenchimento de formulários. Visualize um exemplo de captcha em http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp. Assim como no site da Receita Federal, órgãos públicos e sites de empresas adotam este procedimento corriqueiro de segurança para assegurarem que estão lidando com um humano, e não com um robô. As captchas mais conhecidas são as imagens distorcidas de um código alfanumérico. - Também verdade. Existem outros tipos de captchas, como os captchas matemáticos ou com imagens, mas os alfanuméricos realmente são os mais tradicionais. Esse mecanismo é considerado bastante seguro, mas não impede totalmente que alguns programas automatizados preencham formulários na Web como se fossem uma pessoa realizando, por exemplo, um cadastro em um sítio de compras. - Também verdadeiro. De uma forma genérica, não existe mecanismo 100% seguro, e para o captcha isto não é diferente. Existem softwares de reconhecimento ótico de caracteres (OCR) que tentam identificar o conteúdo do captcha e burlá-lo. [ATUALIZAÇÃO] Em pesquisas na internet, encontrei algumas correntes que garantem ser impossível que um bot burle um site com captcha, estando aí o erro da questão. Nunca se diz nunca em segurança da informação, mas TALVEZ o erro esteja aqui.
  • Polêmica! A meu ver, A assertiva não apresenta incorreções. Temos três sentenças: Atualmente, um dos procedimentos de segurança mais adotados pelos sítios é chamado de captcha. - Verdade, o captcha (Completely Automated Public Turing Test to Tell Computers and Humans Apart - teste de Turing público completamente automatizado para diferenciação entre computadores e humanos) é um recurso comum em sites, em locais que exigem interação humana com preenchimento de formulários. Visualize um exemplo de captcha em http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp. Assim como no site da Receita Federal, órgãos públicos e sites de empresas adotam este procedimento corriqueiro de segurança para assegurarem que estão lidando com um humano, e não com um robô. As captchas mais conhecidas são as imagens distorcidas de um código alfanumérico. - Também verdade. Existem outros tipos de captchas, como os captchas matemáticos ou com imagens, mas os alfanuméricos realmente são os mais tradicionais. Esse mecanismo é considerado bastante seguro, mas não impede totalmente que alguns programas automatizados preencham formulários na Web como se fossem uma pessoa realizando, por exemplo, um cadastro em um sítio de compras. - Também verdadeiro. De uma forma genérica, não existe mecanismo 100% seguro, e para o captcha isto não é diferente. Existem softwares de reconhecimento ótico de caracteres (OCR) que tentam identificar o conteúdo do captcha e burlá-lo. [ATUALIZAÇÃO] Em pesquisas na internet, encontrei algumas correntes que garantem ser impossível que um bot burle um site com captcha, estando aí o erro da questão. Nunca se diz nunca em segurança da informação, mas TALVEZ o erro esteja aqui.
  • Polêmica! A meu ver, A assertiva não apresenta incorreções. Temos três sentenças: Atualmente, um dos procedimentos de segurança mais adotados pelos sítios é chamado de captcha. - Verdade, o captcha (Completely Automated Public Turing Test to Tell Computers and Humans Apart - teste de Turing público completamente automatizado para diferenciação entre computadores e humanos) é um recurso comum em sites, em locais que exigem interação humana com preenchimento de formulários. Visualize um exemplo de captcha em http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp. Assim como no site da Receita Federal, órgãos públicos e sites de empresas adotam este procedimento corriqueiro de segurança para assegurarem que estão lidando com um humano, e não com um robô. As captchas mais conhecidas são as imagens distorcidas de um código alfanumérico. - Também verdade. Existem outros tipos de captchas, como os captchas matemáticos ou com imagens, mas os alfanuméricos realmente são os mais tradicionais. Esse mecanismo é considerado bastante seguro, mas não impede totalmente que alguns programas automatizados preencham formulários na Web como se fossem uma pessoa realizando, por exemplo, um cadastro em um sítio de compras. - Também verdadeiro. De uma forma genérica, não existe mecanismo 100% seguro, e para o captcha isto não é diferente. Existem softwares de reconhecimento ótico de caracteres (OCR) que tentam identificar o conteúdo do captcha e burlá-lo. [ATUALIZAÇÃO] Em pesquisas na internet, encontrei algumas correntes que garantem ser impossível que um bot burle um site com captcha, estando aí o erro da questão. Nunca se diz nunca em segurança da informação, mas TALVEZ o erro esteja aqui.
  • Polêmica! A meu ver, A assertiva não apresenta incorreções. Temos três sentenças: Atualmente, um dos procedimentos de segurança mais adotados pelos sítios é chamado de captcha. - Verdade, o captcha (Completely Automated Public Turing Test to Tell Computers and Humans Apart - teste de Turing público completamente automatizado para diferenciação entre computadores e humanos) é um recurso comum em sites, em locais que exigem interação humana com preenchimento de formulários. Visualize um exemplo de captcha em http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp. Assim como no site da Receita Federal, órgãos públicos e sites de empresas adotam este procedimento corriqueiro de segurança para assegurarem que estão lidando com um humano, e não com um robô. As captchas mais conhecidas são as imagens distorcidas de um código alfanumérico. - Também verdade. Existem outros tipos de captchas, como os captchas matemáticos ou com imagens, mas os alfanuméricos realmente são os mais tradicionais. Esse mecanismo é considerado bastante seguro, mas não impede totalmente que alguns programas automatizados preencham formulários na Web como se fossem uma pessoa realizando, por exemplo, um cadastro em um sítio de compras. - Também verdadeiro. De uma forma genérica, não existe mecanismo 100% seguro, e para o captcha isto não é diferente. Existem softwares de reconhecimento ótico de caracteres (OCR) que tentam identificar o conteúdo do captcha e burlá-lo. [ATUALIZAÇÃO] Em pesquisas na internet, encontrei algumas correntes que garantem ser impossível que um bot burle um site com captcha, estando aí o erro da questão. Nunca se diz nunca em segurança da informação, mas TALVEZ o erro esteja aqui.
