SóProvas


ID
1682878
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando que um computador de um analista de TI do STJ tenha desligado inesperadamente quando ele estava atualizando o arquivo c:\dados\planilha.txt, julgue o item que se segue, acerca dos conceitos de sistemas de arquivos e tecnologias de backup

Se esse analista utilizar dois discos externos, DE1 e DE2, para realizar backups de seus dados, de forma que DE1 contenha todos os dados e DE2 seja utilizado com o recurso de deduplicação, ele conseguirá recuperar todos os seus dados a partir de DE2 caso os dados em DE1 sejam perdidos.


Alternativas
Comentários
  • Os benefícios da deduplicação são: redução drástica no volume de dados do backup (taxas de 10 pra 1 ou até maiores não são difíceis de obter), otimização do tempo de restauração e redução dos custos associados à solução (especiamente com aquisição de discos e fitas). Se aquela cópia inicialdos dados , no caso da questão DE1, for corrompida, o DE2 não será capaz de recuperar todos os dados. Por isso, é indicado que tenha mais de um backup como segurança.

  • Deduplicação: O sistema de armazenamento procura arquivos duplicados e quando os encontra apaga todos menos um, os arquivos apagados são substituídos por um arquivo-ponteiro, que como o nome indica aponta para o arquivo que sobrou. 


    fonte: http://tecnologiaerede.blogspot.com.br/2011/12/qual-diferenca-entre-deduplicacao-e.html

  • ERRADO , N SERA CAPAZ DA RECUPERACAO

  • Segundo Manoel Veras (2009,p.254),"A deduplicação de dados é uma nova tecnologia para gerenciar o crescimento de dados e fornecer proteção de dados. Para eliminar dados redundantes do storage, essa técnica de backup salva uma única cópia de dados idênticos e substitui todas as outras por indicadores que apontam para essa cópia."


    fonte: 
    DATACENTER-COMPONENTE CENTRAL DA INFRAESTRUTURA DE TI
    AUTOR: MANOEL VERAS

  • D1 = Uma bola e passa

    D2 = Duas bolas e passa

    Paz a todos!

  • ERRADA.

    analiso a questao da seguinte forma:

    DE1 = Um bolo em que você tem o todo. Na medida em que você transporta esse bolo ou corta parte dele, migalhas do bolo se perderão, ou seja, DE2 já não é mais o bolo, porém só parte dele.

  • Prezados,

    Deduplicação de dados é uma técnica para reduzir o tamanho de armazenamento de backups.
    Por exemplo, se formos realizar o backup do email de uma pessoa, utilizando deduplicação, todas as imagens da assinatura do email da pessoa seriam armazenadas apenas uma vez e todos os outros locais onde essa imagem aparece seriam substituídos por índices, reduzindo assim o espaço do backup.
    O comando da questão afirma que o DE2 é utilizado para deduplicação, e o DE1 é o disco que contêm todos os dados, então não há garantia de recuperação se os dados de DE1 forem perdidos pois o DE2 estaria armazenando apenas o índice para arquivos apontados em DE1. 

    Portanto a questão está errada.

  • Para quem não entendeu, leia este artigo:

    http://blog.tecnologiaqueinteressa.com/2010/11/o-problema-da-deduplicacao.html

  • Violenta !

  • Deduplicação de dados  é uma técnica de deduplicação de dados usada no cliente de backup para remover os dados redundantes durante os processamentos de backup antes dos dados serem transferidos.

    Ou seja, nele não contem todas as informações conforme a questão afirmou.

    #FÉFORÇAFOCO

  • GABARITO : ERRADO

    Significado de deduplicação:

    Deduplicação de dados em cada um dos seus nós, trabalhos e locais.

    A deduplicação distribui o seu banco de dados global de deduplicação para que todos os dados de origem e destino também possam ser deduplicados em cada um dos seus servidores UDP.

    Resumindo, o software de deduplicação elimina a redundância de dados em todos os seus sistemas de armazenamento.

