SóProvas


ID
1681759
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A Teoria das Três Idades classifica documentos, cronologicamente, em:

Alternativas
Comentários
  • De graça! 

    Arquivo Corrente pode ser chamado de ativo, já o arquivo Permanente não pode ser chamado de "Arquivo Morto", pois esse termo foi abolido pela arquivística.

    Gab: C

  • Lembre-se, pessoal, não existe Gestão de Documento no arquivo permanente. As bancas têm cobrado muito isso!

  • Teoria das Três Idades ou Ciclo Vital dos Arquivos.

    - Corrente: constituídos de documentos em curso.

    - Intermédiario: constituídos de documentos que deixaram de ser frequentementes utilizados.

    - Permanente: constiuídos de documentos que perderam o valor administrativo.

  • LETRA C >> NÃO VOU DESMERECER NENHUMA QUESTÃO ATÉ POR QUE MESMO FÁCIL PODE ME TIRAR DA MINHA VAGA

    ______

    RESUMÃO DAS 3 IDADES >> CIP


    a) Arquivo corrente ou de primeira idade – guarda documentos consultados com frequência, devido ao seu uso funcional/adminis​trativo/jurídico (ligado à finalidade dos arquivos). Por isso dizemos que eles possuem valor primário. 



    b) Arquivo intermediário ou de segunda idade – guarda documentos que não são consultados mais com tanta frequência, e que aguardam a sua destinação final em depósito de armazenamento temporário, ou seja, se serão guardados permanentemente ou se serão eliminados após determinado tempo. Também chamado de pré-arquivo, os documentos ficam alocados geralmente distantes dos escritórios de trabalho (local afastado). Apesar de menos consultados, quando houver necessidade precisam estar acessíveis para o administrador (órgão produtor). Ainda possuem valor primário. 



    c) Arquivo permanente ou de terceira idade (os arquivos propriamente ditos) – guarda documentos que devem ser conservados definitivamente, por terem valor histórico ou documental (probatório e informativo) para o Estado e a sociedade. Tais documentos perderam todo o valor administrativo.

    >> A teoria das três idades considera o valor PRIMÁRIO, ADMINISTRATIVO OU FUNCIONAL dos documentos como principal elemento para a definição das idades documentais, POIS REFERE-SE AO VALOR QUE O DOCUMENTO APRESENTA PARA O FUNCIONAMENTO DA INSTITUIÇÃO. È O VALOR PELO QUAL O DOCUMENTO FOI CRIADA E POR ISSO ESTÁ PRESENTE EM TODO DOCUMENTO QUANDO DE SUA CRIAÇÃO.



    RECOLHIMENTO DOS ARQUIVO PERMANENTE VIRA HISTÓRICO


    >> ESTADO - ARQUIVO PÚBLICO ESTADUAL


    >> DF - ARQUIVO PÚBLICO DO DISTRITO FEDERAL


    >> MUNICÍPIOS - ARQUIVO PÚBLICO MUNICIPAL

  • GAB. C

    Arquivo Corrente é conjunto de documentos, em tramitação ou não, que, por seu valor primário, é objeto de consulta frequente pelo órgão ou entidade que o produziu e ao qual compete sua administração.

    Arquivo Intermediário é o conjunto de documentos originários de arquivos correntes com uso pouco frequente pelo órgão ou entidade que o produziu e que aguarda destinação final.

    Arquivo Permanente é o conjunto de documentos preservados em caráter definitivo em função de seu valor secundário.

    FONTE: Gestão de Documentos, Arquivo Nacional - 2ª Ed, 2019.