SóProvas


ID
1678609
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Coloque V(verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo, com relação a teoria das bombas e assinale a opção que apresenta a seqüência correta.

( ) Uma instalação pode operar com a bomba BI ou com duas bombas associadas em série (B1 e B2 iguais).Operando com B1, a vazão recalcada é 10 //s e a carga fornecida é 30m. Sendo assim, pode-se afirmar que, se a associação fosse ativada, a vazão seria 10 //s e a carga, 60m.

( ) Se a potência calculada para uma bomba-associação (paralelo) foi 17,8CV, pode-se afirmar que a potência nominal do motor elétrico deverá ser de 20CV.

( ) Duas bombas geometricamente semelhantes, B1 e B2, de mesma rotação e de tamanhos diferentes, associadas em série numa instalação, podem operar com pontos completamente semelhantes.

( ) Se na associação em paralelo de bombas iguais, para cada carga, dobra-se a vazão, pode-se concluir que, numa instalação qualquer, a vazão fornecida por cada bomba poderá ser a metade da vazão da associação de bombas.

( ) Dada a curva característica de uma bomba-associação (de duas bombas em série), pode-se determinar sua rotação específica através do ponto de máximo rendimento.

Alternativas
Comentários
  • I - Na associação em série de bombas iguais (ou não), soma-se, para cada valor de Q, as ordenadas de H de cada bomba. A descarga da associação em série também aumentará devido ao novo ponto de operação do sistema, de acordo com a curva do encamnamento ou do sistema.

    II - Acredito que o erro encontra-se na palavra "deverá". A potência elétrica necessária seria de 17,8 CV, porém, sabe-se que um motor com exatamente essa potência não existe no mercado. Sendo assim, adota-se um motor com potência maior que a necessária e, levando-se em consideração a eficiência do motor elétrico e seu fator de potência, a eficiência da bomba e outros pormenores, a potência adotada deve ser maior que a necessária. Contudo, não sei se deverá ser igual a 20CV.

    III - Numa associação em série de bombas geometricamente semelhantes, as de menores dimensões têm rendimento mais baixo, porque a espessura das palhetas, as folgas, a rugosidade relativa e as imperfeiçoes são relativamente maiores para essas bombas do que para as de maiores dimensões, e, por isso, as curvas não são exatamente semelhantes.

    IV - A curva caracteística do conjunto de bombas, será obtida somando-se, para cada valor de H, as abscissas de Q de cada bomba. Se não houvesse perdas de carga no encanamento, a descarga com duas bombas seria o dobro da de uma. No enunciado do item, a afirmação é a de que, na associação em paralelo, de bombas iguais, pode ser que as bombas estejam operando com a mesma vazão, de tal forma que a vazão das mesmas somadas resultam na vazão total da associação. O que não se pode afirmar é que a vazão de cada uma das bombas operando na associação é a mesma vazão caso estas estejam operando desassociadas. (foi isso que eu entendi do item)

    V - Para a determinação da velocidade específica, é necessário saber a vazão, rotação e a altura manométrica da bomba, independentemente do rendimento (vazão) que se encontra nas curvas.

     

    Alguém saberia explicar melhor o porquê do gabarito dos itens II e IV?

  • Esse gabarito está correto?

    Confesso que para mim:

    A alternativa I está correta.

    Não consegui identificar nada na II.

    A III é Falsa.

    A IV é verdadeira, afinal se em um sistema com bombas em paralelo a vazão total é 10, certamente a vazão de cada bomba é 5!

    A V está incorreta, pelo motivos que o Arthur explicou!

    O que vocês acham?