-
para determinar o custo do software ela precisa de dados históricos
-
Eu não posso falar em custo unicamente com base nos pontos de função? "Para fazer o software X eu gasto 50 pontos de função."
-
Análise de Pontos de Função (APF) é uma técnica para a medição de projetos de desenvolvimento de software, visando a estabelecer uma medida de tamanho, em Pontos de Função (PF), considerando a funcionalidade implementada, sob o ponto de vista do usuário. A medida é independente da linguagem de programação ou da tecnologia que será usada para implementação.
-
De acordo com o Pressman:
"Por meio de dados históricos, a métrica PF pode ser empregada para estimar o custo ou trabalho necessário para projetar, codificar e testar o software",ou seja, ele NÃO DETERMINA ele pode ESTIMAR.
Att,
-
A produtividade influencia o custo em tempo, por exemplo, além disso, considerando que o custo por pontos de função de uma empresa seja X reais (R$/PF) e que a conclusão de um ponto de função por essa mesma empresa seja em 20 horas (HH/PF) com 100 colaboradores, caso o cliente requeira celeridade, a empresa, pressuponho, necessitará realizar contratações adicionais para o projeto e consequentemente incorrerá no aumento do custo de PF. Diferentemente, seria para o caso da produtividade dessa empresa ser de 10 horas com a mesma quantidade de colaboradores, o que, ao meu ver, não geraria custos adicionais p/ o projeto.
Outra situação é a comparação do projeto atual com dados de projetos históricos afim de estimar preço, e nesse caso, também, a produtividade deve ser observada.
GABARITO: E
-
A APF permite determinar indiretamente o custo do software a ser desenvolvido, no entanto é necessário saber os históricos de índices de produtividade de cada empresa.
FONTE: Fernando Pedrosa