SóProvas


ID
1680763
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeito de métricas de qualidade de código, código limpo e refatoração, julgue o item subsecutivo.

O uso de comentários é uma das técnicas de código limpo que, em conjunto com a refatoração de códigos, permite aumentar a produtividade de desenvolvimento de códigos.

Alternativas
Comentários
  • Até onde eu sei o clean code prega que o código deve ser auto explicativo, ou seja, se você precisa por um comentário pra explicar o que aquele código faz é porque ele não está bem escrito. Não concordo com o gabarito, alguém saberia explicar essa?

  • Marquei errada exatamente por causa da justificativa exposta pela colega Mayara. Alguém?

  • vou tentar explicar, as técnicas de clean code incluem escolhe de nomes de variáveis, métodos e classes, que informam ao desenvolvedor por que existem, o que fazem e como são usados. Vou dar um exemplo: nomeCliente e saldoAtual; as classes devem ter substantivo, por exemplo, Cliente e ContaCorrente, os métodos devem ser representados por verbos ou frases verbais, por exemplo, pagarFatura e transferirDinheiro.  As funções devem ser pequenas e ter no máximo dois parâmetros. Em relação aos comentários (que também é uma das técnicas de clean code) eles devem ser úteis e o mais utilizado é o de esclarecimento. O que isso faz? São comentários que apenas vai descrever o que foi realizado; a explicação de intenção que orientou um decisão; aviso de consequência, o qual serve para avisar sobre consequencias do que foi realizado, coisas desse tipo.

    espero ter ajudado

  • A primeira parte da assertiva afirma que os comentários são uma das técnicas de código limpo. Isso é de fato correto, mesmo que não seja uma prática tão recomendada pelo livro, nós sabemos da dificuldade de enquanto programadores, nos expressarmos de forma clara em um código, por isso o uso de comentários acaba dirimindo essa obscuridade. A assertiva também associa o uso de comentários com refatoração de códigos. De certa forma Clean code e refactoring são práticas bem similares, ambas afetam única e exclusivamente o comportamento interno do software (o código) e nada do comportamento externo (as funcionalidades).  E por último essas práticas quando utilizadas em conjunto permitem aumentar a produtividade de desenvolvimento de códigos? Se pensarmos na utilização de comentários da forma como deve ser seja em quais condições: 1 - para informar 2 - para explicar uma intenção 3 - ou para alertar sobre consequências. Então podemos dizer que os comentários ajudam sim no desenvolvimento de códigos, já que o código é propriedade coletiva do time de desenvolvimento, os comentários podem ajudar aos demais desenvolvedores em futuras manutenções. E sobre a refatoração? Não vou entrar muito em detalhes nesse momento, até por que pretendo postar algo sobre isso, futuramente aqui no fórum. Mas vamos pensar numa casa que além de acumular muita sujeira também estão com os móveis todos bagunçados e desorganizados de forma que inviabilize uma limpeza na casa. Para que houvesse a limpeza os integrantes da casa tiveram que fazer uma boa organização dentro da casa para que fosse possível haver a limpeza dentro de casa. Assim é no código, às vezes não há como fazer uma limpeza no código, pois o mesmo está todo desestruturado, desorganizado. Para resolvermos isso utilizamos a técnica de refatoração para organizarmos e estruturarmos nosso código, e as práticas do Clean Code para deixar o código limpo. Com isso facilitamos tanto futuras manutenções no código, como o desenvolvimento de novas funcionalidades. Portanto questão CORRETA. 

     

    Por Rodrigo Macedo

    FONTE: http://www.itnerante.com.br/profiles/blogs/clean-code-3-coment-rios

  • cespe eh uma PIADA, isso esta ERRADO