SóProvas


ID
1682317
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca do projeto ético-político do serviço social, julgue o item subsecutivo.

Os pressupostos estruturantes do projeto ético-político do serviço social começaram a ser questionados, no plano do conhecimento, a partir do fortalecimento da razão instrumental e do pensamento conservador em detrimento das concepções da teoria marxista e da razão dialética.


Alternativas
Comentários
  • Não entendi "fortalecimento da razão instrumental e do pensamento conservador em detrimento das concepções da teoria marxista e da razão dialética."

    para mim está errada essa afirmação. alguem fundamenta?

  • O projeto ético-político da profissão é baseado na teoria marxista e na razão dialética

    No entanto, a crítica a este projeto tem ocorrido por meio do fortalecimento da razão instrumental e do pensamento conservador. 
  • questão de interpretação. A afirmativa fala que os pressupostos estruturantes do projeto etico-politico do SESO começaram a ser questionados (ok), no plano do conhecimento (ou seja, da teoria) ok. E esse questionamento começou no momento em que houve um fortalecimento da razão instrumental e do pensamento conservador em prejuízo das concepções da teoria marxista e da razão dialética.

  • Esta resposta está, esdruxulamente, errada.  Pesquisei na prova de 2015, da CESPE, e essa é umas das alternativas posta pela banca, sendo que a correta é a de número 65:

    "No Brasil, a construção do projeto profissional do serviço social fundamenta-se nas ideais da reconceituação e da redemocratização da sociedade".

    Segue prova:
    https://site.pciconcursos.com.br/provas/23143277/ccd06ab967c3/pv_conhec_espec_analista_jud_serv_social_cargo_13.pdf
  • Ademais, segundo Netto (2011), os pressupostos para criação de um novo projeto profissional é marcado por um movimento importante de desenvolvimento do Serviço Social no Brasil, vincado especialmente pelo enfrentamento e pela denúncia do conservadorismo profissional.

  • Os pressupostos estruturantes do projeto ético-político do serviço social começaram a ser questionados, no plano do conhecimento, a partir da aproximação das concepções da teoria marxista e da razão dialética, em detrimento do pensamento conservador, portanto, acredito que houve um equívoco na questão.

  • O projeto ético-político hegemônico do Serviço Social na atualidade é pautado na perspectiva marxista e na razão dialética, comprometido com a construção de uma nova sociedade, justa e igualitária, com as lutas dos trabalhadores e sua emancipação. No entanto, isso não significa que não exista outros projetos em disputas no interior da própria categoria profissional, sobretudo, em tempos de reacionarismo burguês, de uma forte onda conservadora e neoliberal, que atinge também os assistentes sociais. Desse modo, o projeto ético-político dos assistentes sociais vem sendo desafiado, ainda mais numa conjuntura tão adversa, sendo questionado  por outros pressupostos advindos de perspectivas neoliberais, da razão instrumental, do conservadorismo.


    RESPOSTA: CERTO
  • Esse gabarito foi mantido ??? alguem sabe responder porque esta correta essa questão?? Quando afirma que "projeto ético-político do serviço social começaram a ser questionados, no plano do conhecimento, a partir do fortalecimento da razão instrumental e do pensamento conservador" , 

  • Felipe Torquato, a questão está correta. Vejamos: o projeto ético-político do Serviço Social teve o início de suas discussões ainda na metade da década de 70, portanto, ainda no Movimento de Reconceituação da profissão, em meio ao ranço do tradicionalismo e do pensamento conservador onde se discutiam mudanças, mas de forma acrítica, e as ideias de Marx eram vistas de forma equivocada. Já era uma fase de transição para o amadurecimento da profissão que teve como marco o III CBAS mais conhecido como o Congresso da Virada em 1979. O projeto avançou mais intenso nos anos 80, passando a ter como pano de fundo a legitima teoria Marxista e a razão dialética... Consolidou-se nos anos 90 e encontra-se em construção, atualmente fortemente tensionado pelo avanço das ideias neoliberais...


    Veja o texto: O projeto Ético-Político do Serviço Social  de Joaquina Barata Teixeira e Marcelo Braz - Serviço Social: Direitos Sociais e Competencias Profissionais.

  • Questão correta. Cobra do candidato, como a colega mencionou, a capacidade de interpretação.

    Entendi da seguinte forma:


    "Historicamente, desde a sua origem, o Serviço Social se configura como uma  profissão  fortemente  influenciada  pelo  conservadorismo  moral  e  político.  No  Brasil, os Códigos de Ética profissionais bem exemplificam este dado: entre 1947  (data  do  primeiro  Código)  e  1986  (quando  é  rompida  a  concepção  tradicional),  passaram‐se  trinta  e  oito  anos  de  vigência  de  Códigos  pautados  na  perspectiva  ética  racional conservadora" (Barroco).


