SóProvas


ID
1679854
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de segurança e gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas, julgue o item a seguir.

Com a cloud computing, não há mais necessidade de instalar ou armazenar aplicativos, arquivos e outros dados afins no computador ou em um servidor próximo, dada a disponibilidade desse conteúdo na Internet.

Alternativas
Comentários
  • Computação em nuvem

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


    A nuvem (cloud) é o símbolo da Internet.

    O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade. [1]

    O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem.[2] O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas.[3]

    Num sistema operacional disponível na Internet, a partir de qualquer computador e em qualquer lugar, pode-se ter acesso a informações, arquivos e programas num sistema único, independente de plataforma. O requisito mínimo é um computador compatível com os recursos disponíveis na Internet. O PC torna-se apenas um chip ligado à Internet — a "grande nuvem" de computadores — sendo necessários somente os dispositivos de entrada (teclado, mouse) e saída (monitor).

  • Correto. A "cloud computing", ou computação nas nuvens, consiste no armazenamento (cloud storage), serviços (SaaS), plataformas (PaaS) e hardware (infraestrutura, IaaS) na Internet, dispensando a instalação e configuração de aplicativos locais, bastando na maioria dos casos, apenas um navegador HTML.

  • Certo!


    É verdade, mas em parte. Uma parte das aplicações pode estar disponível, mas nem todas as funcionalidades que desejamos está disponível na Web. Será que a produção de filmes de alta qualidade está disponível na Web e, quem acredita, com qualidade de resultados?

    Ainda que tenhamos servidores que possam armazenar dados, com eficiência e promessa de disponibilidade, quem tem a coragem de fazer isto?  Achei a afirmação muito ampla para a realidade do momento. Existem programas que necessitam, sim, de estar instalado e armazenado no computador local.

    Mas esse é o entendimento do Cespe, então na próxima já sabe!!


    Fonte: prof Alexandre Lênin

  • Questãozinha inescrupulosa. Cespe é ridículo. Não há mais necessidade se armazenar arquivos? Como se isso fosse uma doutrina. Erradíssima.

  • Parcialmente  certo.... Sempre é bom ter um backup visto o acesso nas nuvens depende da internet e do servidor...

  • A questão forçou! 


  • Questão chata... hehe "Não há mais necessidade"... 

  • Acertei, mas acho um exagero dizer isso. kkk

  • Nem vou instalar o windows  ou drivers na minha maquina,para o Cespe ta tranquilo ta favorável.Questão muito ralé...

  • Galera, tem que ter uma certa malícia pra fazer as questões da CESPE.


    "não há mais necessidade de instalar ou armazenar aplicativos, arquivos e outros dados afins no computador ou em um servidor próximo, dada a disponibilidade desse conteúdo na Internet." 


    Não podemos querer ir além do que a questão nos cobra. Obviamente, pressupõe que, no mínimo, o sistema operacional e o browser já estão instalados. E, de fato, não há mais necessidade de instalar ou armazenar aplicativos, arquivos e outros dados afins no computador ou em um servidor próximo, pois já estão disponíveis na internet. A questão trata de Cloud Computing, então, vamos nos ater somente nisso.

  • Cespe cespando..

  • Considerar essa assertiva como "correta" é forçar para concordar com a banca, sinceramente.

  • Cespe, cespe.. tsc tsc

  • Errei essa questão por não saber o significado da empressão em inglês. Acho que se tivessem em português teria acertado. Resumo: saber inglês faz falta!

  • precisa pelo menos de um browser então... jurisprudência cespiana!

  • E se eu ficar sem conexão? como vou chegar a nuvem? CESP "Cespando".

  • Incrivelmente errada, impossível acessar a nuvem sem aplicativos instalados, e quando falo de apps não é só o referente ao serviço de armazenamento (drive, dropbox etc), e sim dps apps para acessar também.

    Caso você não tenha nenhum app referente ao serviço de nuvem, beleza, da pra chegar lá pelo browser (chrome, firefox IE). Agora me diz como que tu vai chegar lá sem um app de browser instalado?

  • ERRADO, completamente ERRADO.

    Então não precisa instalar mais nada, tá tudo disponível na internet?

    Ligando o Computador que possui somente a BIOS você faz tudo?

    Arrego CESPE!

  • Concordo com você Felipe Yonehara. Apesar da praticidade da cloud, não se pode afirmar que não há mais necessidade de instalar ou armazenar aplicativos, arquivos e outros dados no pc. Pelo contrário, sempre há a necessidade de salvar arquivos e programas importantes que podem ser perdidos pela web. Não tem como assegurar que os dados estão protegidos na cloud contra crackers, que podem muito bem prejudicar os dados.

  • Achei tão forçada essa questão... como assim não é necessário?  E se a internet "cair"? Afffe

  • Questão Curinga! 

    Cespe poderia dar o gabarito que bem entender! 

    Oremos!

  • vou montar um pc gamer compro as peças monto mas nao irei instalar soft ,pronto quero acessar meus dados na nuvem..e agora cespe?aaaa mas ai tenho que instalar um OS drivers etc....nao nao nao nem vem cespe e ai que me contas cespe???paaaaaaaaaaaaaaaaaa eu entendo o gabarito,mas alguem consegue entender meu raciocinio e ver que realmente tem duplo ou triplo gabarito?tipo certo/errado/ ou a banca anula 3 gabaritos ta lokoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

     

  • Lembrei do Chrome Book. Pra quem não conhece é uma espécie de notebook que através dele todos os arquivos são armazenados na nuvem. Os arquivos que rodam nele são extensões do navegador e REALMENTE NÃO É PRECISO INSTALAR NADA. 

