SóProvas


ID
1682872
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando que um computador de um analista de TI do STJ tenha desligado inesperadamente quando ele estava atualizando o arquivo c:\dados\planilha.txt, julgue o item que se segue, acerca dos conceitos de sistemas de arquivos e tecnologias de backup. 

Se o sistema de arquivos do computador em questão for ext4, a chance de corrupção do sistema será muito baixa devido ao uso de journaling.


Alternativas
Comentários
  • O sistema de arquivos ext4 é última versão do sistema de arquivos extFS até o momento. Ele é na verdade a atualização do ext3.
    Melhorias no journaling: Checagem no journaling, checksum aprimorado permitindo ao ext4 ter mais tolerância à falhas que o ext3 e restruturação mais rápida;
  • GAB. C

    Essa ´passei longe de acertar.

  • Estrutura de diretório no Linux que indica diretório raiz:

    :/

    Estrutura de diretório no Windows que indica diretório raiz:

    c:\

    Pergunta da questão: 

    "Considerando que um computador de um analista de TI do STJ tenha desligado inesperadamente quando ele estava atualizando o arquivo c:\dados\planilha.txt, julgue o item que se segue, acerca dos conceitos de sistemas de arquivos e tecnologias de backup. 
    Se o sistema de arquivos do computador em questão for ext4, a chance de corrupção do sistema será muito baixa devido ao uso de journaling."

    Tipos de sistemas de arquivos no windows:

    FAT

    HPFS

    NTFS

    Tipos de sistemas de arquivos no Linux (Principais):

    ReiserFS

    Ext2

    Ext3

    Ext4

    Swap

    VFAT

    XFS

    Agora vamos corrigir a nobre banca que concebeu esta questão, e que apontou estrutura de Windows e fez pergunta de linux:

    1º - Se o sistema de arquivos no computador em questão for ext4"Se o sistema de arquivos no computador em questão for ext4 não existe: c:\dados\planilha.txt E SIM :/usuário@nomedocomputador:~dados/planilha.txt$ou#"

    Resumindo:Questão pessimamente formulada, passível claramente de anulação!

  • Assertiva CORRETA. 


    Versão resumida: o journaling (vem de 'journal' = jornal = log) é um sistema de arquivos que serve para manter logs de alterações no computador, de modo a proporcionar uma forma de recuperar o sistema em caso de quedas de energia ou se ele travar. 
    Desta forma, caso precise recuperar algum arquivo basta acessar o journal e ver em que ponto ele parou, não sendo mais necessário verificar o disco todo. Sistemas de arquivos que suportam o journaling: HFS+, Ext3, Ext4, JFS, JFFS, JFFS2, LogFS, NTFS, Reiser4, ReiserFS e XFS
  • Caro Rodrigo Schmidt, louvável seu comentário, porém cabe mencionar que a CESPE costuma apresentar um texto somente para mostrar o assunto das próximas questões da prova, ou seja, utiliza um texto introdutório para mais de uma questão. Na maioria das vezes a banca nem leva em consideração o que está no texto "norteador", mas sim o que de fato está declarado na questão em si, deixando-a totalmente independente do texto.

  • Eu não consegui entender nem lendo os comentários =(

    Espero que isso não caia na minha prova.

  • Será que cai p nível médio?! 

    :O

  • Pessoal , essa questão é para especialista em tecnologia da info.  nível medio normal acredito não cair 

  • Um sistema de arquivos com journaling dá permissão ao Sistema Operacional de manter um log (journal), de todas as mudanças no sistema de arquivos antes de escrever os dados no disco. Normalmente este log é um log circular alocado em uma área especial do sistema de arquivos.

    Este tipo de sistema de arquivos tem a oferecer uma melhor probabilidade de não sofrer corrupção de dados no caso de o sistema travar ou faltar energia, e uma recuperação mais rápida, pois não necessita verificar todo o disco, somente aqueles que pertenciam a um log que não fora fechado devidamente.

