SóProvas


ID
1680976
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública

Com referência à evolução da administração pública e à qualidade de vida no trabalho, julgue o próximo item.

O controle por resultado objetiva a diminuição da burocracia, substituindo o controle rígido pari passu por um controle a posteriori dos processos administrativos.

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO CORRETO)

    A Administração Gerencial tem por escopo a obtenção de resultados, atém do controle a posteriore. Por outro lado, a   Burocracia ( Max Weber) que tem foco no controle rígido ( pari passu), volta-se para si mesma, sendo autorreferente.

    ---------------------------------

    Fonte: Resumo PDRAE ( Bresser Pereira)

  • Então, o gabarito é CORRETO se considerada a fonte do Bresser "A Reforma do estado dos anos 90".


    PEREIRA, Luiz Carlos Bresser. Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado. A Reforma do estado dos anos 90, p.12:

    "Aos poucos foram-se delineando os contornos da nova administração pública: (1) descentralização, do ponto de vista político, transferindo recursos e atribuições para os níveis políticos regionais e locais; (2) descentralização administrativa, através da delegação de autoridade para os administradores públicos transformados em gerentes crescentemente autônomos; (3) organizações com poucos níveis hierárquicos ao invés de estruturas piramidais; (4) organizações flexíveis ao invés de unitárias e monolíticas, nas quais as idéias de multiplicidade, de competição administrada e de conflito tenham lugar; (5) pressuposto da confiança limitada e não da desconfiança total; (6) controle por resultados, a posteriori, ao invés do controle rígido, passo a passo, dos processos administrativos e (7) administração voltada para o atendimento do cidadão, ao invés de auto-referida."


    CONTUDO, se considerarmos o PDRAE, também do Bresser, o gabarito estaria ERRADO, pois ele diz que a administração burocrática pressupõe controle a priori, e não pari passu.

    PDRAE p. 15:

    "Administração Pública Burocrática - Surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a idéia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese, o poder racional-legal. Os controles administrativos visando evitar a corrupção e o nepotismo são sempre a priori. Parte-se de uma desconfiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que a eles dirigem demandas. Por isso são sempre necessários controles rígidos dos processos, como por exemplo na admissão de pessoal, nas compras e no atendimento a demandas."


    "2.2 Momento do exercício do controle

    O controle, segundo o momento em que é feito, considera-se prévio (ou preventivo ou, ainda, a priori); concomitante (ou sucessivo ou, ainda, pari passu); e posterior (ou subsequente ou corretivo ou, ainda, a posteriori)."

    portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2055826.PDF


  • Minha dúvida é a seguinte: quando se fala em controle a posteriori nos processos administrativos, considerei errado, pois, como bem sabemos, o controle a posteriori é nos resultados e o controle a priori que seria nos processos.

    Outra coisa, acredito que o controle por resultado não tem como objetivo a diminuição da burocracia. Na minha opinião o foco é na maximixação de alcance dos resultados esperados. Diminuir a burocracia vai, fatalmente, acontecer, mas não como objetivo do modelo.

     

    Estou errado?

  • SILVIA VASQUES: comentário enxuto, resumido e direto. PERFEITO!

     

    Obrigado.

  • GABARITO CORRETO

     

    Controle subsequente ou corretivo (a posteriori): é exercido após a conclusão do ato, tendo como intenção, corrigir eventuais defeitos, declarar sua nulidade ou dar-lhe eficácia, a exemplo da homologação na licitação.

     

    Controle Pari passu é uma expressão latina que significa "em igual passo", "simultaneamente", "a par", "ao mesmo tempo",[1][2] e, por extensão, comumente utilizado no jargão jurídico no sentido de "proporcionalmente; em passo igual; sem preferência" ou em igualdade de condições, de modo que todas as partes sejam tratadas da mesma maneira

    .

    A questão está certa, pois ao realizar o controle por resultado percebe-se que esse controle é feito após a conclusão do ato (a posteriori) deixando de lado assim o controle pari passu, que é aquele no  qual o controle é feito ao mesmo tempo.

     

    Continue com fé.

  • Gerencial = obtenção de resultados.

    Burocrático = controle rígido (pari passu).

  • Questão Certa!

    Os controle aplicados pelo Modelo de Gestão Gerencial pautam-se pelo foco nos resultados (realizados posteriormente no processo - "a posteriori");

    Outro detalhe a se considerar é a parte do comando da questão que aborda a "diminuição da burocracia" . Isso mesmo, segundo o Prof. Rodrigo Rennó, o modelo gerencial não veio substituir o burocrátio, incluse aplica até alguns dos seus princípios.

    Abraço!

  • Errei porque esse o correto não éa Substituição e sim a atuação Junta
  • Gabarito: certo

    Simplificando:

    O controle por resultado objetiva a diminuição da burocracia, substituindo o controle rígido pari passu(concomitante) por um controle a posteriori dos processos administrativos.

  • CERTO