  • Essa questão tem que ter uma malicia para responder.

    Claro que ao pé da letra está errada,mas é claro que em termo de concurso público está certa.

  • E se chegar o Nibiru e acabar com a Internet????

  • OSMAR FRANCO.... se na pratica nao funciona..ninguem mais faz concurso na area de direito...porque nenhuma lei funciona . A banca pede o conteudo teorico da coisa..se no Brasil nao funciona porque o serviço é ruim...isso é outro papo

  • Ué, no melhor dos casos ele terá de ter um Navegador instalado na máquina para acessar seus aplicativos na nuvem!!!

  • É pra fo#@$ com o ânimo do cara... :(

  • Essa questão é daquelas que só o sobrinho, primo, cunhado do avaliador acerta......

  • Forçou nessa aí CESPE...

     

  • E o navegador? Posso apagar para ter mais espaço?!

  • Eu tenho certeza que esse tipo de questão é para ajudar alguém!

    O cara forçou a barra demais!

    Eu tenho certeza que 90% no dia da prova erraram!

    Aqui ta meio a meio, só que eu já fiz essa questão 10 vezes e acerto todos por ainda lembro

    Beijo no papai e na mamãe!

  • É o tipo de questão que torço muito para que não caia em nossos concursos. 

  • CESPE,  EU NAO SOU OBRIGADA A NADA!

  • sou só eu que acho ou os comentários de uma certa pessoa que antigamente eram muito interessantes e nos ajudavam bastante estão cada vez mais "nhé"?

  • Questino-me em relação ao tipo de arquivo upado na nuvem. Por mais completo que sejam, o Onedrive, GoogleDrive e Onedrive, não têm suporte para abrir qualquer tipo de arquivo sem a necessidade de instalação de um software na minha maquina.

  • Beleza galera, se o CESPE garantiu, tá garantido. Se cair a internet, é só entrar na justiça, porque o CESPE garantiu.

  • ERRADA??? O cespe está de brincadeira???

  • Desde quando comecei a entender o CESPE eu percebo que é uma banca inidônea com o candidato quer misturar 10 assuntos em 1 e acaba por prejudicar e muitas vezes ela se atrapalha e não gosta de dar recurso. Essa banda deveria falir.

  • Namoralzinho, quem ta concordando com o gabarito e colando argumento de outras fontes, da um tempo aí, essas curtidas nas respostas não agregam em nada, nem assinatura grátis valem.

     

    O gabarito está mais que errado, até pra acessar os seus dados na nuvem é necessário um aplicativo instalado no computador/mobile, ou o próprio aplicativo do serviço nuvem ou um navegador.

  •  

    Correto

    A "cloud computing", ou computação nas nuvens, consiste no armazenamento (cloud storage), serviços (SaaS), plataformas (PaaS) e hardware (infraestrutura, IaaS) na Internet, dispensando a instalação e configuração de aplicativos locais, bastando na maioria dos casos, apenas um navegador HTML.

    Fernando Aragao

  • A acertiva está correta, pois é possível acessar o arquivo através de um navegador qualquer, e por meio dele, realizar back ups, dowloads, uploads, etc.. 

  • E se o cara não tiver acesso a internet ? kkk 

     

    PMAL, TO CHEGANDO AI !! 

  • se o cara não tiver acesso à internet, se o modem quebrou, se a internet não foi paga, se eu não tenho placa de rede, se eu não tenho computador...

     

    Sabiam que em questões de informática a banca é obrigada a mencionar qualquer restrição que impeça o funcionamento do hardware ou do softaware? e que se ela não mencionou, subentente-se que não há nenhuma limitação? A banca nunca colocou no seu edital que nós somos obrigados a adivinhar restrições e isso é reiterado no dia da prova, no cadeno de questões, na segunda folha. Lá está escrito algo mais ou menos assim: em questões de informática, a menos que seja informado alguma restrição, subentende-se que não há restrição para o perfeito funcionamento do software e do hardware. Portanto, parem de procurar pelo em ovo!

  • Vou la na CESPE ver se eles não armazenam mais nenhum arquivo...

    Tem que estar tudo em Cloud...

  • Tendo Internet ta tudo bem - CESPEPRUDÊNCIA

  • Tecnologia cloud computing / computação em nuvem

    Necessita apenas da disponibilidade de INTERNET

  • Também discordo do gabarito, não dá pra afirmar que não há mais necessidade de instalar ou armazenar aplicativos, arquivos e outros dados no pc."

     

    Na internet encontrei trechos de dois artigos que confirmam que o gabarito seria errado.

    Observem que "não é preciso instalar aplicativos pra tudo" é totalmente diferente de "não precisar mais de nenhum aplicativo".

     

     

    "Com a cloud computing, muitos aplicativos, assim como arquivos e outros dados relacionados, não precisam mais estar instalados ou armazenados no computador do usuário ou em um servidor próximo. Esse conteúdo passa a ficar disponível nas nuvens, isto é, na internet." 

    https://www.infowester.com/cloudcomputing.php

     

    "Quando se fala em computação nas nuvens, fala-se na possibilidade de acessar arquivos e executar diferentes tarefas pela internet. Quer dizer, você não precisa instalar aplicativos no seu computador para tudo, pois pode acessar diferentes serviços online para fazer o que precisa, já que os dados não se encontram em um computador específico, mas sim em uma rede."

    https://www.tecmundo.com.br/computacao-em-nuvem/738-o-que-e-computacao-em-nuvens-.htm

  • Pode-se utilizar via navegador. Então não há necessidade neh.
  • DAÍ ACESSA A NUVEM COMO? TELEPATIA?

