SóProvas


ID
1677946
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os fundos de investimento que, por determinação de norma da CVM, devem ter como principal fator de risco de sua carteira a variação da taxa de juros doméstica ou de índice de preços, ou ambos, sem limitação de prazos dos títulos que a compõem, são classificados como

Alternativas
Comentários
  • Renda fixa: “Ativos de renda fixa com variação nas taxas de juros”.


    gab A

  • A Comissão de Valores Mobiliários determina que um fundo de renda fixa estará atrelado a : um índice de inflação (ex: Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo - IPCA) e/ou uma taxa de juros doméstica (Selic).

  • Fundos de renda fixa

    São fundos que investem o dinheiro dos cotistas em aplicações de renda fixa, como títulos da dívida pública ou de bancos privados — há a opção, por exemplo, de fundos que investem 100% em títulos públicos federais.É possível escolher um fundo de renda fixa cujo objetivo é seguir as variações de um índice ou indicador, como o IPCA (inflação) ou a Selic (taxa básica de juros).

    Fundos de ações

    São considerados fundos de ações, na nova classificação da Anbima, fundos que investem no mínimo 67% do patrimônio em renda variável, como ações, bônus ou recibos de subscrição ou cotas de outros fundos de ações, entre outros.Para quem não acompanha o dia a dia da Bolsa de Valores, mas quer investir no mercado de renda variável, os fundos de ações podem ser uma forma mais segura e prática de aplicação. Entretanto, é preciso ficar atento aos riscos.

    Fundos multimercados

    Fundos multimercados são aqueles que têm flexibilidade para operar diferentes ativos, entre renda fixa, moedas, ações e investimento no exterior. A versatilidade — que permite adotar variadas estratégias conforme o cenário econômico ou as mudanças no mercado financeiro — é uma das principais vantagens deles.

    Fundos cambiais

    Há, ainda, os fundos cambiais, cujo desempenho reflete uma cesta de moedas estrangeiras, como dólar e euro, por exemplo. Pela nova classificação da Anbima, esses fundos precisam manter 80% da carteira em ativos relacionados à variação de preços das moedas.

     

    Fonte: https://blog.magnetis.com.br/fundos-de-investimento/

  • Gab A

  • "sem limitação de prazos" mas renda fixa tem limitação de prazo, não?

  • Fundo de investimento de curto prazo é a única alternativa que poderia confundir ,

    porque, por definição todos os fundos de curto prazo são de renda fixa ,porém nem todos os fundos de renda fixa são de curto prazo ,no entanto a questão fala de índice de preço (INFLAÇÃO IPCA ), isso eliminaria a questão (C) de curto prazo,pois embora os fundos de investimento não tenha prazo para os investidores permanecerem , não faz parte da política dos fundos de investimentos de renda fixa de curto prazo colocar títulos atrelado a inflação na carteira e também os títulos da carteira dos fundos de renda fixa de curto prazo têm limitação de 375 dias corridos e prazo médio inferior a 60 dias ,o que seria , mais um motivo para não ser a letra (C) .

    Então a letra A é a correta .

    OBS : fundo de renda fixa é abrangente e existe um subgrupo, que pode ser :

    fundo renda fixa curto prazo

    fundo renda fixa DI

    fundo renda fixa simples

    fundo renda fixa crédito privado

    cada um segue uma norma, imposta pela CVM .