-
Trata-se de uma métrica orientada a objetos, criada em 1994, chamada Response for a Class (Resposta para uma Classe) e mede a complexidade de uma classe por meio da quantidade de métodos diferentes que potencialmente podem ser executados em resposta a uma mensagem recebida por um objeto dessa classe. Dessa forma, não se trata da quantidade de interações que ela faz com objetos – é mais específico: é a quantidade de métodos que podem ser executados em uma classe, em resposta a uma solicitação (invocação de um método). Quanto maior, mais difícil será de manter e testar a classe. Logo, se o objeto de uma Classe X recebe uma mensagem e ele pode potencialmente executar cinco métodos dentro dessa classe, então RFC = 5.
-
errei essa na prova
mas vamos lá
no Pressman tem algo assim
Medida do número de métodos que poderiam potencialmente ser executados em resposta a uma mensagem recebida
-
Resposta para uma classe - A métrica Response for a Class (RFC) é calculada através da soma do número de métodos da classe mais os métodos que são invocados diretamente por eles. E o número de métodos que podem ser potencialmente executados em resposta a uma mensagem recebida por um objeto de uma classe ou por algum método da classe. Quando um método polimórfico é chamado para diferentes classes, cada diferente chamada identificada no bytecode é contada uma vez.
FONTE: https://goo.gl/4EyrOk
-
PRESSMAN 7 PAG 552
Resposta para uma classe (response for a class - RFC). O conjunto de respostas de uma
^ ' ' classe é "um conjunto de métodos que podem potencialmente ser executados em resposta a
uma mensagem recebida por um objeto daquela classe" |Chi94], RFC é o número de métodos no conjunto de respostas. Conforme a RFC aumenta, o trabalho necessário para o teste também aumenta porque a sequência de testes {Capítulo 19) cresce. Segue também que, à medida que a RFC aumenta, a complexidade geral de projeto da classe aumenta.
-
"A métrica conhecida como resposta para uma classe relaciona o nível de complexidade de uma determinada classe com a quantidade de interações que ela faz com objetos de outras classes."
Ele está falando de fan-out.