  • Fiquei em dúvida. Não é necessário um navegador de internet? E o navegador de internet não é um aplicativo?

  • É mais uma questão de interpretação do que didático... "dada a DISPONIBILIDADE do conteùdo NA INTERNET.

    sem internet não tem jeito.

  • CLOUD COMPUTING (COMPUTAÇÃO NA NUVEM)


    Lembre-se de que a nuvem é uma metáfora para a Internet.
    A computação na nuvem é multiplataforma, ou seja, pode ser acessada por

    meio de tablets, computadores ou notebooks, e não há a necessidade de o pro-
    grama estar instalado na máquina, pois ele é executado na rede
    .

    EXEMPLO Google Drive,ONE DRIVE.

    Google Drive: serviço da empresa Google.
    – No Google Drive, há o serviço Google Docs, que é similar ao Office
    Online;
    – Para ter acesso a esse serviço, é necessário ter uma conta no Google
    para fazer o login
    .

    Acerca de segurança e gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas, julgue o item a seguir.

    Com a cloud computing, não há mais necessidade de instalar ou armazenar aplicativos, arquivos e outros dados afins no computador ou em um servidor próximo, dada a disponibilidade desse conteúdo na Internet.   CERTO

  • mesmo com a disponibilidade da internet, ao meu ver, seria necessário algum meio para acessar a nuvem, como um navegador, por exemplo.

    isso já levando em consideração uma maquina com sistema operacional instalado

  • próximo concurso vai falar que com a computação na nuvem não precisa nem de energia elétrica pra funcionar... é pra acabar!!! utilizam os termos como querem... basicamente: "responde que eu te dou a justificativa"

  • Fatality.

  • ''Com a cloud computing, não há mais necessidade de instalar ou armazenar aplicativos, arquivos e outros dados afins no computador ou em um servidor próximo, dada a disponibilidade desse conteúdo na Internet.''

    Acho que a questão está errada por conta desse afins ai kkk

  • Se eu passar por uma questão dessas 500 vezes, 500 vezes eu vou colocar como errada, pois eu não sou nem doido. O doido é o examinador, que não quer examinar nada, ele é o eliminador. Kkk
  • Próxima questão Cespe: "Para acessar a Nuvem não é necessário possuir Internet."
  • O CARA QUE COLOCOU ESSA QUESTÃO COMO VERDADEIRA DEVERIA ESTAR MUITO DOIDÃO

  • muito facil para os professores darem o gabarito "correto" depois que sai o gabarito da banca.

    como a pessoa vai acessar os web services se nao tiver um browser instalado? 

  • "Não há necessidade de armazenar aplicativos." Então se eu quiser jogar, a melhor opção é pela Nuvem? Ainda bem que esse tipo de questão é a minoria.

  • O segredo da questão estar correta é o termo DESSE que retoma aplicativos, arquivos, etc, assim restringe para esses itens mencionados desde que estejam disponíveis na internet (dada a disponibilidade desse conteúdo na Internet).

  • Com a cloud computing, muitos aplicativos, assim como arquivos e outros dados relacionados, não precisam mais estar instalados ou armazenados no computador do usuário ou em um servidor próximo. Esse conteúdo passa a ficar disponível nas nuvens, isto é, na internet.

     

    Brasil !

  • Resposta do professor: uma questão muito mais de português que de informática....pqp!

  • Calma galerinha do youtube , se liga , sempre que falar de computação na nuvem , pensa logo no OFFICE 360 da MCSOFT , da pra criar textos no word sem nem ter word, logo, nao precisa de instalação de Aplicativo , de drive, de hardware , de spyware , de malware,kkkkkkkkk, de nada .

    espero ter ajudado ...

  • COMO SE PRETENDE ACESSAR AS INFORMAÇÕES DA NUVEM SEM UM APLICATIVO INSTALADO QUE FAÇA ISSO??


    VIAJOU DEMAIS A CESPE

  • Correto


    Recomendo que acessem o Google Drive de vocês.

  • Tá maluco, examinador? como vou acessar a nuvem sem ter um aplicativo (navegador ou o próprio aplicativo da nuvem).

    Como vou sair do fracasso assim?

    Ajude-me!

  • Cloud computing: como se fosse um computador no navegador. Possui softwares disponíveis na nuvem o qual possibilita o trabalho de lá mesmo. Exemplo claro disso é o word online.


    Cloud Storage: apenas armazena dados, sem nenhum tipo de artifício que possa alterá-los.

  • Marquei como certa pelo próprio contexto da definição " cloud Computing " que de fato armazena dados e abre a possibilidade da execução de aplicativos pelo uso da internet. Até aí ok! Mas para usar a internet é necessário que se tenha instalado aplicativos que viabilizem isso obviamente. Questão mal formulada!

  • Nossa, estou passada! Como assim não usaremos aplicativo?

  • Com certeza esse gabarito visava algum filho de alguém importante!

  • Gabarito altamente questionável. Mesmo com a parte "dada a disponibilidade desse conteúdo na Internet" ainda seria necessário ter apps instalados. Como acessar o serviço na nuvem sem um navegador ou programa que permita a conexão com o servidor?


    Famosa questão curinga: qualquer resposta serve.