  • Polêmica! A meu ver, A assertiva não apresenta incorreções. Temos três sentenças: Atualmente, um dos procedimentos de segurança mais adotados pelos sítios é chamado de captcha. - Verdade, o captcha (Completely Automated Public Turing Test to Tell Computers and Humans Apart - teste de Turing público completamente automatizado para diferenciação entre computadores e humanos) é um recurso comum em sites, em locais que exigem interação humana com preenchimento de formulários. Visualize um exemplo de captcha em http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp. Assim como no site da Receita Federal, órgãos públicos e sites de empresas adotam este procedimento corriqueiro de segurança para assegurarem que estão lidando com um humano, e não com um robô. As captchas mais conhecidas são as imagens distorcidas de um código alfanumérico. - Também verdade. Existem outros tipos de captchas, como os captchas matemáticos ou com imagens, mas os alfanuméricos realmente são os mais tradicionais. Esse mecanismo é considerado bastante seguro, mas não impede totalmente que alguns programas automatizados preencham formulários na Web como se fossem uma pessoa realizando, por exemplo, um cadastro em um sítio de compras. - Também verdadeiro. De uma forma genérica, não existe mecanismo 100% seguro, e para o captcha isto não é diferente. Existem softwares de reconhecimento ótico de caracteres (OCR) que tentam identificar o conteúdo do captcha e burlá-lo. [ATUALIZAÇÃO] Em pesquisas na internet, encontrei algumas correntes que garantem ser impossível que um bot burle um site com captcha, estando aí o erro da questão. Nunca se diz nunca em segurança da informação, mas TALVEZ o erro esteja aqui.
  • Polêmica! A meu ver, A assertiva não apresenta incorreções. Temos três sentenças: Atualmente, um dos procedimentos de segurança mais adotados pelos sítios é chamado de captcha. - Verdade, o captcha (Completely Automated Public Turing Test to Tell Computers and Humans Apart - teste de Turing público completamente automatizado para diferenciação entre computadores e humanos) é um recurso comum em sites, em locais que exigem interação humana com preenchimento de formulários. Visualize um exemplo de captcha em http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp. Assim como no site da Receita Federal, órgãos públicos e sites de empresas adotam este procedimento corriqueiro de segurança para assegurarem que estão lidando com um humano, e não com um robô. As captchas mais conhecidas são as imagens distorcidas de um código alfanumérico. - Também verdade. Existem outros tipos de captchas, como os captchas matemáticos ou com imagens, mas os alfanuméricos realmente são os mais tradicionais. Esse mecanismo é considerado bastante seguro, mas não impede totalmente que alguns programas automatizados preencham formulários na Web como se fossem uma pessoa realizando, por exemplo, um cadastro em um sítio de compras. - Também verdadeiro. De uma forma genérica, não existe mecanismo 100% seguro, e para o captcha isto não é diferente. Existem softwares de reconhecimento ótico de caracteres (OCR) que tentam identificar o conteúdo do captcha e burlá-lo. [ATUALIZAÇÃO] Em pesquisas na internet, encontrei algumas correntes que garantem ser impossível que um bot burle um site com captcha, estando aí o erro da questão. Nunca se diz nunca em segurança da informação, mas TALVEZ o erro esteja aqui.
  • Polêmica! A meu ver, A assertiva não apresenta incorreções. Temos três sentenças: Atualmente, um dos procedimentos de segurança mais adotados pelos sítios é chamado de captcha. - Verdade, o captcha (Completely Automated Public Turing Test to Tell Computers and Humans Apart - teste de Turing público completamente automatizado para diferenciação entre computadores e humanos) é um recurso comum em sites, em locais que exigem interação humana com preenchimento de formulários. Visualize um exemplo de captcha em http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp. Assim como no site da Receita Federal, órgãos públicos e sites de empresas adotam este procedimento corriqueiro de segurança para assegurarem que estão lidando com um humano, e não com um robô. As captchas mais conhecidas são as imagens distorcidas de um código alfanumérico. - Também verdade. Existem outros tipos de captchas, como os captchas matemáticos ou com imagens, mas os alfanuméricos realmente são os mais tradicionais. Esse mecanismo é considerado bastante seguro, mas não impede totalmente que alguns programas automatizados preencham formulários na Web como se fossem uma pessoa realizando, por exemplo, um cadastro em um sítio de compras. - Também verdadeiro. De uma forma genérica, não existe mecanismo 100% seguro, e para o captcha isto não é diferente. Existem softwares de reconhecimento ótico de caracteres (OCR) que tentam identificar o conteúdo do captcha e burlá-lo. [ATUALIZAÇÃO] Em pesquisas na internet, encontrei algumas correntes que garantem ser impossível que um bot burle um site com captcha, estando aí o erro da questão. Nunca se diz nunca em segurança da informação, mas TALVEZ o erro esteja aqui.
