SóProvas


ID
1680766
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeito de métricas de qualidade de código, código limpo e refatoração, julgue o item subsecutivo.

Na classificação das métricas de software como quantitativas ou qualitativas, a métrica de pontos de função é tida como qualitativa por ser derivada de uma relação empírica embasada em medidas calculáveis da complexidade do software.

Alternativas
Comentários
  • As métricas de software podem ser classificadas em medidas diretas (quantitativas) e medidas indiretas (qualitativas). 

  • Uma vez que APF consideram os VAF, entendo que ela seja quali-quanti. Mas, cuidado! Essa é somente uma interpretação pessoal sem qualquer embasamento bibliográfico!

  • Achei essa questão difícil. Colo abaixo algumas informações:


    Medidas diretas (quantitativas) e indiretas (qualitativas) (Pressman, 2011 & Kaner, 2004), onde a diferença entre as duas é, sobretudo, que a medida direta envolve apenas uma variável, enquanto medida indireta envolve uma n-tupla em seu domínio (Kaner, 2004).

    A norma IEEE 1061, define medida direta como "métrica que não precisa de outra mensuração ou de qualquer outro atributo", como, por exemplo, altura, peso, horas trabalhadas, LOC etc. enquanto que medida indireta são as medidas extraídas com a utilização de uma ou mais medidas diretas que podem estar combinas com constantes (IEEE 1061, 1998).

    Fonte: http://www.uel.br/cce/dc/wp-content/uploads/VersaoPreliminarTCC-LeticiaSantin.pdf

    Pontos  de  função  são  derivados,  por  meio  de  uma  relação  empírica  baseada  em medidas  calculáveis  (diretas)  do  domínio  de  informações  do  software  e  avaliações qualitativas de complexidade do software.

    Fonte: http://revistapensar.com.br/tecnologia/pasta_upload/artigos/a124.pdf

  • O erro está em dizer "derivada de uma relação empírica", Empírico é um fato que se apóia somente em experiências vividas, na observação de coisas, e não em teorias e métodos científicos.

  • Pressman, Engenharia de Software, pag 543

    Pontos de função são derivados por meio de uma relação empírica baseada em medidas calculáveis(diretas) do domínio de informações do software e avaliações qualitativas da complexidade do software.


    ou seja, a métrica de pontos de função é quantitativa e qualitativa.

    Quantitativa por se basear em medidas calculáveis do domínio de informações do software

    Qualitativa por se basear em avaliações qualitativas da complexidade do software.


    O erro da questão é substituir avaliações qualitativas por medidas calculáveis