  • Gabarito: CERTO


    Com a cloud computing, não há mais necessidade de instalar ou armazenar aplicativos, arquivos e outros dados afins no computador ou em um servidor próximo, dada a disponibilidade desse conteúdo na Internet.


    Quando se fala em computação nas nuvens, fala-se na possibilidade de acessar arquivos e executar diferentes tarefas pela internet. Quer dizer, você não precisa instalar aplicativos no seu computador para tudo, pois pode acessar diferentes serviços online para fazer o que precisa, já que os dados não se encontram em um computador específico, mas sim em uma rede.


    Uma vez devidamente conectado ao serviço online, é possível desfrutar suas ferramentas e salvar todo o trabalho que for feito para acessá-lo depois de qualquer lugar — é justamente por isso que o seu computador estará nas nuvens, pois você poderá acessar os aplicativos a partir de qualquer computador que tenha acesso à internet.


    Basta pensar que, a partir de uma conexão com a internet, você pode acessar um servidor capaz de executar o aplicativo desejado, que pode ser desde um processador de textos até mesmo um jogo ou um pesado editor de vídeos. Enquanto os servidores executam um programa ou acessam uma determinada informação, o seu computador precisa apenas do monitor e dos periféricos para que você interaja.


    Fonte: https://www.tecmundo.com.br/computacao-em-nuvem/738-o-que-e-computacao-em-nuvens-.htm

  • Questão correta e sem segredo.

  • só tem uma explicação para esse gabarito: o uso contínuo de entorpecentes.

    como vou acessar os arquivos da nuvem sem ter um aplicativo próprio para tal finalidade instalado no computador???

  • Questão pra Cespe decidir o gabarito de acordo com os "afilhados"

  • Achei que o navegador fosse necessário pra acessar a tal Cloud Computing......... Mas pelo visto dá pra acessar por telepatia ou osmose. Cespe, cespe....

  • Então quer dizer que não preciso deles instalados no meu computador (até aqui ok), mas os servidores também não vai precisar deles instalados não?

  • Questão errada!

    Imagina, então pegarei meus arquivos de execução do Windows (inicialização, configurações...); colocarei na nuvem e irei deletá-los do meu computador: NÃO VAI LIGAR NEM FUNCIONAR o computador.

    Quando a banca bota ARQUIVOS, torna a questão errada.

  • da Série: A CESPE contratou um louco para desenvolver questões de informática. Questão sem lógica alguma!

  • Fere um princípio básico de segurança da informação, Princípio da Disponibilidade.

    Pior de tudo é ver professores querendo justificar gabarito. Não existe!

    É só você imaginar salvando um trabalho seu da faculdade apenas na nuvem, contando que irá imprimi-lo na faculdade e ao chegar lá não tem internet. E aí?

    O mais seguro e indicado, evidentemente, seria você salvar no seu notebook,na nuvem e só pra garantir, no pendrive 4GB. Parece absurdo,mas não é. Isso se chama "Segurança da Informação", sempre pautada na lógica do "MERDAS ACONTECEM".

  • O pior é que está correta mesmo. A gente sempre se limita ao achar que computação em nuvem é só google drive, one drive, dropbox, etc. Quando pensamos maior, lembramos que temos SaaS, PaaS e IaaS/EaaS.

  • ja que nao preciso de aplicativo para acessar a nuvem, vou abrir umas video aulas em streaming pelo windows explorer mesmo hahaha.

  • infelizmente está errada , está generalizando, porque nem todos os programas podem ser usados na nuvem, exemplo disso é o edge, internet explorer, Chrome, que é a ponte para a nuvem....maaaaas, vamos ser espertos e seguir o baile da cespe.

  • Totalmente cabível de recurso.

  • O examinador não transa, só pode!

  • Não haverá mais necessidade, o dia em que 100% de todas as aplicações estiverem desenvolvidas para a WEB .Cespe desgraçado !

  • Como irá acessar as nuvens sem instalar no mínimo um navegador, seja no celular ou no computador, como acessar seu drive sem a utilização do aplicativo drive instalado, ou internet explore instalado, essa questão deveria ser mudada.

    Cespe cespando!

  • Professor, perdoe-me, mas o senhor está tão perdido quanto eu nesta questão!

  • Questão restringe demais.Discordo tb

    Gab C pessoal.

  • Como o colega disse, questão coringa!!!

  • Questão do tipo QUEM SABE MUITO ERRA.

    cloud computing = computação em nuvem

    esta tudo na nuvem então CERTO.

    kkkkk....

    brincadeira!

  • Questão não muito clara, pois "Cloud Computing" é diferente de "Cloud Storage" = que é Armazena em nuvem. Esta plataforma é mais utilizada para armazenamento de programas, arquivos, etc. a questão usou o termo " Cloud Computing" de forma genérica e ampla.

  • VANTAGENS da Nuvem:

    1-   SEGURANÇA no armazenamento de dados

    2-   FÁCIL ACESSO de dispositivos móveis de qualquer lugar.

     

    3-   POUPAR ESPAÇO FÍSICO à Com a cloud computing, não há mais necessidade de instalar ou armazenar aplicativos, arquivos e outros dados afins no computador ou em um servidor próximo, dada a disponibilidade desse conteúdo na Internet. A "cloud computing", ou computação nas nuvens, consiste no armazenamento (cloud storage), serviços (SaaS), plataformas (PaaS) e hardware (infraestrutura, IaaS) na Internet, dispensando a instalação e configuração de aplicativos locais, bastando na maioria dos casos, apenas um navegador HTML.