    Exemplos de sistemas de arquivos que suportam journaling, HFS+, Ext3, Ext4, JFS, JFFS, JFFS2, LogFS, NTFS, Reiser4, ReiserFS e XFS.

  • Uma das características do sistema de arquivos ext4 para sistemas operacionais Linux é o journaling nativo. Como sabemos, journaling é um recurso dos sistemas de arquivo modernos, cujo propósito é gravar alterações nos arquivos. Em caso de alguma falha, aplicações ou desligamentos incorretos de forma forçada ou inesperada, o sistema de arquivos com journaling proporciona recuperação. Desse modo, entendo que o gabarito preliminar C está correto.

    Aponto apenas uma inconsistência na questão: o texto introdutório da questão informa que “um analista de TI do STJ estava atualizando o arquivo c:\dados\planilha.txt“, no entanto, sabemos que esta estrutura de diretórios (c:\) é própria de sistemas operacionais Windows. Com base nessa premissa, o sistema de arquivos do computador em questão não poderia ser ext4. Enfim, entendo que o contexto descrito na questão não é plausível, e pode servir de base para recorrer a Banca pela anulação da questão.


    Celson Junior

  • Noções de informática?

  • Pessoal, prova para  Analista Judiciário - Suporte em Tecnologia da Informação tem que ser desse nível para pior. Os analistas em TI vão trabalhar com isso. 

  • ext4 é LINUX, e neste SO é mais fácil recuperar arquivos.

  • Errei pelo fato da assertiva indicar o caminho "c:\dados\planilha.txt", diretório esse que pertence ao SO Windows, que não utiliza o sistema de arquivos ext4

  • Gente, hello?! eu sei que o cespe viaja muito na informática, mas olha o cargo também. Dá a César o que é de César.

  • GABARITO : CORRETO

    Significado da palavra journaling :

    Um sistema de arquivos com journaling dá permissão ao Sistema Operacional de manter um log (journal), de todas as mudanças no sistema de arquivos antes de escrever os dados no disco. Normalmente este log é um log circular alocado em uma área especial do sistema de arquivos.

    Este tipo de sistema de arquivos tem a oferecer uma melhor probabilidade de não sofrer corrupção de dados no caso de o sistema travar ou faltar energia, e uma recuperação mais rápida, pois não necessita verificar todo o disco, somente aqueles que pertenciam a um log que não fora fechado devidamente.

    Exemplos de sistemas de arquivos que suportam journaling, HFS+, Ext3, Ext4, JFS, JFFS, JFFS2, LogFS, NTFS, Reiser4, ReiserFS e XFS.

  • Uma das poucas questões da CESPE que ela faz meio que uma comparação e de certa forma valoriza um sistema e não está errada. Pena que errei =/

  • Caceta... É fazer MUITA reza pra não cair uma dessa na minha prova.

  • Questão passivel de anulação.

    Primeiro que o caminho do arquivo(c:\dados\planilha.txt) não é de um sistema Linux, portanto não estaria utilizando o FS ext4.

    Segundo que não especifica o modo journal utilizado pelo ext4, se cosiderarmos que esta no modo padrão( Journal) TUDO BEM, mas a questão peca novamente em não especificar.

     

  • Dá próxima vez que cair essa onça, basta saber que é aquela coisa que mantém seus dados quando o sistema travar ou acabar a energia, ele recupera mais rápido os trem. Pelo que entendi, não há verificação do disco todo, só os que faziam parte de uma log que vc não fechou de forma certa. E sim, isso mantém menor as chances de corrupção de dados.

