SóProvas


ID
1682176
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considerando que uma grande empresa tenha decidido desenvolver um sistema para atender à necessidade de algumas de suas diretorias que estejam geograficamente dispersas pelo território nacional e cujos membros tenham pouco contato pessoal, julgue o próximo item. 

Os requisitos não funcionais a serem especificados estabelecerão restrições que devem ser seguidas por todo o sistema da referida empresa, podendo até mesmo levar à necessidade de definição de requisitos funcionais.


Alternativas
Comentários
  • Correto. Observem novamente que a questão afirma ‘podendo até levar’, logo ela abre margem para muitas interpretações – facilitando nossa vida. E, sim, a definição de requisitos não-funcionais pode levar a definição de requisitos funcionais.

     

    Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/mpogati-2015-comentarios-da-prova-de-engenharia-de-software/

  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    Sommerville (2008) classifica os requisitos não funcionais em:

    Requisitos de produto que especificam o comportamento do produto. Podem restringir, por exemplo, a liberdade dos projetistas a utilizar uma determinada linguagem.

    Requisitos organizacionais que são procedentes de políticas e procedimentos adotados nas organizações do cliente e do desenvolvedor. Especifica que o sistema deve ser de acordo com um processo-padrão da empresa.

    Requisitos externos que abrange tópicos advindos de fatores externos ao sistema. Dentre eles destacam-se os requisitos de interoperabilidade, os requisitos éticos e os requisitos legais que devem ser observados a fim de garantir que o sistema opera de acordo com a lei.

  • Palhaçada. Alguns requisitos não funcionais se aplicam a casos específicos.

    Não se aplica ao TODO!

    Vida que segue.