    4-   Gerar ECONOMIA DE ENERGIA.

  • muita discussão em uma questão simples galera, se a intenção é as coisas subirem para a nuvem não há necessidade de salvar nada na máquina mesmo não.

    quanto a dúvida de não se instalar nada, não há mesmo não, caso alguns não saibam há SISTEMAS COMPLETOS online, com word, excel, adobe, tudooo você mexe tudo online, utilizando o INTERNET EXPLORER (que já vem no windows, por ex) sendo o computador apenas uma mera PONTE para os dados já virtualizados.

    Questão Corretíssima.

    espero ter ajudado.

  • Os navegadores não são apps? Como acessar a internet sem um navegador? QUESTÃO ERRADA.

  • Extrapolação total.

    Como você vai utilizar o Dropbox sem o applet cliente deles?

    Até pelo navegador vai precisar DO NAVEGADOR para acessar o Dropbox.

  • Deveria ser: Com o cloud computing é mais viavél armazenar dados na nuvem,dada a disponibilidade desse conteúdo na nuvem. Agora dizer que não ha mais necessidades fica um pouco confuso.

  • Não há MAIS necessidade - - - questão ERRADA.

    Não há necessidade - - - questão CORRETA.

    triste ver os professores se esforçando pra validar a questão.

  • Quem errou, acertou!

  • A questão afirma que não há mais necessidade, não afirma que não poderá mais ser instalado. Questão correta, sem choro.

    Q460159 - Cespe 2014 - Policia Federal 

    Entre as desvantagens da computação em nuvem está o fato de as aplicações terem de ser executadas diretamente na nuvem, não sendo permitido, por exemplo, que uma aplicação instalada em um computador pessoal seja executada.

    Cespe deu como errada.

    Questão utilizada para reiterar meu comentário, mais uma vez, não ter necessidade e não ser permitido são duas coisas totalmente diferentes.

  • Não tem necessidade de instalar nada? nem o app da nuvem ?? ta bom viu.... blz... çei

    Capaz que liga o computador e automaticamente as informações aparecem no browser

  • Questão de Raciocinio Lógico, o CESPE é multidisciplinar.

  • QUE VIAGEM É ESSA VEI?

  • QUE VIAGEM É ESSA VEI?

  • Errou por generalizar demais. Tornou-se desnecessário então instalar um Pacote Office em computadores (MS-Office ou LibreOffice) porque o GDrive oferece soluções em nuvem??

    Tornou-se desnecessário instalar softwares servidores de FTP porque temos Gdrive e OneDrive?

    A solução em nuvem é uma mão na roda, mas não substitui AINDA, completamente, as soluções locais offline.

  • o Cespe ta de brincadeira!

    rsrsrsrsrs

    é opcional, mas eles afirmam que não há mais necessidade de instalar. E ainda sustenta a questão!!

  • O Supremo Tribunal CESPE ataca novamente. Questão ridícula.

  • É necessario ter arquivos do Windows(ou outro sistema operacional) no computador ........

    não há mais necessidade de instalar ou armazenar aplicativos, arquivos e outros dados afins no computador??????????????????

    OCHêee!!!

    WTF..........

  • Raciococínio lógico em informática... PCDF aí vou eu!!!

  • Tá "serto", Cespe. Vou acessar tudo pela força do pensamento agora.

  • Típica questão que a banca poderia dar a respostas que quisesse e teria justificativa para o gabarito. E digo mais, conhecendo o Cespe, esse tipo de questão (simplista/generalista) costuma estar errada.

  • Questão discricionária

    Deixaria em branco na prova

  • Não precisa instalar nem o sistema operacional kkkkkkkkkkkkkk

    Próxima questão do cespe vai dizer que, graças ao Cloud Computing, não precisamos nem mais de HD

  • essa banca só tem maconheiro

  • Graças ao Cloud Computing, a INTERPOL fechou e todos os arquivos foram salvos lá

  • Não precisaria pelo menos do aplicativo como o OneDrive para "abrir" a nuvem? Qual foi, Cespe

  • Esse examinador fumou capim só pode.. PQP

  • Questão cabulosaa

  • Ela se refere ao avanço da tecnologia. Assim, por se tratar de elemento sofisticado, ele fornece um bom meio de armazenamento e aplicação de grande importância, no qual NÃO É NECESSÁRIO UTILIZAR OUTROS PROGRAMAS.

  • Branco e próxima...

  • Subjetividade descarada! Fuja examinador

  • Ridículo esse gabarito, e se minha internet cair e eu precisar terminar algo importante que está salvo na nuvem?

  • rapaz, essa cespe brinca mesmo nao viu, discordo do gabarito

  • MAIS UMA DO CESPE ....

    1000 VEZES ERRADO

  • Mano, gostei muito do comentário do professor. Achei justo!

  • oxe, daqui a pouco a cespe vai dizer que graças ao cloud computing encontramos a cura do corona virus :S

  • É cada uma viu...

  • Não fica disponível na internet, fica disponível na nuvem e essa pode ser acessada através da internet.

  • Questão Correta. Realmente nao há "necessidade", maaas não tira o fato de que seja "melhor" fazer.

  • EXATO.