  • Polêmica! A meu ver, A assertiva não apresenta incorreções. Temos três sentenças: Atualmente, um dos procedimentos de segurança mais adotados pelos sítios é chamado de captcha. - Verdade, o captcha (Completely Automated Public Turing Test to Tell Computers and Humans Apart - teste de Turing público completamente automatizado para diferenciação entre computadores e humanos) é um recurso comum em sites, em locais que exigem interação humana com preenchimento de formulários. Visualize um exemplo de captcha em http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp. Assim como no site da Receita Federal, órgãos públicos e sites de empresas adotam este procedimento corriqueiro de segurança para assegurarem que estão lidando com um humano, e não com um robô. As captchas mais conhecidas são as imagens distorcidas de um código alfanumérico. - Também verdade. Existem outros tipos de captchas, como os captchas matemáticos ou com imagens, mas os alfanuméricos realmente são os mais tradicionais. Esse mecanismo é considerado bastante seguro, mas não impede totalmente que alguns programas automatizados preencham formulários na Web como se fossem uma pessoa realizando, por exemplo, um cadastro em um sítio de compras. - Também verdadeiro. De uma forma genérica, não existe mecanismo 100% seguro, e para o captcha isto não é diferente. Existem softwares de reconhecimento ótico de caracteres (OCR) que tentam identificar o conteúdo do captcha e burlá-lo. [ATUALIZAÇÃO] Em pesquisas na internet, encontrei algumas correntes que garantem ser impossível que um bot burle um site com captcha, estando aí o erro da questão. Nunca se diz nunca em segurança da informação, mas TALVEZ o erro esteja aqui.
  • Polêmica! A meu ver, A assertiva não apresenta incorreções. Temos três sentenças: Atualmente, um dos procedimentos de segurança mais adotados pelos sítios é chamado de captcha. - Verdade, o captcha (Completely Automated Public Turing Test to Tell Computers and Humans Apart - teste de Turing público completamente automatizado para diferenciação entre computadores e humanos) é um recurso comum em sites, em locais que exigem interação humana com preenchimento de formulários. Visualize um exemplo de captcha em http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp. Assim como no site da Receita Federal, órgãos públicos e sites de empresas adotam este procedimento corriqueiro de segurança para assegurarem que estão lidando com um humano, e não com um robô. As captchas mais conhecidas são as imagens distorcidas de um código alfanumérico. - Também verdade. Existem outros tipos de captchas, como os captchas matemáticos ou com imagens, mas os alfanuméricos realmente são os mais tradicionais. Esse mecanismo é considerado bastante seguro, mas não impede totalmente que alguns programas automatizados preencham formulários na Web como se fossem uma pessoa realizando, por exemplo, um cadastro em um sítio de compras. - Também verdadeiro. De uma forma genérica, não existe mecanismo 100% seguro, e para o captcha isto não é diferente. Existem softwares de reconhecimento ótico de caracteres (OCR) que tentam identificar o conteúdo do captcha e burlá-lo. [ATUALIZAÇÃO] Em pesquisas na internet, encontrei algumas correntes que garantem ser impossível que um bot burle um site com captcha, estando aí o erro da questão. Nunca se diz nunca em segurança da informação, mas TALVEZ o erro esteja aqui.
  • Polêmica! A meu ver, A assertiva não apresenta incorreções. Temos três sentenças: Atualmente, um dos procedimentos de segurança mais adotados pelos sítios é chamado de captcha. - Verdade, o captcha (Completely Automated Public Turing Test to Tell Computers and Humans Apart - teste de Turing público completamente automatizado para diferenciação entre computadores e humanos) é um recurso comum em sites, em locais que exigem interação humana com preenchimento de formulários. Visualize um exemplo de captcha em http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp. Assim como no site da Receita Federal, órgãos públicos e sites de empresas adotam este procedimento corriqueiro de segurança para assegurarem que estão lidando com um humano, e não com um robô. As captchas mais conhecidas são as imagens distorcidas de um código alfanumérico. - Também verdade. Existem outros tipos de captchas, como os captchas matemáticos ou com imagens, mas os alfanuméricos realmente são os mais tradicionais. Esse mecanismo é considerado bastante seguro, mas não impede totalmente que alguns programas automatizados preencham formulários na Web como se fossem uma pessoa realizando, por exemplo, um cadastro em um sítio de compras. - Também verdadeiro. De uma forma genérica, não existe mecanismo 100% seguro, e para o captcha isto não é diferente. Existem softwares de reconhecimento ótico de caracteres (OCR) que tentam identificar o conteúdo do captcha e burlá-lo. [ATUALIZAÇÃO] Em pesquisas na internet, encontrei algumas correntes que garantem ser impossível que um bot burle um site com captcha, estando aí o erro da questão. Nunca se diz nunca em segurança da informação, mas TALVEZ o erro esteja aqui.
  • GAB E.

