SóProvas


ID
1679626
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para estocagem dos imunobiológicos em temperaturas entre +2ºC e +8ºC na sala de imunização, pode ser usado refrigerador tipo doméstico, com capacidade mínima de 280 litros. O lugar da gaveta grande deve ser preenchido com 12 garrafas de água contendo corante. Esse procedimento tem a finalidade de:

Alternativas
Comentários
  • tornar lenta a elevação da temperatura interna em caso de falta de energia

  • Gabarito: Letra D.

     

     

    De acordo com o Manual de Rede de Frio.Imunizações.FUNASA.2001

     

     

     

    2.4. Refrigeradores ou geladeiras

    São equipamentos de uso doméstico que na Rede de Frio são destinados à estocagem de imunobiológicos em temperaturas positivas a +2ºC, devendo para isto estar regulados para funcionar nesta faixa de temperatura. A vacina pode, em algum momento, estar em uma temperatura entre +2o e +8o C sem sofrer perda de potência (em armazenamento).

     

     

    2.4.1 Geladeira doméstica

    As geladeiras, com capacidade a partir de 280 litros, utilizadas pelo Programa Nacional de Imunizações, devem ser organizadas de acordo com as seguintes recomendações (figura 4):

     

     

    • retirar todas as gavetas plásticas e suportes que existam na parte interna da porta, e no lugar da gaveta grande preencher toda parte inferior exclusivamente com 12 garrafas de água com corante, que contribuem para a lenta elevação da temperatura interna da geladeira (figura 4). Essa providência é de vital importância para manter a temperatura da geladeira entre +2°C e +8°C quando ocorrer falta de energia ou defeito no equipamento. A porta do evaporador (congelador) e a bandeja coletora sob este deverão ser mantidas (figura 4). Não devem ser usadas bobinas de gelo reciclável como substitutas das garrafas