-
"São construtos distintos, mas intimamente relacionados. Não existe
gestão estratégica de pessoas sem a definição de objetivos organizacionais
definidos na gestão estratégica e no planejamento."
Prof: Renato Lacerda
-
Toda gestão estratégica de pessoas tem que estar atrelada ao planejamento estratégico organizacional. Não há que se falar em divergência, pois estão alinhadas. ERRADA
-
ERRADA!
A GP tem o condão de alinhar os objetivos e as políticas aos objetivos da organização. O chamado planejamento estratégico é liderado pela alta direção da organização, no nível institucional ou estratégico, contando com a contribuição de todas as áreas e departamentos dos demais níveis.
-
A gestão estratégica de pessoas deriva da gestão estratégica organizacional. O queremos dizer com isso? Que a gestão estratégica de pessoas está associada ao planejamento estratégico da instituição. É através da gestão estratégica, da definição da missão, da visão de futuro e dos objetivos estratégicos, que teremos as diretrizes da GP. Assim, a gestão de pessoas irá direcionar os processos de gestão de pessoas para alcançar os objetivos estratégicos da organização. Afinal, sem pessoas não temos como atingir os resultados necessários. Concluindo, a gestão estratégica não “diverge” da gestão estratégica, mas sim está alinhada à esta. O gabarito é questão errada
Fonte: Rennó.
-
-
Qualquer coisa que se faça tem que ter planejamento, não tem o que se falar em oposição quanto a isso já que ambas "devem" ter.
-
Errado.
Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico de gestão de pessoas deve ser parte integrante do planejamento estratégico da organização e deve estar totalmente integrado e envolvido na estratégia organizacional, pois ele se refere à maneira como a função de Gestão de Pessoas pode contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais e, simultaneamente, favorecer e incentivar o alcance dos objetivos individuais dos funcionários.
Etapas do Planejamento Estratégico:
1. Determinação dos objetivos empresariais.
2. Análise ambiental EXTERNA (oportunidades e ameaças).
3. Análise organizacional INTERNA (forças e fraquezas).
4. Formulação das alternativas estratégicas e escolha da estratégia empresarial.
5. Elaboração do plano estratégico.
6. Implementação por meio dos planos táticos e planos operacionais.
7. Feedback ou controle.
Planejamento Estratégico tem como principais etapas:
1. Definição do negócio.
2. Definição da missão, visão e valores.
3. Diagnóstico institucional.
4. Formulação da Estratégia.
5. Execução e Controle da Estratégia.