-
Os tipos escalares ou primitivos (int, long, double, etc) são suportados desde as primeiras versões do Java, mas não são objetos e sim valores literais. Mas existem classes correspondentes a cada tipo primitivo, como por exemplo Integer, a classe que representa um int, ou Long, a classe que representa o long. Perceba que os nomes das classes se iniciam com letras maiúsculas, enquanto os tipos primitivos se iniciam com minúsculas.
Fonte: http://www.gabaritou.com.br/Questao/Index?page=4&pageSize=10&AreaConhecimentoID=8&DisciplinaID=9&AssuntoID=73&searchOpt=1
-
Ao programar, inevitavelmente você precisa lidar com dados. Para manipular os dados da memória, as linguagens de programação utilizam variáveis. Em Java, é preciso que você especifique o tipo de dado que um determinada variável pode manipular. Java possui 8 tipos primitivos. Esse tipos não derivam de classes e logo não são objetos. Também é verdade que esse tipos primitivos são escalares (tipos compostos seriam vetores). Os demais “tipos” que existem em Java são na verdade classes. Portanto, item correto.
Fonte: http://www.apcti.com.br/fundamentos-java (Esse site tem material gratuito para concursos de TI)
-
Prezados,
Diferentemente de C++, o Java não é uma linguagem híbrida. Ela foi projetada para suportar apenas programação orientada a objetos. No entanto, Java tem tantos tipos escalares primitivos quando classes, e ambos são suportados pela máquina virtual.
Portanto a questão está correta.
-
Gabarito: Certo
Tipos primitivos ou escalares em Java: int, byte, short, long (Inteiro); float, double (Ponto flutuante); char (Caractere), boolean (Booleano).