    ''Esse mecanismo é considerado bastante seguro, mas não impede totalmente que alguns programas automatizados preencham formulários [...]'' [disse bastante seguro e não totalmente seguro]

    NÃO É A FUNÇÃO DA CAPTCHA.

    Simples, sem complicações, entendam isso, por isso o erro.

    A captcha impede apenas o envio de informações colocadas nas áreas de preenchimento, por exemplo: eu estou digitando várias informações em um campo vazio e preciso enviá-las, se eu colocar a transcrição da imagem erroneamente, serei impedido de enviar os dados, MAS não estarei impedido de ESCREVER e PREENCHER minhas informações, apenas isso.

  • Algumas correntes garantem ser impossível que um bot burle um site com captcha, estando aí o erro da questão. Nunca se diz nunca em segurança da informação, mas TALVEZ o erro esteja aqui.- Victor Dalto, Direçao Concursos.

  • O melhor são os advogados da banca que, por vezes, se acabam de defender os erros da banca, tendo que voltar de novo na questão e "é realmente não é bem assim, temos que considerar, etc etc"

  • 2021 e essa questão segue derrubando.

  • gab: ERRADO

    O teste de CAPTCHA é projetado para determinar se um usuário on-line é realmente um ser humano. "CAPTCHA" é um acrônimo que significa " Público Totalmente Automatizado para Diferenciar Computadores de Humanos". Os testes de CAPTCHA e reCAPTCHA que os usuários encontram com frequência na internet são uma forma de gerenciamento de atividades de bots, embora essa abordagem tenha algumas desvantagens.

    Apesar de serem projetados para bloquear bots automatizados, os CAPTCHAs propriamente ditos também são automatizados. São programados para surgirem em determinados lugares de um site e aprovam ou reprovam os usuários automaticamente.