    Uma vez que os dados de backup são deduplicados antes de serem transferidos para o servidor de destino, apenas as alterações são enviadas pela rede, melhorando o desempenho e reduzindo o uso de largura de banda. Dessa forma, a deduplicação não conseguirá recuperar todos os seus dados a partir de DE2 caso os dados em DE1 sejam perdidos.

  • Meu Deus, como vou saber isso!

  • E eu achando q "DE DEduplicação" fosse um erro de ortográfia.

    Estudar mais, pq essa eu não sabia!

  • Ele chuta e é goooooooooool.

  • Partiu, bateuuuu, pra foraaaa! 

  • Melhor deixar em branco!!!

  • Galera essa é uma questão específica da área de TI. 

     

    Apenas foi catalogada na área incorreta. 

     

  • Não sei nem se vou conseguir me recuperar dessa questão, quanto mais desses negocio ai kkkkkkk

  • Doeu e não foi pouco.

  • Que tiro foi esse?

  • Fui numa confiança... Tomei na cara...

  • Achei foi pouco, siqueira...foi falar mal dos índios..rs

  • Interpretação galera

    se eu te der uma maçã inteira e outra que completa a primeira e te pedir apenas essa "outra" será se vai dar certo ?? apenas uma ??

    Gab: Errado
     

  • "DEDUPLICAÇÂO"  é uma tecnologia diferente de "DUPLICAÇÂO" ou espelhamento, pq na deduplicação não se duplica o arquivo, mas so cria um link para o arquivo original e sua finalidade é exatamente não deixar que os arquivos sejam duplicados, nesse caso se os aquivos originais forem apagados, digamos que fud#¨$ pro dono do arquivo rsrsrs.

    Quem for fazer a prova da PF, se prepare pra questoes desse modelo, pq num universo de 36 questoes o Cespe não cobrará so Microsoft Oficce e Windows, teclas de atalho, essa era na PF acabou, entao chore ou adapte ao meio.

     

  • Que maldade..

  • DEDUPLICAÇÃO REMOVE DUPLICIDADE DE DADOS, DIMINUINDO A QTD DE INFORMAÇÃO.


    ex: DE 600GB deduplica e vai para 100GB. Libera espaço.


    não misture alho com bugalho!



    DEDUPLICAÇÃO NÃO É DUPLICAÇÃO, É REDUÇÃO!!!

  • Questão capciosa....Cuidado com coisas que aparentemente são muito obvias...

  • Gente, só um adicional que irá ajudar na resolução de questões como essa!


    Existe 4 tipos de backup, são eles:


    Backup Full/completo - copia tudo que está dentro do arquivo, normalmente é o primeiro backup a ser feito(lembra de backup virgem), ele praticamente cria um backup raiz, original.


    Backup Incremental - esse tipo de backup ele é utilizado com o mesmo significado do conceito de deduplicação! Basicamente, só copia os arquivos MODIFICADOS ou NOVOS que foram colocados dentro daquele ficheiro, sendo MARCADO o arquivo, para que o sistema identifica que foi feito o backup, por esse motivo, tem-se reduzido o espaço do backup.


    Backup Diferencial - é igual ao incremental na questão de modificar e criar, porém, NÃO MARCA, e por conseguinte, o sistema não reconhece aquele arquivo como já feito backup, refazendo outra vez no próximo backup, ocupa mais espaço, mas a vantagem é a segurança e rapidez para recuperação de arquivo, o que não ocorre no incremental.


    Backup Diário - esse praticamente só copia arquivos feitos na data atual, e NÃO MARCA, porém não copia os outros não marcados.


    Então, com relação a questão, é praticamente o mesmo conceitos usados nas diferentes especies de backup, o primeiro Disco fez as cópias por backup normal, já o segundo por incremental, visto que ele só atualizava e MARCAVA, assim, os arquivos restantes/originais só ficava como índice ou caminho para o local onde se encontrava(no primeiro disco).


    Espero ter ajudado, escrevi todos os conceitos com as próprias palavras, qual quer erro de portuga, me fala, fiz rápido e não revisei!

  • Duplicação é diferente de cópia de segurança

     

  • ERRADO!

