SóProvas


ID
1682806
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a redes de computadores, julgue o item subsequente.

Splitting Wire e Optical Tap são técnicas usadas por sistemas IDS (intrusion detection system) para monitorar o tráfego de equipamentos conectados a switches, ao passo que Port Mirror consiste no espelhamento do tráfego de uma porta de comunicação para outra, que pode ser monitorada por um IDS.


Alternativas
Comentários
  • Podemos considerar três técnicas básicas para utilização e posicionamento de um IDS na rede:

    1. Port Span: Utiliza-se uma porta do switch com a capacidade de banda maior que as demais portas e redireciona-se todo os tráfego das demais portas a essa porta de maior banda, a qual estará conectada um IDS para coletar os dados e analisá-los.

    2. Splitting Wire/Optical TAP: Insere-se um equipamento específico ou um simples hub entre o host que se deseja monitorar o tráfego e o switch com vistas a realizar uma cópia de modo não intrusiva dos dados e remeter a um IDS.

    3. Port Mirror: Faz-se o espelhamento de uma porta específica de um switch para um outra porta a qual estará conectada o IDS.

    Percebam que as três técnicas mantêm o princípio de um IDS de não interferir diretamente no tráfego, ou seja, é um posicionamento paralelo na rede, evitando inclusive que o IDS seja capaz de barrar tráfego indesejado por si só, como faria um IPS posicionado de forma serial.

  • Gabarito Certo

    Excelente questão !

     

    A implementação de IDSs em redes comutadas (no caso baseadas em switching) permitem a comunicação direta, não compartilhada entre dois dispositivos. Essa característica introduz algumas dificuldades para a implementação de IDSs se comparada as redes com transmissão por difusão.

    Como nesse tipo de rede os dados trafegam diretamente para seus destinos (sem a difusão) torna-se preciso, na implantação de IDSs, algumas soluções específicas.

    O uso de Port Span consiste na utilização de switches com IDS embutidos. A decisão de sua utilização deve ser discutida antes da compra dos concentradores de rede (switches).

    O uso de Splitting Wire e Optical Tap é uma solução que consiste em colocar uma "escuta" posicionada entre um switch e um equipamento de rede que se deseja monitorar. Um meio bastante barato de se fazer isso (Ethernet e Fast Ethernet) é a colocação de um concentrador de rede por difusão (hub) na conexão que se deseja vistoriar. No caso de fibras ópticas basta adicionar um dispositivo chamado optical tap.

    O uso de Port Mirror consiste em fazer no switch o espelhamento do tráfego de uma única porta para outra usada para o monitoramento. Esse método é semelhante ao wire tap porem é implantando no próprio switch.

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • "Excelente questão!"

    Cadê a fonte? Não tem isso de splitting wire e optical tap no Stallings, no Nakamura... Nunca ouvi falar nisso mesmo resumindo vários livros, excelente loteria mesmo