    _________

    Questão muito boa. Vem comigo:

    > De fato não precisa ser mais instalado/armazenado os apps, arquivos...pelo simples fato de todos eles já estarem na Rede, ou seja, na Nuvem. Agora, caso a assertiva viesse assim:

    "Mesmo com o advindo da cloud computing, ainda há a necessidade de se instalar ou armazenar aplicativos, arquivos e outros dados afins no computador ou em um servidor próximo, mesmo com a disponibilidade desse conteúdo na Internet, para fins de proteção e segurança." ERRADO

    > Ou seja, a assertiva poderia trazer uma ideia de concessão e finalidade: "Mesmo com o advindo da cloud computing, [...]" e "[...] para fins de proteção e segurança.", respectivamente, para tentar desestabilizar o candidato, mas como sabemos que um dos benefícios da computação em nuvem é tirar essa necessidade de armazenamento no PC ou servidor, marcaríamos ERRADO e seguiríamos o baile.

    BONS ESTUDOS.

  • Em tese realmente não precisa mais, porém por fins de segurança descordo do gabarito uma vez que é sempre bom termos um backup dos nossos dados em um HD externo mesmo tendo a nuvem.

  • Se não há necessidade de armazenar um aplicativo no computador, como um software "cliente" vai acessar a plataforma do serviço de cloud? Onde vai ficar instalado o navegador do computador, por exemplo? Questão com gabarito sem pé nem cabeça. Deve existir um mínimo de recursos instalados no cliente.

  • Materia de português ou de informática?

  • Ok, Cebraspe. Não vale questão vinda do futuro!!!

    Pior que ainda tem gente justificando. Isso é um punição pra quem estuda.

    É óbvio que ainda há necessidade de instalação de aplicativos e armazenamento de arquivos localmente, grande parte dos próprios aplicativos de cloud computing devem ser instalados localmente para que se tenha acesso à nuvem, e muitos deles mesmos fazem o armazenamento inteligente no computador do usuário. Esse armazenamento inteligente usa regras como a frequência de uso, pelo usuário, de determinados arquivos para que este tenha acesso mais rápido, pois o acesso pela internet ainda é muito lento, se comparado ao acesso local, mesmo usando a internet mais pika. Sem contar a necessidade de instalação, nos PCs, dos navegadores, que são essenciais para o uso de aplicativos de nuvem, como o Google Docs e afins, ou, no caso dos smartphones, de instalação dos aplicativos.

    Questão ERRADA, tanto na prática quanto, ainda, na teoria. Quem sabe no futuro tenhamos essa capacidade.

  • Ė difícil a vida do concurseiro

  • Rapaz, não precisa mais de aplicativos foi forçar a barra demais. Não especificou a finalidade, se a questão completasse como "instalar aplicativos com a finalidade de armazenar informações" ai tudo bem, porém eu tenho uma infinidade de aplicativos que o serviço de nuvem não oferece.

  • MEU DEUS, ESSE PROFESSOR EXPLICANDO É RUIM DEMAIS!

  • CESPE tem que ser objetivo, tem muita pegadinha sim, mas as questões vão direto ao ponto. Nesse caso trata-se de nuvem, o que engloba SaaS, IaaS, DaaS, PaaS, ou seja, armazenamento de dados, aplicativos, até maquinas inteiras se quiser. É possível utilizar apenas de uma máquina com SO instalado, e trabalhar só na nuvem

  • Como não há necessidade????

  • Prazer.

  • #ERREI

    Impressão ou era mais interpretação de texto do que o conteúdo? rs

    O desse retoma a cloud computing no caso não precisa instalar ou armazenar aplicativos, arquivos e outros JÁ QUE O CLOUD COMPUTING pode fazer isso e disponibilizou na internet.

    Com a cloud computing, não há mais necessidade de instalar ou armazenar aplicativos, arquivos e outros dados afins no computador ou em um servidor próximo, dada a disponibilidade desse conteúdo na Internet.

  • Beleza, Cespe.

  • tá bom, não mais necessidade de ter um arquivo em seu pc... se por acaso você ficar sem internet, que no Brasil é ainda muito instável, você se lascou.

  • Errada! Errada! Errada! Errada! Errada!

    Professor ainda passa pano numa questão COMPLETAMENTE absurda dessa!

    Dependendo do serviço contratado, HÁ, SIM, NECESSIDADE DE INSTALAR APLICATIVOS. E outra, a justificativa é mais bizarra ainda!!

    A bost@ do examinador copiou e colou isso de algum lugar e deu como absoluto!

    Esses examinadores do cespe, em informática, geralmente são PREGUIÇOS0S na hora de elaborar questões, terminam fazendo esse tipo de cag@da.

  • Questão lixo. No caso, estaria falando de falando de SAAS. ¬¬'

  • O que me quebrou nessa questão foi "não há mais necessidade de instalar ou armazenar aplicativo", porém não especifica o tipo de Aplicativo.

    Definição de Aplicativo: é o  projetado através de Linguagem de programação para executar um grupo de funções, tarefas ou atividades coordenadas para o benefício do .

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Software_aplicativo

    Creio que mesmo quando uma empresa possui a computação em nuvem, ainda sim é necessário instalar alguns aplicativos no PC.

    O que muda talvez é não precisar instalar, por exemplo, um Outlook da vida, mas ainda sim precisamos de Navegadores e outros..

    Mas ok, devemos aceitar as definições do CESPE e nem discutir..

  • CESPE APELANDO....SÓ PQ EU ESTAVA ACERTANDO TUDO....ESSE "ERRO" VAI DE BRINDE PRA QUEM INVENTOU ESSA QUESTAO.

  • Essa questão é de 2013 se cair num concurso da atualidade é passível de recurso.