    Deduplicação libera espaços em até 10 vezes mais sem fazer backup, portanto, se DE1 (HD do backup) foi corrompido, logo, DE2 (HD de deduplicação) não recuperará estes dados.

  • Errado

    Deduplicação de dados é uma técnica para reduzir o tamanho de armazenamento de backups.

    Por exemplo, se formos realizar o backup do email de uma pessoa, utilizando deduplicação, todas as imagens da assinatura do email da pessoa seriam armazenadas apenas uma vez e todos os outros locais onde essa imagem aparece seriam substituídos por índices, reduzindo assim o espaço do backup.

    O comando da questão afirma que o DE2 é utilizado para deduplicação, e o DE1 é o disco que contêm todos os dados, então não há garantia de recuperação se os dados de DE1 forem perdidos pois o DE2 estaria armazenando apenas o índice para arquivos apontados em DE1. 

  • Nunca havia falado no termo deduplicação. Os comentários dos demais estudantes me ajudam muito na hora de atualizar meus resumos. Excelente o nível dos comentários dos colegas aqui do qconcursos.

  • Deduplicação X Compressão

    https://www.youtube.com/watch?v=KDTmpLqcGtI

  • pareceu mais raciocínio lógico do que informática kkkkkk

  • ERRADO

    Deduplicação de dados é uma técnica para reduzir o tamanho de armazenamento de backups. Se ela encontra arquivos presente em outro lugar, ela vai fazer um índice (flechinha que diz onde encontrar)

  • DE2 é a soma das partes

    DE1 é o todo

    O todo é maior que a soma das partes

  • O Rodrigo Alves tá completamente equivocado em seu comentário. Em deduplicação não tem nada a ver o que ele colocou, de soma das partes.

    Acredito que o melhor comentário técnico foi o da Elaine, segundo o qual a deduplicação permite a "redução drástica no volume de dados do backup, otimização do tempo de restauração e redução dos custos associados à solução". E, na questão de uma ilustração prática, acredito que o Gustavo Henrique fez também um comentário perfeito, segundo ele:

    Deduplicação permite que, "se formos realizar o backup do email de uma pessoa todas as imagens da assinatura do email seriam armazenadas apenas uma vez e todos os outros locais onde essa imagem aparece seriam substituídos por índices, reduzindo assim o espaço do backup.

    Essa é a principal utilidade de deduplicação(evitar redundância de dados no storage)

  • acredita que pensei ser erro de digitação a palavra DEDUPLICACAO. KKKKK
  • Deduplicação de dados é uma técnica para reduzir o tamanho de armazenamento de backups.

    Por exemplo, se formos realizar o backup do email de uma pessoa, utilizando deduplicação, todas as imagens da assinatura do email da pessoa seriam armazenadas apenas uma vez e todos os outros locais onde essa imagem aparece seriam substituídos por índices, reduzindo assim o espaço do backup.

    O comando da questão afirma que o DE2 é utilizado para deduplicação, e o DE1 é o disco que contêm todos os dados, então não há garantia de recuperação se os dados de DE1 forem perdidos pois o DE2 estaria armazenando apenas o índice para arquivos apontados em DE1. 

  • De acordo com o PDF do Alfa. Deduplicação é eliminar redundância.

    Na questão DE1 armazenava todos os dados iniciais, tipo um becape completo e DE2 seria utilizado apenas para armazenar o que fosse diferente dali pra frente (eliminar redundância).

    Portanto se eu só restauro DE1, não terei todos os dados, preciso de DE1 + DE2.

  • A deduplicação surgiu para tirar algum benefício do fato de existirem arquivos parecidos, como réplicas e arquivos com diferentes versões. Em uma réplica, o software de deduplicação pode apenas gravar um dos arquivos e criar links para os demais. Em arquivos de diferentes versões, os pedaços de arquivos comuns são gravados apenas uma vez, sendo criados links nos demais arquivos.

    Fonte: http://www.infortrendbrasil.com.br/deduplicacao/

  • deduplicação (ou desduplicação) é uma espécie de conceito de compactação de dados que permite diminuir o volume de dados armazenados. (Vai excluir arquivos, programas desnecessários. Em resumo: serve para redução do volume de dados do backup).