  • O sistema de arquivos do computador determina como serão gravados e acessados os arquivos.
    Os sistemas de arquivos atuais possuem um mecanismo de proteção chamado Journaling.
    Quando qualquer erro inesperado surge, ou o sistema é desligado incorretamente é possível localizar todas as operações que não haviam sido completadas, restaurando a consistência do sistema de arquivos sem a necessidade de analisar arquivo por arquivo. Desta forma, ferramentas de verificação de erros não precisariam ser executadas.
    Gabarito: Certo.
  • Seria interessante o QC dividir as questões de NOÇÕES de Informática e Informática AVANÇADA.

  • CERTO. Jounaling é um recurso que permite recuperar um sitema após um desastre de disco (ex.: quando um disco está sujo) em uma velocidade muito maior que nos sistemas de arquivos sem jounaling. Tanto o windows quanto o linux podem desfrutar deste recurso. Alguns sistemas compatíveis com o jounaling são: HFS+, Ext4, NFS, JFFS, JFSS2, LogFS, NTFS, Reiser4, ReiserFx e XFS.

    Linux: Normalmente usa sistema Ext4;

    Windows: Fat e NTFS.

    OBS: O linux lê os sistemas dele mesmo e do windows. Já o windows não lê os sistemas próprios do linux.

    Referência: Prof. Victor Dalton

  • Noções de Informática, eles disseram !!! NOÇÕES !!! rsrsrsrs

    Imagina o Informática Avançado !!!

  • Um sistema de arquivos com journaling é aquele que mantém um log (journal), normalmente circular, de todas as mudanças no sistema de arquivos antes de escrever os dados no disco.

    Este tipo de sistema de arquivos oferece uma melhor probabilidade de não sofrer corrupção de dados no caso de o sistema travar ou faltar energia, e uma recuperação mais rápida, porque não há necessidade de verificar todo o disco, somente aqueles que pertenciam a um log que não foi devidamente fechado.

    Exemplos de sistemas de arquivos que suportam journaling: Ext3, Ext4, JFS, JFFS, JFFS2, LogFS,[NTFS], NTFS, Reiser4, ReiserFS e XFS.

    FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Journaling

    GABARITO: CERTO

  • Prova: Analista Judiciário - Suporte em Tecnologia da Informação  é por isso que a questao veio muito pesada  , pois é um cargo especifico , relaxa na sua prova de agente nao vira esse tipo de questao .

  • Tinha entrado fácil com recurso. ext4 é do linux e o Linux não usa C:\....

    Logo, o computador usado no momento era um Windows e ele usa NTFS. Sendo assim, a banca fez asneira nessa questão.

  • Meu pai amado... fico perdido com essas questões de "noções de informática".

  • Se o hardware der pau não muda nada ser ext3, ext4, ntfs... Questão mal formulada.

  • Cespe miguelando.
  • Meu só eu reparei que o enunciado se tratava de um pc com o SO Windows ,e a respota trouxe elemento do Linux?

  • A vantagem de usar dual boot é estudar para concurso.

  • Essa foi de "Noções" de informática... Veja agora uma questão CESPE de informática avançada:

    O windows é um sistema operacional desenvolvido pela microsoft. Sabendo disso, e utilizando apenas a sua caneta esferográfica preta, construa um Macbook.

  • Parem de reclamar. A questão é de um cargo específico da área de informática, por isso a cobrança mais elevada.

  •  JOURNALING (recurso muito importante para manter a integridade de arquivos quando o sistema operacional falha ou quando algum problema ocorre durante uma operação), não tem limite de tamanho de arquivo, etc.

    Um sistema de arquivos com journaling é aquele que mantém um log (journal), normalmente circular, de todas as mudanças no sistema de arquivos antes de escrever os dados no disco.

    Este tipo de sistema de arquivos oferece uma melhor probabilidade de não sofrer corrupção de dados no caso de o sistema travar ou faltar energia, e uma recuperação mais rápida, porque não há necessidade de verificar todo o disco, somente aqueles que pertenciam a um log que não foi devidamente fechado.

    Exemplos de sistemas de arquivos que suportam journaling: Ext3, Ext4, JFS, JFFS, JFFS2, LogFS,[NTFS], NTFS, Reiser4, ReiserFS e XFS.