  • vai tomar na desgraça

  • lógico. batata vc ter um computador bem meia boca e comprar TD da nuvem. plataforma. espaço para dados. baixar um navegador e pronto
  • Isso, vou desinstalar todos os softwares do meu pc, até os navegadores, e vou acessar a internet igual o professor xavier pra acessar as informações das nuvens... forçação de barra ein cespe

  • ERREI ESSA DESGRAÇA

  • Desinstala quem quer... Acertei! ^^

  • não há mais necessidade de instalar ou armazenar aplicativos, arquivos e outros dados afins no computador

    claro que nao ne , nao preciso instalar os drives para rodar os componentes do PC

    claro que nao ne ,nao preciso mais instalar o software de antivirus

    claro que nao ne , vou transferir um arquivo PDF para minha maquina e nao vou precisar do adobe ne

    urum entendi

  • Mas precisa de um navegador instalado para obter acesso.

    Sigamos...

  • GAB: C

    Gente, deixa de coisa.. quando se fala em a cloud computing pensamos logo em armazenamento de arquivos, quando a questão diz que NÃO É NECESSÁRIO você instalar ou armazenar apps é porque realmente não precisa já que você pode armazenar na nuvem, uai

  • Premissa básica da C.N:

    Wikipédia - A maior vantagem da computação em nuvem é a possibilidade de utilizar  sem que estes estejam instalados no computador.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Computa%C3%A7%C3%A3o_em_nuvem#Vantagens

     " não há mais necessidade de instalar "

    Embora possa ser instalado, não há mais necessidade de instalar...

    Gabarito correto.

  • DISCORDO

    "não há mais necessidade de instalar ou armazenar aplicativos"

    Tente acessar a nuvem sem um navegador ou app!

  • Ano: 2013 Banca:  Órgão:  Provas:  

    Julgue o item seguinte, relativo ao Google Chrome e ao armazenamento de dados na nuvem.

    Um dos meios de se armazenarem dados na nuvem consiste na utilização do modelo de serviços denominado SaaS (software as a service). Nesse modelo, o cliente utiliza-se de aplicações, como browser, para acessar os servidores, e todo o controle e gerenciamento do armazenamento é realizado pelo provedor de serviço.

    Gabarito: Certo.

  • uhe...no minimo vc tem q instalar um browser...

    essa coisa de que "supoe-se" que ja tenha instalado um sistema oprecional., nao existe com a cespe...

    quantas questoes q a gente pode supor e depois se fpde...

    essa ai é daquelas que ela coloca o gabarito que quiser

  • Uh uh sei....vou na internet e acho tudo que tenho armazenado na nuvem.....acho que eu deveria ira é no SERVIDOR....mas td bem , segundo essa questão eu vou na internet e encontro

  • Quer dizer que na nuvem tem todos os aplicativos que necessito? e o navegador pra acessar a nuvem, tiro de onde?

  • Agora a Cespe manda e desmanda no que o usuário deve instalar no seu computador ou não... Só pode!

  • Se a Cespona quisesse poderia muito bem dar como errada essa questão.

  • Ótima questão para deixar em branco na prova.

  • Cespe, como sempre, forçando o entendimento dela

  • ESSA BANCA NÃO É DE DEUS KKKKK

  • Desde quando navegador não é software?

  • É como dizer que no devido ao jogos de futebol proporcionarem a pessoa assistir jogos em qualquer lugar do mundo não há mais a necessidade de vc assistir jogos no estádio.

  • tipo de questão que a banca escolhe o gabarito, tem dupla possibilidade.

  • CERTA,

    Galera, é preciso ver o que a QUESTÃO PEDE. Certíssima a questão.

    QC - COM A CLOUD COMPUTING, não há mais necessidade de instalar ou armazenar aplicativos, arquivos e outros dados afins no computador ou em um servidor próximo, dada a disponibilidade desse conteúdo na Internet.

    -- A questão deixa BEM CLARO (COM A CLOUD COMPUTING) que a NÚVEM fornece TUDO, ou seja:

    Serviços (SaaS);

    Plataformas (PaaS);

    Hardware (infraestrutura, IaaS) na Internet... TUDO! Porém... repito...COM A CLOUD COMPUTING....!

    bons estudos.

  • Verdade, Cespe. O computador já inicia na página inicial do Chrome.

  • APERTOU O BOTÃO "LIGA", JÁ ABRE O CHROME.

    TÁ "SERTO", CESPE!

  • Meu irmão, que viagem é essa???????

  • CERTO! não há mais a necessidade...

    CARACTERÍSTICAS DA COMPUTAÇÃO NA NUVEM

    ↳ Autosserviço sobre demanda:

    Um serviço de nuvem deve prover ferramentas para que o cliente possa administrar seus recursos de forma independente, sem que seja necessária a intervenção de um funcionário específico do serviço de nuvem, ou mesmo chegar a partes de mais baixo nível do datacenter.

    ↳ Amplo acesso via rede:

    Os serviços de nuvem devem ter amplo acesso via rede, permitindo que diversos dispositivos clientes possam se conectar aos recursos hospedados nele. Além da variedade de dispositivos, pela própria natureza da nuvem, a conectividade deve envolver meios de redundância, além da alta largura de banda. Estes pontos são muito importantes, já que a tendência é que uma grande quantidade de dispositivos façam parte de uma aplicação que esteja hospedada na nuvem.