  • DEDUPLICAÇÃO → REMOVE DADOS DUPLICADOS

    ESPERO TER AJUDADO ...

    +1 DIA DE LUTA

    -1 DIA P/ POSSE

    #BORA VENCER 

  • Deduplicação: técnica para reduzir a quantidade de dados criando um ponteiro para os dados em um segundo disco (≠ de Duplicação, pois se apagar o original, o ponteiro fica inútil)

  • Acertei através de outro raciocínio: arquivos TXT não são recuperados quando o PC é desligado inesperadamente.

  • Não foi especificado o aplicativo que estava sendo usado na edição do arquivo mas, mesmo que seja um aplicativo que salve as informações do arquivo periodicamente de forma automática, como é o caso do Word, com o desligamento inesperado da máquina, as informações alteradas ou inseridas desde o último salvamento, serão perdidas: elas não seriam salvas nem no DE1 e muito menosno DE2 e, por isto, não seria possível recuperar todos os dados DE1 através de DE2.

    Fonte: Professor Mauricio Bueno

  • Para quem não entendeu: a questão afirma que DE1 tinha um backup de todos os dados e que no DE2 poderia ter os dados para serem recuperados, pois no DE1 tinham sido perdidos. Para confirmar isso a questão diz que o DE2 utiliza deduplicação, mas aqui trouxe a aplicação errada de deduplicação, já que ele apenas remove os dados DUPLICADOS, nada faz em relação aos que foram corrompidos ou perdidos, somente se fosse uma deduplicação de pós processamento.

    DEDUPLIÇÃO > remove dados duplicadps

    DEDUPLICAÇÃO IN-LINE> remove as redundâncias durante o processo dee becape ANTES DE SALVAR.

    DEDUPLICAÇÃO PÓS-PROCESSAMENTO> faz backup de tudo e depois remove duplicados

    DEDUPLICAÇÃO DE DESTINO> remove dados duplicados após salvar, separando da produção.

    (caso os colegas encontrem algum erro podem corrigir ou mandar dm)

  • Pessoal, o objetivo da deduplicação não é realizar redundância de dados e sim eliminar dados duplicados através do recurso de indexação. De forma bem resumida, nos arquivos duplicados, cria-se ponteiros que referenciam o arquivo primário. Assim, o espaço que antes era utilizado com dados duplicados, será utilizado apenas com as informações desses ponteiros.

    Fonte: Prof. André Castro - Estratégia Concursos

  • Deduplicação--> redução drástica de volume de dados do backup, só copia as novidades

    É uma característica do backup incremental

  • Errei 2 vezes. Aff

  • A Deduplicação elimina os dados redundantes durante o processo de backup, antes mesmo de serem gravados.

  • Em síntese, deduplicação vai liberar espaço do backup.

  • Deduplicação--> redução drástica de volume de dados do backup, só copia as novidades

    É uma característica do backup incremental

  • Obs: DEDUPLICAÇÃO de dados é uma técnica para reduzir o tamanho de armazenamento de backups.

  • DEDUPLICAÇÃO de dados é uma técnica para reduzir o tamanho de armazenamento de backups.

    caracteristíco do backup incremental

  • VEM_PRF!!!!!!!!!!

  • Deduplicação de dados é uma técnica para reduzir o tamanho de armazenamento de backups.

    Por exemplo, se formos realizar o backup do email de uma pessoa, utilizando deduplicação, todas as imagens da assinatura do email da pessoa seriam armazenadas apenas uma vez e todos os outros locais onde essa imagem aparece seriam substituídos por índices, reduzindo assim o espaço do backup.

    O comando da questão afirma que o DE2 é utilizado para deduplicação, e o DE1 é o disco que contêm todos os dados, então não há garantia de recuperação se os dados de DE1 forem perdidos pois o DE2 estaria armazenando apenas o índice para arquivos apontados em DE1.

  • Errado.

    deduplicação (ou desduplicação) é uma espécie de conceito de compactação de dados que permite diminuir o volume de dados armazenados.