SóProvas


ID
1680610
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A respeito do gerenciamento do processador e da memória em sistemas operacionais, julgue o item subsequente.

Caso utilize a técnica de memória virtual, um sistema operacional pode carregar e executar um programa de 32 Mb em um computador com 8 Mb de memória principal.

Alternativas
Comentários
  • Caso utilize a técnica de memória virtual, um sistema operacional pode carregar e executar um programa de 32 Mb em um computador com 8 Mb de memória principal. (CORRETO: Isso é possível graças à função de paginação (paging) ou troca (swapping), que possibilita a uma aplicação utilizar mais memória do que a fisicamente existente (essa é a função mais conhecida). Esse recurso funciona alternando os recursos entre a memória principal (volátil) e a mémória secundária (não volátil), em função disso provavelmente haverá degradação no desempenho de entrada e saída.)

  • Memória virtual é uma técnica que usa a memória secundária como uma cache para armazenamento secundário. Houve duas motivações principais: permitir o compartilhamento seguro e eficiente da memória entre vários programas e remover os transtornos de programação de uma quantidade pequena e limitada na memória principal.

    Gabarito CERTO. Poder até pode, porém, o desempenho da máquina será drasticamente comprometido. 

  • Segundo Silberschartz Memória Virtual:

    Memória virtual:

    A ideia básica por trás da memória virtual é que cada programa tem seu próprio espaço de endereçamento, que é dividido em blocos chamados páginas. Cada página é uma série contígua de endereços. Essas páginas são mapeadas na memória física, mas nem todas precisam estar na memória física para executar o programa.  Quando o programa referência uma parte de seu espaço de endereçamento que não está em sua memória física, o sistema operacional é alertado para obter a parte que falta e reexecutar a instrução que falhou.

    De certo modo a memória virtual é uma generalização da ideia do registrador-limite e do registrador-base. Ela também funciona bem em um sistema com multiprogramação, com pedaços e partes de diferentes programas simultaneamente na memória. Se um programa estiver esperando por outra parte de si próprio ser carregada na memória, a CPU poderá ser dada a outro processo.

    A memória virtual é considerada uma técnica que permite que programas possam ser executados mesmo que estejam apenas parcialmente carregados na memória principal. Usa a memória secundária como uma cache para armazenamento secundário. Houve duas motivações principais:

    ·  Permitir o compartilhamento seguro e eficiente da memória entre vários programas

    ·  E remover os transtornos de programação de uma quantidade pequena e limitada na memória principal.


    Gab: C

  • O gerenciamento de memória é feito pelo S.O. 

    A troca de processos pode ser usada tanto pela técnica de MEMÓRIA VIRTUAL como a técnica de SWAPPING.

    A técnica MV é subdividida em outras duas técnicas: A técnica de PAGINAÇÃO e a de SEGMENTAÇÃO.

    PAginação: memória dividida em partes de tamanho fixo.

    Segmentação: Programa é dividido em segmentos de tamanho variados.

  • Mas nesse caso qual tamanho do programa que essa máquina poderia suportar?

  • Bruno, o maior programa que pode ser executado pelo sistema está limitado ao tamanho máximo de memória virtual que ele consegue alocar.

    Nesse caso específico, a memória virtual usa a unidade de armazenamento  do computador como uma extensão da memória  RAM, fazendo com que o programa se execute em pedaços, levando para a RAM  apenas os pedaços que o programa está utilizando no momento.

  • Boa tarde pessoal, gostaria de saber se existe um valor máximo para configurar a memória virtual?

  • 2017

    Embora o sistema operacional, que se constitui de um conjunto de softwares importantes para o funcionamento do computador, realize diversas funções de gerenciamento, ele não consegue aumentar os recursos da máquina.

    Errada