SóProvas


ID
1680529
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Criminalística
Assuntos

Um técnico do CNMP, atuando no âmbito do levantamento de dados, imagens e informações em formato digital para documentar ocorrências e instruir processos investigativos, fez uso de um procedimento científico de coleta, exame, autenticação, preservação e análise dos dados mantidos em meios de armazenamento digital, de tal maneira que estas informações pudessem ser usadas como prova em juízo. Para isso, ele lidou com os seguintes problemas: recuperação dos dados sem prejuízo ao seu valor probatório, armazenamento com segurança dos dados recuperados, busca de informações significativas em um volume muito grande de dados e a própria apresentação das informações em juízo. Sua preocupação maior era garantir a segurança da informação. Cientificamente, estes procedimentos caracterizam o processo de

Alternativas
Comentários
  • letra "a"

    pericia forense computacional

     

  • Letra A - Perícia Forense Computacional.

    Segundo Dan Farmer, a perícia forense computacional (forensics), "trata-se da captura e análise de evidências tanto quanto possível, livres de estarem distorcidas ou tendenciosas, de tal forma a reconstituir determinados dados ou o que aconteceu num sistema no passado ".

  • A perícia forense computacional também conhecida como “computação forense, forense ocupacional, criminalística computacional, forense digital, investigação eletrônica e perícia eletrônica, é a aplicação de conhecimentos em informática e técnicas de investigação com a finalidade de obtenção de evidências. A perícia forense é uma área relativamente nova e tornou-se uma prática investigativa importante tanto para as empresas quanto para a polícia. Utiliza métodos científicos para identificar, preservar, analisar e documentar evidências localizadas em computadores e outros dispositivos eletrônicos. Alguns procedimentos devem ser seguidos pelo perito para assegurar que a evidência não seja comprometida, substituída ou perdida. Porém, se não forem seguidos, os juízes poderão considerar as evidências inadmissíveis, os advogados de defesa poderão contestar sua legitimidade e o caso poderá ser prejudicado. A perícia forense possui quatro procedimentos básicos: todas as evidências devem ser identificadas, preservadas, analisadas e apresentadas. As tarefas envolvidas em uma investigação se enquadram em um destes grupos, como podem ser realizadas através da maioria ou de todas elas". FREITAS, Andrey Rodrigues de. Perícia Forense Aplicada à Informática. Brasport, 2007, p. 1 e 2.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A