SóProvas


ID
1682413
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca da questão social e dos direitos de cidadania, julgue o próximo item.

Na atualidade, as políticas de enfrentamento da questão social expressam o reconhecimento da existência de problemas de cunho social por meio de políticas de amplo alcance e de caráter universal.


Alternativas
Comentários
  • Na atualidade, as políticas de enfrentamento da questão social expressam o reconhecimento da existência de problemas de cunho social por meio de políticas de amplo alcance e de caráter universal ( é que se objetiva)

    "No campo institucional, a crise mundial das economias capitalistas ocidentais leva a uma violenta redução dos ideais universalistas e igualitários na área dos direitos sociais, sendo estes substituídos pela exigência da focalização em populações vulneráveis e de risco social, conforme apregoado pelas agências mundiais de fomento e financiamento . Vai-se confirmando uma divergência entre o definido sobre a proteção social na Constituição de 1988 e a operacionalização das políticas sociais e os valores profissionais."http://www.scielo.br/pdf/rk/v16nspe/05.pdf

  • Lembrar do neoliberalismo e a contra-reforma do estado.

    Vide Serviço Social na Contemporaneidade (Marilda Iamamoto)

  • Na atualidade?

    Na atualidade o que vemos são políticas, fragmentadas, focalizadas, refilantropização. Ou seja, o neoliberalismo está proporcionando a não universalização dos direitos sociais que foram construídos com a CF. :/

  • caráter residual/minimalista/focalista.........pseudodireito universal.

  • No livro Política Social - fundamentos e história da Biblioteca Básica de Serviço Social as autoras Behring e Boschetti tratam da Política Social e a difícil coexistência entre universalidade e hegemonia neoliberal. Abordam as tendências das políticas sociais na sociedade hoje, que cada vez mais tende para a restrição e redução de direitos, e com a ofensiva neoliberal do trinômio de privatização, focalização e descentralização

  • Para responder à questão é necessário lembrar que após a década de 1970, com a crise do capital, e no Brasil após os anos de 1990, os países capitalistas adotaram a agenda de cunho neoliberal, a qual buscou implementar políticas regressistas que buscaram destituir os trabalhadores de direitos historicamente conquistados. A partir de então, o que se tem é a minimização e eliminação de diversos direitos sociais, o desmonte das políticas de seguridade social, a minimização da atuação estatal no que concerne as políticas sociais e a privatização da coisa pública. Além disso, aquelas áreas consideradas lucrativas pelo capital e, falaciosamente, apontadas como onerosas quando oferecidas pelo Estado, como a educação, a saúde e a previdência, vem sendo ofertadas por meio do mercado, o qual as oferecem com melhor qualidade e buscam "satanizar" tudo aquilo que é estatal. Desse modo, o que ocorre é que terão educação e saúde de melhor qualidade aqueles que podem pagar por elas. Nesse sentido, o que se tem na atualidade para enfrentamento das sequelas da questão social são políticas sociais destinadas a pessoas em situação de extrema pobreza e, por isso, seletivas e basicamente de combate a fome e a pobreza. Além disso, tem ocorrido que o Estado tem ofertado, de forma mínima, políticas de transferência de renda que possuem alcance mínimo, pois possuem critérios seletivos rígidos e excludentes. Essa políticas, então, muitas vezes não são articuladas com as questões relacionadas ao emprego, a moradia e também não efetuam, de fato, a divisão da riqueza socialmente produzida e efetivam a equidade e justiça social. Portanto, elas são basicamente de combate a pobreza acentuada, pontuais e residuais. Sendo assim, a assertiva está incorreta.


    RESPOSTA: ERRADO


  • Na atualidade vivemos o NEOLIBERALISMO.

    Para responder a questão dê atenção para o momento histórico em que ela se refere.

    O neoliberalismo é caracterizado justamente pelo viès da seletividade e fragmentação das políticas e dos direitos sociais, em que ocorre uma miníma intervenção estatal.

     

    Fique atent@ para a diferença entre miníma e nenhuma, muitas vezes a banca, principalmente o CESPE tenta fazer essa confusão em nossa cabeça. 

     

    No neoliberalismo há sim uma intervenção estatal, porém ela é MINÍMA.

  • "Caráter universal" torna a questão errada, pois as políticas são seletivas e pontuais.