SóProvas


ID
1681558
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Tendo em vista que é fundamental que profissionais de saúde bucal sejam habilitados para procedimentos de precauções-padrão, como imunização, descarte de resíduos odontológicos, execução de protocolos de acidente com material biológico ou perfurocortante e proteção e integridade dos pacientes, julgue o próximo item.

O controle biológico para monitorar o processo de esterilização a vapor deve ser feito mediante o uso de bacilos B. subtilis, visto que esses microrganismos são resistentes a altas temperaturas. 


Alternativas
Comentários
  • Bactéria: Bacillus Stearothermophillus

  • A cepa recomendada, por compêndios farmacopêicos, para o processo de esterilização por calor seco ou Óxido de Etileno é Bacillus subtilis, cujos esporos são mortos com relativa facilidade em processo térmico a vapor, diferenciando-se devido a seu crescimento em película sobre meios líquidos e produção de pigmento laranja. Para processos de esterilização por calor úmido, a cepa recomendada é Geobacillus stearothermophilus, por apresentar resistência ao vapor de água, ácido peracético e peróxido de hidrogênio, sendo relativamente sensível ao calor seco³.

  • - autoclave a vapor: B. stearothermophilus;

    - calor seco: B. subtilis var. niger;

    - autoclave a óxido de etileno: B. subtilis var. niger;

    - plasma de peróxido de hidrogênio: B. subtilis var. niger;

    - radiação gama: Bacillus pumilus;