  • CERTO

    JOURNALING (recurso muito importante para manter a integridade de arquivos quando o sistema operacional falha ou quando algum problema ocorre durante uma operação), não tem limite de tamanho de arquivo, etc.

  • SOBRE O TEMA:

    No universo Windows, o número de sistemas de arquivos é mais limitado. Na época do Windows 95, a Microsoft usava o sistema de arquivos FAT16. Devido às suas limitações, foi substituído pelo FAT32 que, anos depois, foi substituído pelo NTFS. Este é usado até hoje e se estabeleceu devido à flexibilidade.

    Já no amplo universo Linux, onde é possível encontrar uma enorme variedade de distribuições, o leque de sistemas de arquivos é bem maior. Os mais usados são o EXT3 e o EXT4, bem como o ReiserFS. Também há o XFS e o JFS, menos conhecidos.

    @eupulica

  •  JOURNALING (recurso muito importante para manter a integridade de arquivos quando o sistema operacional falha ou quando algum problema ocorre durante uma operação),

  • sistema de arquivos com journaling é aquele que mantém um log (journal), normalmente circular, de todas as mudanças no sistema de arquivos antes de escrever os dados no disco.

    Este tipo de sistema de arquivos oferece uma melhor probabilidade de não sofrer corrupção de dados no caso de o sistema travar ou faltar energia, e uma recuperação mais rápida, porque não há necessidade de verificar todo o disco, somente aqueles que pertenciam a um log que não foi devidamente fechado.

    Exemplos de sistemas de arquivos que suportam journaling: Ext3Ext4JFS, JFFS, JFFS2, LogFS,[NTFS], NTFSReiser4, ...

  • sistema de arquivos com journaling é aquele que mantém um log (journal), normalmente circular, de todas as mudanças no sistema de arquivos antes de escrever os dados no disco.

    Este tipo de sistema de arquivos oferece uma melhor probabilidade de não sofrer corrupção de dados no caso de o sistema travar ou faltar energia, e uma recuperação mais rápida, porque não há necessidade de verificar todo o disco, somente aqueles que pertenciam a um log que não foi devidamente fechado.

    Exemplos de sistemas de arquivos que suportam journaling: Ext3Ext4JFS, JFFS, JFFS2, LogFS,[NTFS], NTFSReiser4, ...

  •  JOURNALING: Recurso muito importante para manter a integridade de arquivos quando o sistema operacional falha ou quando algum problema ocorre durante uma operação.

  • Journaling é um serviço de log de atividade do sistema arquivos, ele registra as mudanças que serão feitas no sistema de arquivos e depois grava as mudanças no disco. Ele utiliza arquivos que guardam informações sobre outros arquivos (metadados) e arquivos com as mudanças que serão escritas no disco

  • JOURNALING

    • Permite o sistema operacional manter um log de todas as mudanças no sistema de arquivos. Ou seja, ele permite ter um histórico das alterações promovidas em sistemas de arquivos.
    • Sistema de arquivos está relacionado a alocação de dados armazenados no disco. O disco guarda e o sistema de arquivos encontra. É como se o disco fosse a biblioteca e, o sistema de arquivos, a bibliotecária. O journaling vai ser a ficha de controle dos livros emprestados/livros mantidos.
    • Havendo uma queda de energia, e o journaling tendo o log, ele salva os arquivos que foram perdidos por acidente. Ou seja, havendo uma enchente na biblioteca, com a ficha de controle, eu sei quais livros eu perdi, então vou poder comprar outros para repor,

    Não sou da área de informática e foi assim que entendi. Se houver erro, por favor, me reporte.

  • Journaling é um recurso que permite recuperar um sistema após um desastre no disco

  • KD O NISHIMURA AGORA? SÓ PUBLICAM QUANDO A FÓRMULA DELE BATE.