-
Alguém poderia comentar?
-
Não encontrei um erro explícito, mas apenas a primeira parte da assertiva bate com a descrição dada por C. J. Date.
https://books.google.com.br/books?id=xBeO9LSlK7UC&pg=PA467&lpg=PA467&dq=%22propriedade+de+fechamento%22+banco+de+dados&source=bl&ots=xaQGd_Bf8L&sig=qnkQdPhmjBOTEfh9ENN4USWKfB8&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwi22sDFx9_LAhUBUJAKHdpQCqoQ6AEIHDAA#v=onepage&q=%22propriedade%20de%20fechamento%22%20banco%20de%20dados&f=false
-
A propriedade de fechamento dos sistemas relacionais significa que a saída de toda operação é do mesmo tipo de objeto que a entrada (são todas relações); isso significa que podemos escrever expressões relacionais aninhadas. As variáveis de relações podem ser atualizadas por meio da operação de atribuição relacional; as conhecidas operações de atualização INSERT, UPDATE e DELETE podem ser consideradas atalhos para certas atribuições relacionais comuns.
Entendo que o trecho em destaque invalida a parte da assertiva que diz que "dispensa a produção de nova relação"
Referência: https://www.passeidireto.com/arquivo/18479726/introducao-a-sistemas-de-banco-de-dados---cj-date/31
-
Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.
Gaba: ERRADO
acredito que o erro esteja neste parte, "dispensa a produção de nova relação" , pois, vc pode fazer novas relações dependendo da necessidade.
-
"Tenha em mente que todas as operações são executadas sobre uma ou duas tabelas e o retorno delas é sempre outra relação. Essa característica é conhecida como fechamento."
@prof.lucasmicas
-
GABARITO ERRADO!
.
.
O fechamento é realmente um conceito relativamente simples. Ao projetar bancos de dados, queremos saber que nossas tabelas de banco de dados têm a menor redundância possível. Isso significa garantir que possamos ter o mínimo possível de relacionamentos entre conjuntos (ou tabelas).
Um exemplo:
Se tivermos dois conjuntos X e Y (que você pode imaginar como duas tabelas chamadas X e Y) e eles tiverem um relacionamento entre si da seguinte maneira: X -> Y (Leia isso como Y depende de X)
E temos outro conjunto Z, que depende de Y: Y -> Z (também lido como Y determina Z)
Para encontrar o fechamento, encontramos o número mínimo de tabelas com as quais podemos alcançar todos os relacionamentos. Nesse caso, tudo o que precisamos é X.
Portanto, agora, quando projetamos nosso banco de dados, sabemos que só precisamos ter um relacionamento de X, e Z e Y podem realmente ser derivados de X. Portanto, podemos garantir que não haja relacionamentos extras em nosso banco de dados que causem redundância.
https://www.it-swarm-pt.tech/pt/sql/o-que-e-um-fechamento-de-banco-de-dados/972551191/
-
Pessoal, esta questão na hora da prova iria dar dor de cabeça para os concursandos.
Mesmo sabendo o que é a propriedade fechamento a redação da questão deixou um certo espaço dúbio.
A propriedade de fechamento permite realmente a escrita de expressões aninhadas, mas como o resultado de cada expressão resulta em uma nova relação ela não poderá dispensar a produção de novas relações, pois estes são efetivamente o resultado da operação o que em última análise é uma relação.