    Então entendo que de fato os pressupostos estruturantes do projeto ético-político, ou seja, pressupostos iniciais, pautaram-se e foram questionados em um momento onde a razão instrumental e o conservadorismo profissional eram hegemônicos no âmbito da profissão, só depois, a partir da perspectiva de intenção de ruptura que os pressupostos vieram  a ser estruturados e embasados na perspectiva marxista.  


  • Colegas,

    Ao se tratar do "plano do conhecimento", conforme Simionato, a questão faz alusão ao processo de formação profissional. E, como a questão cita, os fundamentos marxistas, o método crítico-dialético, têm sido questionados pelo pensamento conservador, pelo fortalecimento da razão instrumental.
    Ressalto que isso não é um fato passado, da época do movimento de reconceituação. Isso é um fato presente, que tem se fortalecido nas universidades.
    Portanto, a questão está correta.

    Abaixo, destaco o trecho do texto de Simionato sobre o assunto:
    "os  desdobramentos  das  mudanças  societárias  ocorridas  ao  longo  dos nos 1990, sob a ofensiva neoliberal e suas repercussões nos dias atuais, têm colocado  em  xeque  os  pressupostos  estruturantes  desse  projeto. 

     Tais  repercussões  podem  ser  sinalizadas a partir de pelo menos duas direções: a primeira no plano do conhecimento,  mediante  o  constante  questionamento  da  teoria  marxista  e  da  “razão  dialética”  e  o  fortalecimento da razão instrumental e do pensamento conservador, rearticulados pelas  tendências  pós‐modernas [...]

    Link do texto completo: http://www.prof.joaodantas.nom.br/materialdidatico/material/4_-_Expressoes_ideoculturais_da_crise_capitalista_na_atualidade_e_sua_influencia_teorico-pratica.pdf

    Dicas no facebook: "Serviço Social 2.0 [Concursos]"

  • A questão é muito boa. Errei. 

    Reli e entendi o que o autor fala. Esse é o tipo de questão, que nos leva a marcar rapidamente como correta, depois, analisando conseguimos identificar o erro. 

    Questão está corretíssima. 

  • Muito bem Márcio. .. ótimo posicionamento. Obrigada! 

    Questão mto boa, danadinha, me pegou rsrs

    Michele, hora de errar é agora... tá valendo!

  • Não se sintam tristes pelo erro... Nessa questão também o professor Welber Gontran errou... ele deu o gabarito como errado no periscope de ontem, no entanto, a assertiva está correta. Acredito que essa questão foi de difícil interpretação. 

  • Também errei a assertiva, mas depois tentei interpretar e consegui entender que no momento em que as concepções da teoria marxista e a razão dialética estavam para sofrer danos (detrimentos), então iniciaram-se os questionamentos a despeito dos pressupostos estruturantes do projeto ético-político do serviço social, pois estavam tentando fortalecer a razão instrumental e o pensamento conservador. 

    ObS; a pegadinha foi pelo fato de terem colocado a frase na ordem inversa, dificultando o entendimento.

  • A partir do fortalecimento da razão instrumental e do pensamento conservador (década de 90) em detrimento das concepções da teoria marxista e da razão dialética, os pressupostos estruturantes do projeto ético-político do serviço social começaram a ser questionados no plano do conhecimento. CORRETA.

  • O x da questão para mim foi não ter no enunciado a época a qual a assertiva se referia. Se situassem na contemporaneidade, daria pra interpretar corretamenre, utilizando a lógica. No entanto, depois das explicitações dos colegas e das indicações de textos, tudo ficou claro como água.

     

  • Marcaria como certa, por causa da reflexão a respeito da recusa à razão instrumental e ao tecnicismo que se estreitam a ordem neoliberal.

  • questão polemica essa kkk

    pra quem quiser se aprofundar, ta aqui o link, so ir na pagina 10 que vc encontra uma explicação  

    http://ceurca.eco.br/2014/anais/7_Trabalho_educacao_e_transformacoes_sociais.pdf

  • Comentário da professora do QC:


    O projeto ético-político hegemônico do Serviço Social na atualidade é pautado na perspectiva marxista e na razão dialética, comprometido com a construção de uma nova sociedade, justa e igualitária, com as lutas dos trabalhadores e sua emancipação. No entanto, isso não significa que não exista outros projetos em disputas no interior da própria categoria profissional, sobretudo, em tempos de reacionarismo burguês, de uma forte onda conservadora e neoliberal, que atinge também os assistentes sociais. Desse modo, o projeto ético-político dos assistentes sociais vem sendo desafiado, ainda mais numa conjuntura tão adversa, sendo questionado por outros pressupostos advindos de perspectivas neoliberais, da razão instrumental, do conservadorismo.



    RESPOSTA: CERTO

  • Quando se atua pelo viés conservador, automaticamente está se contrapondo o marxismo.

  • Detrimento = perda

  • Cespe 2013

    A continuidade da ofensiva do capital e o enfraquecimento das lutas e da resistência dos movimentos organizados do trabalho ameaçam a consolidação do projeto profissional do serviço social, pois questionam a manutenção das bases teóricas, organizativas e ético-políticas conquistadas nos últimos trinta anos. Correto