SóProvas


ID
1682254
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No que tange a conceitos básicos de banco de dados e de abordagem relacional, julgue o item a seguir.

Relações definidas como conjuntos matemáticos e representadas na implementação física em bancos de dados por tabelas podem conter tuplas duplicadas.


Alternativas
Comentários
  • A relation is defined as a set of n-tuples. In both mathematics and the relational database model, a set is an unordered collection of unique, non-duplicated items. Codd, E.F (1970). "A Relational Model of Data for Large Shared Data Banks"

     

    Ou seja, quando definiu-se o modelo relacional, ficou estabelecido que uma relação (tabela) seria um conjunto de tuplas não ordernadas e não duplicadas.

     

    A maioria dos SGBDs não segue essa especificação a risca e você pode inserir tuplas duplicadas em uma tabela. Para acertar essa questão você precisa responder segundo a teoria e não segundo a prática.

     

    Gabarito: Errado

     

  • Tupla é um conjunto de valores de atributo que compoem uma linha em uma tabela SGDB. Porque nao faz sentido duplicar linhas na tabela de registros, a questao esta errada

  • A tupla é a linha que está dentro da coluna (atributo) da tabela, nesse caso não há que se falar em repetição de Tupla.

    É como descrever um carro branco dizendo que ele branco, logo não faz sentido. 

    Resumindo Tupla não se repete.

     

    Para não ficar só nas minhas palavras:

     

    (Q589976) Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: TRE-MT Prova: Técnico Judiciário - Programação de Sistemas. Adaptada. 

    O conjunto de um ou mais campos cujos valores, considerando-se a combinação de todos os campos da tupla, nunca se repetem e que podem ser usados como um índice para os demais campos da tabela do banco de dados é denominado de chave primária. (C)

  • "implementação física em bancos de dados por tabelas"

    Falou em física e tabela juntos já marquei errado.

  • Quando criou um modelo relacional, Codd disse que uma relação é um conjunto não ordenado de tuplas únicas, não-duplicadas, então temos que a assertiva está incorreta.

    Não gosto muito desse tipo de questão porque a prática é diferente da teoria, já que a maioria dos SGBDs permite que se duplique linhas em uma tabela, desde que você não tenha definido uma chave primária para esta tabela. Contudo, não adianta brigar com a banca. Ela está falando do modelo relacional formal, não da prática, então neste caso você realmente deve levar para a prova que uma relação é mesmo uma coleção de tuplas não duplicadas.

  • GAB E

    Características das Relações:

    *Ordenação - A ordem das tuplas e dos atributos não importa para a relação);

    *Atomicidade - TODOS os atributos devem ter valores atômicos, ou seja, únicos (NÃO são permitidos grupos de valores);

    *Identidade - Cada atributo de uma relação tem um nome que é único para aquela relação.

    *Unicidade- Todas as tuplas devem ser únicas.Assim, no Modelo Relacional não podem existir duas tuplas com todos os valores exatamente iguais (Cada tupla deve ter no mínimo um valor diferente).

    Fonte: Patrícia Quintão.

  • Relações podem ser definidas como conjuntos matemáticos? Sim! Elas podem ser representadas na implementação física de bancos de dados por tabelas? Sim! Elas podem conter tuplas duplicadas? Não, tanto na matemática quanto na modelagem relacional de bancos de dados, uma relação é um conjunto de elementos não duplicados que não possuem ordem entre si.

  • Direto ao ponto:

    Erro da questão, dizer que pode conter Tuplas duplicadas, o que não é verdade.

    ERRADO

  • Comentário: O modelo Relacional que é um paradigma do modelo lógico é um modelo baseado em relações, cada uma das tabelas formada por colunas e linhas. A questão erra ao dizer que as tabelas (relações) são implementadas no modelo físico. Errado

    Hachid Targino