    (CESPE, 2015) A computação em nuvem é constituída de várias tecnologias e formada por um conjunto de servidores físicos e virtuais interligados em rede.(CERTO)

    ↳ Isolamento entre ambientes:

    Esse conceito também pode ser encontrado com nome de “agrupamento de recursos multi-inquilino”. Um inquilino (ou “tenant”, expressão inglesa comumente utilizada) é um cliente que utiliza uma determinada aplicação hospedada em um provedor de cloud computing, sendo que esta mesma aplicação é utilizada por vários e diferentes clientes ao mesmo tempo. Por isso, aplicações que dão suporte à utilização de vários clientes dentro da mesma estrutura são chamadas aplicações “multi-inquilino” (ou “multi-tenant”).

    ↳ Elasticidade rápida:

    O cliente deve ser capaz de aumentar os recursos computacionais rapidamente de forma manual ou automática, sem a necessidade de interação humana ou de processos demorados de encomenda de novos equipamentos.

    ___

    #Questões:

    1} Na computação em nuvem, elasticidade é a capacidade de um sistema de se adaptar a uma variação na carga de trabalho quase instantaneamente e de forma automática.(CERTO)

    2} As características da computação na nuvem incluem a elasticidade, que consiste na capacidade de adicionar ou remover recursos para lidar com a variação de demanda.(CERTO)

    ↳ Mensuração dos serviços:

    O serviço de nuvem deve permitir que seus clientes possam consultar, de forma fácil, a quantidade de recursos utilizados em um determinado intervalo de tempo. Entre estes recursos que são interessantes de serem mensurados, podemos citar o armazenamento utilizado, a capacidade computacional utilizada pelo serviço e a largura de banda (já que os serviços de nuvem geralmente calculam suas tarifas com base nestes números).

    ___

    #Questão Cespiana:

    Para que a aplicação seja considerada realmente na nuvem, ela deve atender a características essenciais, tais como autosserviço sob demanda; acesso por banda larga; agrupamento de recursos; elasticidade rápida; e serviço mensurado.(CERTO)

    [...]

    ____________

    Fontes: Treina Web; Questões da CESPE; Colegas do QC.

  • KKKKKKK seguindo essa lógica você não precisa nem instalar o navegador mais.

  • Ta serto”.

  • questao ao meu ver desatualizadaaa!

  • questão mal formulada da poha

  • E como acessar os serviços que a nuvem oferece sem um navegador?

    Banca fdp --'

  • Então gente, eu mandei essa pergunta para um colega que trabalha com Engenharia de TI para sistemas e operações em cloud service para jogos...e ele errou tbm! kkkkkk ele disse que independente de qual nível (IaaS, PaaS ou SaaS e outros) você precisa de aplicativos para acessibilidade, operacionalizar, baixar etc. Pra responder essa questão você precisa mais conhecer a Cespe do que a matéria: ela generalizou e está incompleta? Logo Certa. #vidaqsegue

  • Não a mais necessidade e uma **** cespe fia da ***** arrom******** por************

  • Não a mais necessidade e uma **** cespe fia da ***** arrom******** por************

  • Não a mais necessidade e uma **** cespe fia da ***** arrom******** por************

  • Sei que o gabarito é certo, mas me recuso a marcar... ohhhhh cespe que dá trabalho, mds

  • Em 19/05/21 às 10:08, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 06/04/21 às 19:54, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 09/03/21 às 21:03, você respondeu a opção E.

    !

  • Pela interpretação, acerte! mas esses examinadores da cespe gostam de graça poxa, o mundo é subordinado da cespe

  • Ai você marca certo e da um sorriso :)

    só que antes de clicar responder olha os mais de 190 comentários :|

  • Aos novatos, bem vindos, essa é a Cespe!!

  • Questão muito subjetiva, pode não ter necessidade para uns, mas para outros sim, slá, ainda existem muitos recursos que é necessário sim, então essa questão na verdade a Cespe da o gaba que quiser, tanto C como E, lamentável

  • Pra cima!

  • #CESPIANOCABRADASPEST

    DEUS PROVERÁ !!

    TODO ESFORÇO SERÁ VALIDO !!!

  • Com a cloud computing, não há mais necessidade de instalar ou armazenar aplicativos, arquivos e outros dados afins no computador ou em um servidor próximo, dada a disponibilidade desse conteúdo na Internet.

    Interpretei da seguinte forma: Realmente não há a necessidade de armazenar esses arquivos no computador e muito menos em um servidor PRÓXIMO. Por ser cloud computing, o usuário não está restrito a armazenar os arquivos em servidores próximos.

    Se ler com atenção, verá que a questão não descarta o armazenamento em servidores, apenas diz que não precisa ser em servidores próximos.

  • Aí dentro, Cespe.
  • caí no não há mais necessidade
  • A computação em nuvem ( cloud computing) :  é uma tecnologia que permite a distribuição dos seus serviços de computação

    •  o acesso online a eles sem a necessidade de instalar programas. 

  • caiu a internet ja era

  • Discordo do gabarito.

    Existe todos os aplicativos e programas que se deseja nas nuvens?

    Outra, existe o microssoft 365 na nuvem, mas nem todos podem pagar.

    Então usa-se outros que não estão na nuvem.

    Tipo uma licença permanente do Office 2019 Home and Student

    Você faz o Download e recebe uma chave de ativação .

  • Discordo do gabarito. Então não temos mais a necessidade de fazer backup dos arquivos quando os estes estão salvos na nuvem?! Palhaçada do CESPE.

  • " não há mais necessidade de instalar ou armazenar aplicativos.."

    Virou lei agora? Que p@rra é essa CESPE

  • A CESPE, sempre zoando com a sua vaga do o curso. E se a internet cair?

  • questão ridícula.